COLUNA AQUI CARIACICA
RONALDO CHAGAS VIEIRA,
Correespondente Comunitário
Os alunos da EMEF Renascer de Padre Gabriel, Cariacica, tiveram uma aula fora do padrão. Deixaram a sala de aula e foram percorrer alguns pontos do nosso município.
Iniciaram na Câmara Municipal , onde foram recebidos pelo diretor da casa, Rafael Viganor da Silva, que após a acolhida fez uma explanação histórica do poder legislativo, sobre as atividades parlamentares, de forma que os estudantes entendessem a função do vereador.
O diretor explicou que uma das funções extremamente importantes do edil é apreciação da Lei Orçamentária. A vice diretora da escola Renascer, Sabrina Trancredo, teve grande empenho na realização do evento. Sabrina diz que na Administração Euclério Sampaio a Educação é levada a sério.
A diretora Amanda Agrizi, Vice Diretora, Sabrina Tancredo Nogueira, e ainda professores envolvidos Adriana Luiza Lourenço, Israel Bayer, Maria Eronete Rodrigue, e ainda Amanda e Zélia , educadoras da inclusão, apoiaram o evento.
A Câmara Municipal (também chamada de Câmara dos Vereadores) é o órgão responsável pelo exercício do Poder Legislativo, no qual se reúnem os Vereadores, de acordo com a Lei Orgânica do Município, para promover a elaboração de leis e realizar o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo Municipal.
A Câmara Municipal exerce, principalmente, funções legislativas e fiscalizadoras, participando da elaboração de leis sobre matérias de competência exclusiva do município e exercendo o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo do Município.
Possui, ainda, função administrativa, a qual se restringe à sua organização interna e função judiciária, processando e julgando o Prefeito e Vereadores, cuja pena é a perda do mandato. A principal função do Poder Legislativo formado pelos vereadores é legislar, isto é, fazer as leis do município.
O diretor fez um breve histórico do legislativo mostrando a galeria de fotos dos ex-presidentes, conseguindo chamar atenção dos alunos. Um deles chegou a dizer “todos devem ter morrido”. O diretor Rafael Viganor completou dizendo que muitos deles ainda vivem.
Em seguida, os alunos da Emef Renascer entraram nos ônibus e foram até a prefeitura municipal, onde foram recebidos por Nina Santos, Assessora do prefeito Euclério Sampaio. Aí começou a peregrinação. Os alunos foram levados até a Central de Atendimento, onde funcionam vários tipos de serviços.
Lá encontraram o Galdino Pereira dos Santos Neto, que explicou sua importante tarefa no atendimento aos munícipes que necessitam de enterrar seus entes queridos. É o setor de autorização para enterro nos cementérios públicos. No mesmo setor, também funcionam diversos outros serviços necessários como IPTU, procuradoria, aproximando a população ao Poder Público.
Os estudantes conheceram o prédio da prefeitura. Um deles, enquanto mastigava um chips disse que foi a primeira vez que visitava o local. Completou que “devia ter mais aulas assim”. Outro aluno ficou surpreso ao saber que na prefeitura tem tantos serviços prestados.
Nina Santos, ainda levou os alunos ao setor de licitação, comunicação e parou em frente ao gabinete do prefeito, quando se despediu, pois a próxima parada seria na praça Marechal Deodoro da Fonseca, na Sede de Cariacica, onde visitaram a ornamentação natalina. Na praça está a igreja São João Batista.
A construção da Igreja de São João Batista foi iniciada no ano de 1849 pelo italiano frei Ubaldo Civitela Di Trento na então Vila de Cariacica e concluída em 1851. O frei Ubaldo havia pensado em utilizar a mão de obra escrava para a edificação do templo em troca da liberdade destes, porém com a Insurreição de Quiemados no município da Serra desistiu da empreitada temendo uma outra revolução.
O religioso organizou várias procissões entre os que viviam na região e estabeleceu que cada um trouxesse uma pedra para a edificação do templo.
A igreja foi construída em pedra e selada com óleo de baleia e cal. Possuía um altar mor feito em madeira que posteriormente foi removido. Sofreu inúmeras intervenções para a reforma, a mais expressiva foi a construção da torre sineira no ano de 1948. Eu tive a honra de conhecer o Senhor João Majesk, construtor responsável pela torre.
Ronaldo Chagas Vieira, Administrador de Empresas
MBA em Serviço Público
Renascer
Renascer, Renascer
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Exclusivo: João Paulo Oleare entrevista jornalista e escritor Cesar Calejon | 15/12