Turismo do ES
EMPRESAS & NEGÓCIOS
REDAÇÃO DON OLEARI PN
Investimentos, parcerias e estratégias do Sebrae/ES ampliam o potencial turístico do Espírito Santo, com destaque para o fortalecimento regional e o crescimento no faturamento do setor.
O turismo no Espírito Santo vem se consolidando como um dos pilares da economia estadual, com quase 62 mil empresas registradas em atividades ligadas ao setor, sendo 97,74% delas pequenos negócios.
Os dados foram apresentados no último dia 30 durante o evento Comunicar para Transformar, promovido pelo Sebrae/ES.
Com o novo propósito de atuação adotado em 2024, o Sebrae/ES intensificou ações em todo o estado.
Como resultado, houve um salto significativo no turismo de experiência: de 78 para 179 atrações registradas até abril deste ano um crescimento de 129%.
A meta é chegar a 500 experiências até novembro de 2026.
O encontro reuniu jornalistas e influenciadores para divulgar os avanços obtidos em parcerias com a Secretaria de Turismo (Setur), Fecomércio-ES e outras entidades.
Atualmente, apenas o segmento de alimentação, segundo o CNAE, reúne mais de 44 mil empreendimentos no setor turístico.
Entre as ações que impulsionaram o setor, estão mais de 30 famtours e presstrips, que promoveram os destinos capixabas em veículos nacionais.
Isso contribuiu para a entrada de seis novas operadoras oferecendo pacotes com o Espírito Santo desde 2023.
Investimentos e metas
De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo – foto de capa – em 2024 foram investidos R$ 28 milhões diretamente no setor, sendo R$ 16,3 milhões com recursos próprios e R$ 11,7 milhões via parcerias estratégicas.
Para 2025, a instituição mira em territórios prioritários com ações específicas.
Entre os territórios escolhidos estão a Rota Quilombola (São Mateus e Conceição da Barra), Grande Buda (Ibiraçu), Lajinha (Pancas), Polo Cervejeiro e Araçatiba (Viana), Pindobas (Venda Nova do Imigrante), Araguaia (Marechal Floriano), Rota da Ferradura (Guarapari) e os 7 Cumes (Caparaó).
A escolha dos locais foi baseada no estágio de maturidade turística.
Em regiões com turismo ainda incipiente, o foco está na sensibilização e na organização da governança local.
Já em destinos mais consolidados, o esforço é voltado para infraestrutura, acesso ao mercado e desenvolvimento de produtos turísticos.
Desempenho econômico
O setor também apresentou bons indicadores econômicos.
Em janeiro de 2025, o faturamento do turismo no Espírito Santo cresceu 11,8% em relação ao ano anterior.
Segundo a FecomercioSP, com base em dados do IBGE, o estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional de crescimento, com diferença de apenas 0,1% para o primeiro colocado, estado de Goiás.
Outro objetivo estratégico é alcançar 100% das governanças turísticas com pontuação acima de 9 em diagnósticos de maturidade até novembro de 2026.
Para isso, o Sebrae/ES aplica análises periódicas em esferas municipais, regionais e estaduais.
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