Quem somos[email protected]

Search
Projeto JuventudES

Projeto JuventudES: Fórum Estadual celebra primeira edição dos contemplados no Edital JuventudES | 28/7

Projeto JuventudES

Uma experiência multissensorial. Essa é a proposta que celebra a execução do Projeto JuventudES 

O Fórum é uma ação exclusiva voltada para os contemplados no Edital JuventudES e para os atendidos pelos 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) do Governo do ES.

A programação inclui o lançamento do Almanaque JuventudES, que apresenta as ações e os proponentes envolvidos no projeto; o Talk JuventudES, exposição de dez dos 120 projetos aprovados – em formato TEDxTALK – em que um representante de cada cidade conta a experiência de execução do seu projeto; e do Palco Aberto, com DJ Chapola e apresentações do Grupo Olhar de Sedução e do rapper César MC.

“Este é um projeto que valoriza o jovem como protagonista nas comunidades, mudando realidades e transformando vidas nas cidades que mais precisam. São projetos que trabalham com lazer, cultura e fomentam a economia criativa. O Governo do ES faz o maior investimento nas juventudes da história e vem construindo políticas públicas para as juventudes”, afirmou a secretária de de Direitos Humanos, Nara Borgo. O investimento em todo o Projeto JuventudES é de R$ 2,2 milhões.

Resultados

“O objetivo do Fórum das JuventudES é apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto JuventudES e visibilizar as ações idealizadas pelas juventudes do Espírito Santo, além de reforçar a importância de atividades de políticas públicas voltadas para os jovens. Esta ação, que encerra um ano de atividades, reafirma a importância do protagonismo juvenil para a transformação do indivíduo e, consequentemente, do seu entorno e da sociedade”, pontuou Larissa Delbone, diretora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte, OSC gestora do projeto JuventudES.

Thais Souto Amorim, coordenadora do JuventudES, destacou a realização de promover uma ação de impacto social tão potente.

“O JuventudES comprova o que já sabíamos: a juventude tem voz, talento e vontade de realizar. Os 120 projetos executados são um recorte da pluralidade, da vontade de transformação, da multiplicação de saberes e do poder de troca tão presente nas comunidades periféricas. Foi muito enriquecedor ter exercido essa com todos os proponentes essa troca, durante esses meses de trabalho árduo, mas também extremamente prazeroso”.

Almanaque

A programação do Fórum Estadual das JuventudES apresenta duas ações que jogam luz sobre o protagonismo das juventudes durante a execução do projeto. As 120 ações idealizadas pelos jovens e contempladas no edital do Projeto JuventudES ganham destaque no Almanaque JuventudES, que será lançado no evento. A publicação apresenta um breve perfil sobre cada um dos proponentes – e de seus projetos –, além de textos que abordam a execução do projeto e uma análise técnica sobre a juventude mapeada durante as atividades que se iniciaram com a mobilização e apresentação do projeto nos territórios até a execução das propostas selecionadas.

As atividades também incluem o Talk JuventudES, uma apresentação no estilo ‘conversa com o público’, em que um proponente de um dos dez municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em defesa da Vida falará brevemente sobre o seu projeto, as principais motivações, e o processo para executá-lo, compartilhando conhecimentos importantes a partir das vivências com o edital JuventudES. Essa atividade será transmitida pela TVE-Espírito Santo.

Atrações

Quem abre a programação cultural é o Grupo Olhar de Sedução. Formado exclusivamente por mulheres, a apresentação traz um repertório de samba e pagode para receber as juventudes. Após o Talk JuventudES, o DJ, beatmaker e produtor musical Chapola sobe ao palco e, além de discotecar, comanda as apresentações de dança no Palco Aberto. Encerrando o evento, o rapper César MC. Natural do Morro do Quadro, o artista é um dos grandes nomes ligados ao universo hip hop. Com parcerias com o coletivo Poesia Acústica e o rapper Xamã, ele promete uma apresentação emocionante para fechar com excelência as atividades do JuventudES.

Projeto JuventudES

Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e que teve a gestão do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destinou especial atenção às questões relacionadas à diversidade sexual, racial, étnica, de deficiências e em situação de rua, mapeando esses jovens, garantindo o acompanhamento e a efetiva fruição das ações propostas em rede. O projeto também teve como foco os jovens que enfrentam questões decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e egressos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas.

O projeto foi desenvolvido nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, e resultou na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações fomentaram e acompanharam o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã e, dessa forma, contribuíram para a redução dos índices de violência nos territórios prioritários do projeto.

Serviço

Fórum Estadual das JuventudES

Dia: 29 de julho de 2023, sábado

Horário: das 12 às 20 horas

Local: Matrix Music Hall (Cariacica, Espírito Santo)

Evento Fechado

Projeto JuventudES

Edição, Don Oleari – [email protected] – https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com informações de Léo Vais e Danielly Campos

Dia Mundial da Agricultura Familiar terá sessão na AL, presidida por Scaramussa | 28/7

Cirurgião plástico Guilherme Guisard: “Avanço da medicina permite recuperação de implante mamário em 24 horas |

Secretaria de Saúde de VV tem 11 mil doses para vacinar contra gripe e Covid-19 nesta sexta e sábado, 29

Arte no Parque Itinerante está em dois bairros de Vila Velha/ES a partir desta sexta, 28

Betfair: Brasil tem favoritismo contra a França na Copa do Mundo Feminina | 28/7

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png
aniversariantes

aniversariantes

Importantes personagens do cenário político do Espírito Santo, o ex-governador Paulo Hartung e o atual pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, Sebastião Pelaes, são os aniversariantes do começo da semana.

inline_00127826_00-e1679612574252.webp
antonio e tião pelaes

Hartung festeja seu aniversário neste domingo, 21 de abril, também anotado no calendário como Dia de Tiradentes.

Sebastião Pelaes festeja na segunda-feira, dia 22 de abril, o suposto dia do Descobrimento do Brasil, segundo nos enganaram a vida inteira os livros de história do Brasil, recheados de histórias da carochinha.

Don Oleari Portal de Notícias cumprimenta os dois ilustres aniversariantes, candidatos potenciais às próximas eleições.

Pelaes já é o pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, agora em 2024.

Paulo Hartung poderá ser um dos candidatos a Senador na eleição de 2026, o que certamente incomoda aos falados possíveis candidatos a senador, deputado da Vitória, governador Renato Casagrande, entroutros.

Como se sabe, Hartung não cultiva o hábito de perder eleição. Até porque foi um bom senador pelo Espírito Santo  (Don Oleari).

aniversariantes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

No Posto de Saúde do J. da Penha

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Vacinação

Por Alda Luzia Pessotti –

Fui ao Posto de Saúde de Jardim da Penha, zona norte de Vitória, a capital do Espírito Santo.

Hoje é dia Nacional de Vacinação em todos os postos de saúde.


vacina-jardim-da-penha-outra.jpg
13 de abril de 2024
5 KBVacinas contra Influenza, Covid e Poliomielite. A programação vai até 17 horas.

Atendimento ótimo no posto do em Jardim da Penha.
Fiz a foto com pessoas esperando para vacinar e a secretária Municipal de Saúde, Magda Cristina Lamborghini com o Zé Gotinha (Alda Luzia Pessotti).

Posto de Saúde

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Antuerpia

Uma nota que dou com muito gosto, apesar do “desgosto” de não poder ter ido.

Vi num poderoso grupo de uatizapi ligado à Associação dos Moradores da Praia do Canto, Vitória/ES, uma nota sobre cervejas premiadas, inclusive de Colatina, nossa terra.

antuerpia-chope-200.jpg 7 de abril de 2024 10 KBA nota me atiçou.

Através da amiga @Martha Pimenta, soube da Antuerpia Cervejaria. Agora, minha agenda infernétiva anotou em tom de vermelho & preto bem forte:

Programar para conhecer a Cervejaria na primeira brecha.

A foto do grupo de cervejeiros degustando da capa me foi repassada pelo @Hudson Ruela.

 Antuerpia

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Quem mudou

Por Alexsandro Eller –

calendario-2.jpg 5 de abril de 2024 4 KBCalendário eleitoral fechou a janela de mudanças de partidos. Mudou, mudou.

Um vai pra cá, vai pra lá, que é aquele horror da lei eleitoral.

Mas as datas estão aí (Alexsandro Eller).

Quem mudou

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

no PP

Por Alexsandro Eller –

Pano de Fundo | Política – Bastidores

O médico Fernando Santório, neto do ex-prefeito de Cariacica Vicente Santório Fantini, se filiou ao Partido Progressistas.

Santório se prepara para concorrer a uma vaga na Câmara de vereadores de Cariacica.

Na foto, Fernando e o presidente do PP de Cariacica, Sandro Locutor.

no PP

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

 

Lastenio no MDB

Lastenio no MDB

Prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, já contava com o apoio do MDB para sua campanha à reeleição.

ssinatura-de-lastenio-no-mdb-a-de-200.jpg 4 de abril de 2024 7 KBAgora, a partir desta noite de quinta-feira, Lastenio não só conta com esse apoio, mas ele próprio acaba de se filiar ao MDB, de cujo partido é o vice-prefeito Patrick Favarato.

Sua filiação contou com o prestígio da presença do presidente do Diretório do MDB do ES, o vice-governador Ricardo Ferraço, como também com a presença do pré-candidato a prefeito de Vitória, a capital, de Sebastião Pelaes, um emedebista com 45 anos de partido.

Seu irmão Antonio Pelaes foi vice-prefeito de Vitória com o então prefeito Hermes Laranja, outro histórico emedebista (Don Oleari).

Lastenio no MDB

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

avô de primeira

O amigo Pelaes (***)  me mandou a foto do avô de primeira, prefeito de Baixo Guandu, Lastenio Cardoso.

gadita-com-lelo-e-pelaes-1-1-300x206-1.jpg3 de abril de 2024 7 KB 200 por 137 píxeis
Pelaes, Lelo e Gadita

Lastenio, feliz da vida, com a primeira netinha, a Cecília, que aterrisou no planetinha neste dia 1º de Abril. Tudibão pra Cecília e pra toda a família. Pro avô de primeira viagem, o abração da tchiurma do donoleari.com.br = Don Oleari Portal de Notícias.

(***) Sebastião Pelaes, pré-candidato a prefeito pelo MDB em Vitória – acompanhou o amigo prefeito Lastenio Cardoso, de Baixo Guandu/ES, durante os dois dias que ele passou aqui no fim de semana.

avô de primeira

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baby e Eller

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

 

 

Baby e Eller

Nelson Baby, presidente do diretório municipal do PCdoB de Cariacica/ES, e Alexsandro Eller, nosso colaborador, se encontraram e falaram sobre o quê?

euclerio-e-baby-1.jpg 30 de março de 2024 6 KBSobre política e sobre futuro do município. Esses dois devem ter informações que não chegaram nem ao colunista Ronaldo Chagas Freitas nem aqui na redação.

Mas horinha dessas eles vão nos contar, ah, isso vão! Ronaldo tá monitorando os dois. A foto deles foi feita depois desse encontro aí, da alta direção do PCdoB com o prefeito Euclerio Sampaio (Don Oleari).

Baby e Eller

democracia.”

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

Perdemos

alexandre-lima-recortada.jpg 28 de março de 2024 5 KB

 

Enfim, foram anos de, a cada dia, uma lembrança dele, um músico, um líder, um empreendedor.

Nesta quinta-feira, Alexandre se despediu definitivamente da família, dos amigos, dos admiradores.

Perdemos

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

 

a-nota-de-senhora-lessa-a-de-capa.jpg 28 de março de 2024 25 KB

a-nota-de-senhora-lessa.jpg 28 de março de 2024 18 KB

Recebi do nosso prezado parceiro e colaborador, professor José Antonio Bof Buffon.

Nosso abraço solidário a amigos e familiares.

 

Maria de Lourdes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

 

 

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Isso é que é “eleição”: Rússia

Posts Relacionados