Roubalheira no INSS
Presidentes de cinco entidades investigadas cadastrados no Bolsa Família e no CadÚnico; presidente do INSS negou uma semana antes, o malfeitor Carlos Lupi não sabia, ninguém do governo sabia da Roubalheira no INSS
Capa: Foto Agência Brasil | Carlos Lupi, que foi demitido 2 vezes em governos do PT, inclusive pela DilmANTA, que mencionou “mal feitos” numa das demissões; ex-presidente do INSS, que uma semana antes de estourar o escândalo negou tudo.
MARACUTAIAS BRAZIL VARONIL
DA REDAÇAO DON OLEARI PN
A Polícia Federal identificou cinco dirigentes de entidades investigadas por envolvimento em um esquema bilionário com recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Todos eles estavam inscritos em programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Auxílio Brasil e Cadastro Único (CadÚnico).
Além de um sindicato presidido por um irmão do presidente da República, o famoso Frei Beto.
A informação consta no inquérito obtido pela CNN Brasil.
Os presidentes atuavam em associações voltadas a aposentados e pensionistas, com atuação nacional:
Associação dos Aposentados e Pensionistas Brasileiros (AAPB),
Associação Brasileira dos Servidores Públicos (ABSP),
Associação dos Aposentados e Pensionistas do Nacional (AAPEN)
Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral e Próprio da Previdência Social (Universo).
Diz o inquérito:
“Cinco pessoas estavam cadastradas no CadÚnico ou eram beneficiárias do Bolsa Família/Auxílio Brasil (AAPB, ABSP/AAPEN e UNIVERSO), o que indicaria situação de pobreza e de vulnerabilidade e eventual comprometimento do desempenho de funções gerenciais em entidades que gerenciam montantes significativos de recursos.”
Esse informe significa que as 5 pessoas são Laranjas do sistema de roubalheira.
Os dirigentes mencionados:
Maria Ferreira da Silva assumiu a presidência da AAPB em novembro de 2021. Está inscrita no CadÚnico, com renda familiar per capita declarada de R$ 1.320.
Maria Liduina Pereira de Oliveira presidiu a AAPB a partir de fevereiro de 2022. Recebeu Bolsa Família até outubro de 2015.
Maria Eudenes dos Santos assumiu a presidência da ABSP/AAPEN em novembro de 2022. Foi beneficiária do Bolsa Família até julho de 2021 e do Auxílio Brasil até fevereiro de 2022. Também consta no CadÚnico, com renda per capita de R$ 1.320.
Francisca da Silva de Souza passou a comandar a ABSP/AAPEN em janeiro de 2024. Recebeu Bolsa Família até outubro de 2015.
Valdira Prado Santana Santos está à frente da Universo desde janeiro de 2021 e permanece registrada no CadÚnico.
O relatório da PF também aponta que esses dirigentes apresentavam perfis com “idade avançada, aposentadoria por incapacidade permanente, baixa renda e/ou sem experiência empregatícia formal”.
Esses fatores, segundo o documento, podem comprometer a gestão eficiente das associações.
“Embora não haja impedimentos para que pessoas com idade avançada assumam responsabilidades da vida civil, é importante registrar que tanto a captação de associados na abrangência demonstrada neste documento, quanto a aplicação dos recursos aqui tratados, com a eventual organização de estrutura e de serviços em tantos lugares do país exige articulação, esforço e carga de trabalho muito elevada, o que, eventualmente, não seria compatível”, afirma o relatório.
Rafael Ottainao no Instagram.
Ainda segundo o texto, a ausência de experiência profissional também pode impactar negativamente o desempenho dessas funções: “Da mesma forma, não há impedimento para que pessoas que não tenham vínculos empregatícios anteriores desempenhem a função de dirigentes nessas associações, mas a direção das associações da envergadura das aqui tratadas, de amplitude nacional, que deveriam atender pessoas em mais de 4.000 municípios, exige muita habilidade, articulação e conhecimentos.”
A investigação indica ainda que as entidades investigadas podem não ter estrutura suficiente para executar as funções que alegam prestar.
Segundo o inquérito, há indícios de que as associações não possuíam capacidade para captar aposentados e pensionistas, realizar filiações ou oferecer serviços aos associados de forma efetiva.
Roubalheira no INSS
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Vasco Fernandes Coutinho: um bravo donatário injustiçado da Capitania do ES
Sportotal | Porto Vitória vence e Rio Branco perde pelo Brasileirão Série D
Sportotal | Capixaba Sub 20: Desportiva arrasa o GEL e se aproxima das quartas de final
Sportotal | Vitória goleia mais uma vez e dispara na liderança da Copa ES
Sportotal | Sport Clube Brasil vence o Real Noroeste e sobe na classificação da Copa ES