Quem somos[email protected]

Search

Terceira Etapa da Stock Car de Tarumã terá coleta do óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes

Stock Car

 

A Stock Car Pro Series volta ao Autódromo Internacional de Tarumã (RS) nos dias 20 e 21 de maio. Na terceira etapa da temporada 2023, haverá a coleta do óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes. Em Tarumã  foi realizada a primeira prova da história do campeonato.

A Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta dos lubrificantes nesta e em todas as etapas da categoria. O resíduo gerado ao longo da competição passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.

Stock Car

Conhecido como OLUC – óleo lubrificante usado ou contaminado – é um resíduo perigoso que está presente em motores de automóveis e indústrias, devendo ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira (*) determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.

Para ter uma ideia do impacto causado pelo descarte incorreto, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, conforme dados da Cetesb.

“Após as etapas de Goiânia e São Paulo, levaremos para o Sul toda a nossa infraestrutura de coleta que garantirá a destinação adequada do óleo lubrificante utilizado pelos competidores. A parceria da Lwart com a maior categoria do automobilismo nacional funciona como exemplo para outros segmentos que lidam com esse tipo de resíduo além de, obviamente, contribuir para a preservação do meio ambiente”, explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

OLUC na Stock Car

Tanto nos treinos quanto nas provas da Stock Car serão instalados tambores próximos aos boxes das equipes para a coleta do óleo gerado pelos carros dos participantes. Após o fim de semana do evento, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico para esse tipo de transporte e levado à fábrica da Lwart em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.

Graças à iniciativa, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, que asseguram a conformidade com as normas ambientais.


stock-car-2222-foto-2.jpgOLUC depois de coletado 

Uma vez coletado, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. O conjunto tecnológico de ponta presente na planta da Lwart permite que o rerrefino aproveite praticamente 100% do óleo lubrificante usado que entra no processo industrial e transforme esse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino.

O óleo básico, por sua vez, é encaminhado aos principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. A partir daí, o óleo retorna ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, formando assim um ciclo sustentável e infinito.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais tem em seu DNA a transformação de resíduos. Há quase 50 anos atua na coleta e transformação do óleo lubrificante usado e contaminado e é líder nacional e referência mundial na produção de óleo básico de alta performance, a partir desse resíduo potencialmente prejudicial ao meio ambiente. Como indústria do RE (Reciclar, Reutilizar, Recuperar, Rerrefinar), transforma diversos tipos de resíduos sólidos comercias e industriais, reinserindo-os na cadeia produtiva de maneira sustentável.

A Lwart Soluções Ambientais possui duas plantas, sendo uma para produção de óleo básico de alta performance, localizada em Lençóis Paulista (SP), e outra especializada em resíduos sólidos, localizada em Piracicaba (SP). Tem também 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 70 mil clientes todos os anos – www.lwart.com.br

Edição geral, Don Oleari

Foto de capa: Duda Bairros

Dia Internacional da Pesquisa Clínica: ABRACRO luta contra a burocracia e pelo crescimento da PC no país

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.