Quem somos[email protected]

Search

Pedro Antonio de Souza: Semana Maria Antonieta Tatagiba de São Pedro de Itabapoana continua repercutindo

São Pedro

São Pedro

pedro-antonio-e-jorhnalista-1-1-1.jpg 23 de agosto de 2023 16 KB
pedro antonio e jornalista lenilce pontini

Por Pedro Antonio de Souza, presidente da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras

Continua repercutindo a mais recente Semana Maria Antonieta Tatagiba. Tenho recebido manifestações de muita gente que esteve conosco em São Pedro de Itabapoana naquela semana.

Encerramos a SEMANA MARIA ANTONIETA TATAGIBA 2023, realizada de 31 de julho a 6 de agosto, passando por Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul (Sede) e o Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, Sede da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras.  Foram sete dias de atividades, com uma vasta programação, inúmeras vitórias e novos desafios.

É momento de agradecer a todos, indistintamente, que participaram e construíram o seu sucesso. Também, de estabelecer novas metas para as ações cotidianas que se voltam a VIVIFICAR OS LEGADOS daqueles que construíram o grande e importante Município de São Pedro do Itabapoana, de 1887 a 1930. A nós, TODOS, nos cabe construir um SÍTIO HISTÓRICO de tamanha importância.

 pedro-antonio-e-dona-alvina-1-2.jpg 23 de agosto de 2023 33 KBCada ação acontecida, fortalece o alcance dos nossos objetivos, mas um deles se faz pujante, um estímulo e um grande EXEMPLO para todos nós e de todas as idades…a presença de DONA ALVINA FRAGA GOMES.

Dona Alvina

Aos 101 anos, hígida, lúcida, em paz com a existência, amada por seus familiares e em Missão Divina para a longevidade, veio contribuir com sua PRESENÇA, veio legitimar uma luta pelo desenvolvimento de São Pedro do Itabapoana.

Que postura bonita diante da VIDA!  Que agradecimento EXEMPLAR ao CRIADOR, sobre a EXISTÊNCIA!

Já construindo a SEMANA MARIA ANTONIETA TATAGIBA 2024, deixo o convite à participação de todos que acreditam nos potenciais de desenvolvimento do nosso Sítio Histórico e meus PARABÉNS a todos que, nos mais variados caminhos, dão sua contribuição para que tal aconteça.

Na presença de DONA ALVINA FRAGA GOMES, o brilho da existência humana se faz abundante. São manifestações que nos gratificam e nos estimulam a todos os realizadores e apoiadores e à participante comunidade do nosso São Pedro de Itabapoana a outras realizações em nome da preservação do nosso sítio histórico.

Abertura

A abertura da Semana, dia 31 de julho, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim/ES, de acordo com a programação. O Cerimonial foi assinado pela jornalista Lenilce Pontini e Equipe, que receberam em grande estilo, competência e cordialidade.

pedro-anton-io-1-1.jpg 23 de agosto de 2023 69 KB
professora wilsy braga pereira

A Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras, teve o apoio total do Vereador Paulinho Careca, a quem agradecemos por tamanha hospitalidade.

Na foto, o Coordenador Geral da SEMANA MARIA ANTONIETA TATAGIBA 2023, Dr Pedro Antônio de Souza e a jornalista Lenilce Pontini, responsável pelo Cerimonial de Abertura, que recebeu flores por inquestionável merecimento.

“Emília”

Um dos atos mais lembrados tem sido a atividade cênica, na qual “EMÍLIA, a boneca gente”, vai ao Sitio Histórico de São Pedro do Itabapoana para conhecer a Vida e Obra da Poetisa Maria Antonieta Tatagiba.

Quem, brilhantemente, faz o personagem é a professora Wilsy Braga Pereira. Esta iniciativa tem como objetivo, de forma lúdica, construir novos e importantes conhecimentos junto às nossas crianças.

pedro-antonio-higner-diploma-1-1.jpg 23 de agosto de 2023 17 KBDiploma

A Secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Fernanda Merchid Martins, recebe o Diploma de ACADÊMICA BENEMÉRITA da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras.

A entrega do diploma foi feita na Sessão de Abertura na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (ES), por seu constante apoio e valorização das atividades desenvolvidas.

À esquerda de Fernanda, o Memorialista e Escritor Higner Mansur, a quem a SEMANA é DEDICADA. À direita  o Coordenador Geral e Presidente da Academia, Dr PEDRO ANTÔNIO DE SOUZA, com sede no  Sitio Histórico de São Pedro do Itabapoana, Mimoso do Sul (ES).

Alunospedro-antonio-alunos-2-1.jpg 23 de agosto de 2023 27 KB

Alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Catarina Giovanini Faber, acompanhados da Professora Gláucia Machado, participaram de uma interessante dinâmica sobre a Obra e a Vida de Maria Antonieta Tatagiba, durante o Workshop coordenado pela Dra Karina de Rezende-Fohringer, durante a programação da Semana 2023.

Aos poucos, esta importantíssima poetisa, natural do então Município de São Pedro do Itabapoana (1887 a 1930), vai se tornando presente na nossa comunidade, através da Vivificação do seu rico legado.

pedro-antonio-e-rio-1-1.jpg23 de agosto de 2023 22 KB
rio itabapoana

Rios na Coluna de Rubens Pontes

Por fim, Don Oleari, como gostei muito da coluna do Rubens Pontes que fala sobre muitos dos nossos rios, segue uma foto de uma importante hidrovia do Espírito Santo até fim do Século XIX, o Rio Itabapoana (Pedro Antonio de Souza).

São Pedro

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Encontro de Brechós com participação do Asilo de Idosos no Jardim da Penha fomenta moda sustentável | 22/8

Enfim, Sistema Aquaviário voltou a funcionar | Aplausos populares no Terminal governador Albuíno Azeredo, Prainha/VV | 22/8

Ramon Barros: Governador Casagrande entrega equipamentos em Presidente Kenedy | Rochativa faz 17º Jantar Beneficente | 22/8

José Coco Fontan: livro “Frei Alaôr, Um santo que viveu entre nós” será lançado dia 27 em Conceição do Castelo/ES

Loteria | Brasileiros já podem apostar nas maiores loterias internacionais e concorrer a prêmios de até 1 bilhão de dólares

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.