Projeto JuventudES
Uma experiência multissensorial. Essa é a proposta que celebra a execução do Projeto JuventudES
O Fórum é uma ação exclusiva voltada para os contemplados no Edital JuventudES e para os atendidos pelos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do ES.
A programação inclui o lançamento do Almanaque JuventudES, que apresenta as ações e os proponentes envolvidos no projeto; o Talk JuventudES, exposição de dez dos 120 projetos aprovados – em formato TEDxTALK – em que um representante de cada cidade conta a experiência de execução do seu projeto; e do Palco Aberto, com DJ Chapola e apresentações do Grupo Olhar de Sedução e do rapper César MC.
“Este é um projeto que valoriza o jovem como protagonista nas comunidades, mudando realidades e transformando vidas nas cidades que mais precisam. São projetos que trabalham com lazer, cultura e fomentam a economia criativa. O Governo do ES faz o maior investimento nas juventudes da história e vem construindo políticas públicas para as juventudes”, afirmou a secretária de de Direitos Humanos, Nara Borgo. O investimento em todo o Projeto JuventudES é de R$ 2,2 milhões.
Resultados
“O objetivo do Fórum das JuventudES é apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto JuventudES e visibilizar as ações idealizadas pelas juventudes do Espírito Santo, além de reforçar a importância de atividades de políticas públicas voltadas para os jovens. Esta ação, que encerra um ano de atividades, reafirma a importância do protagonismo juvenil para a transformação do indivíduo e, consequentemente, do seu entorno e da sociedade”, pontuou Larissa Delbone, diretora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte, OSC gestora do projeto JuventudES.
Thais Souto Amorim, coordenadora do JuventudES, destacou a realização de promover uma ação de impacto social tão potente.
“O JuventudES comprova o que já sabíamos: a juventude tem voz, talento e vontade de realizar. Os 120 projetos executados são um recorte da pluralidade, da vontade de transformação, da multiplicação de saberes e do poder de troca tão presente nas comunidades periféricas. Foi muito enriquecedor ter exercido essa com todos os proponentes essa troca, durante esses meses de trabalho árduo, mas também extremamente prazeroso”.
Almanaque
A programação do Fórum Estadual das JuventudES apresenta duas ações que jogam luz sobre o protagonismo das juventudes durante a execução do projeto. As 120 ações idealizadas pelos jovens e contempladas no edital do Projeto JuventudES ganham destaque no Almanaque JuventudES, que será lançado no evento. A publicação apresenta um breve perfil sobre cada um dos proponentes – e de seus projetos –, além de textos que abordam a execução do projeto e uma análise técnica sobre a juventude mapeada durante as atividades que se iniciaram com a mobilização e apresentação do projeto nos territórios até a execução das propostas selecionadas.
As atividades também incluem o Talk JuventudES, uma apresentação no estilo ‘conversa com o público’, em que um proponente de um dos dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em defesa da Vida falará brevemente sobre o seu projeto, as principais motivações, e o processo para executá-lo, compartilhando conhecimentos importantes a partir das vivências com o edital JuventudES. Essa atividade será transmitida pela TVE-Espírito Santo.
Atrações
Quem abre a programação cultural é o Grupo Olhar de Sedução. Formado exclusivamente por mulheres, a apresentação traz um repertório de samba e pagode para receber as juventudes. Após o Talk JuventudES, o DJ, beatmaker e produtor musical Chapola sobe ao palco e, além de discotecar, comanda as apresentações de dança no Palco Aberto. Encerrando o evento, o rapper César MC. Natural do Morro do Quadro, o artista é um dos grandes nomes ligados ao universo hip hop. Com parcerias com o coletivo Poesia Acústica e o rapper Xamã, ele promete uma apresentação emocionante para fechar com excelência as atividades do JuventudES.
Projeto JuventudES
Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e que teve a gestão do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destinou especial atenção às questões relacionadas à diversidade sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovens, garantindo o acompanhamento e a efetiva fruição das ações propostas em rede. O projeto também teve como foco os jovens que enfrentam questões decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas.
O projeto foi desenvolvido nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, e resultou na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações fomentaram e acompanharam o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, dessa forma, contribuíram para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.
Serviço
Fórum Estadual das JuventudES
Dia: 29 de julho de 2023, sábado
Horário: das 12 às 20 horas
Local: Matrix Music Hall (Cariacica, Espírito Santo)
Evento Fechado
Projeto JuventudES
Edição, Don Oleari – [email protected] – https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com informações de Léo Vais e Danielly Campos
Dia Mundial da Agricultura Familiar terá sessão na AL, presidida por Scaramussa | 28/7
Arte no Parque Itinerante está em dois bairros de Vila Velha/ES a partir desta sexta, 28
Betfair: Brasil tem favoritismo contra a França na Copa do Mundo Feminina | 28/7