Turismo do ES ganha força com quase 62 mil empresas | Em experiências, 129%

Compartilhe:

Turismo do ES

Turismo do ES

EMPRESAS & NEGÓCIOS

REDAÇÃO DON OLEARI PN

Investimentos, parcerias e estratégias do Sebrae/ES ampliam o potencial turístico do Espírito Santo, com destaque para o fortalecimento regional e o crescimento no faturamento do setor.

O turismo no Espírito Santo vem se consolidando como um dos pilares da economia estadual, com quase 62 mil empresas registradas em atividades ligadas ao setor, sendo 97,74% delas pequenos negócios.

Os dados foram apresentados no último dia 30 durante o evento Comunicar para Transformar, promovido pelo Sebrae/ES.

Com o novo propósito de atuação adotado em 2024, o Sebrae/ES intensificou ações em todo o estado.

Como resultado, houve um salto significativo no turismo de experiência: de 78 para 179 atrações registradas até abril deste ano um crescimento de 129%.

A meta é chegar a 500 experiências até novembro de 2026.

O encontro reuniu jornalistas e influenciadores para divulgar os avanços obtidos em parcerias com a Secretaria de Turismo (Setur), Fecomércio-ES e outras entidades.

Atualmente, apenas o segmento de alimentação, segundo o CNAE, reúne mais de 44 mil empreendimentos no setor turístico.

Entre as ações que impulsionaram o setor, estão mais de 30 famtours e presstrips, que promoveram os destinos capixabas em veículos nacionais.

Isso contribuiu para a entrada de seis novas operadoras oferecendo pacotes com o Espírito Santo desde 2023.

Investimentos e metas

De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo – foto de capa  – em 2024 foram investidos R$ 28 milhões diretamente no setor, sendo R$ 16,3 milhões com recursos próprios e R$ 11,7 milhões via parcerias estratégicas.

Para 2025, a instituição mira em territórios prioritários com ações específicas.

Entre os territórios escolhidos estão a Rota Quilombola (São Mateus e Conceição da Barra), Grande Buda (Ibiraçu), Lajinha (Pancas), Polo Cervejeiro e Araçatiba (Viana), Pindobas (Venda Nova do Imigrante), Araguaia (Marechal Floriano), Rota da Ferradura (Guarapari) e os 7 Cumes (Caparaó).

A escolha dos locais foi baseada no estágio de maturidade turística.

Em regiões com turismo ainda incipiente, o foco está na sensibilização e na organização da governança local.

Já em destinos mais consolidados, o esforço é voltado para infraestrutura, acesso ao mercado e desenvolvimento de produtos turísticos.

Desempenho econômico

O setor também apresentou bons indicadores econômicos.

Em janeiro de 2025, o faturamento do turismo no Espírito Santo cresceu 11,8% em relação ao ano anterior.

Segundo a FecomercioSP, com base em dados do IBGE, o estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional de crescimento, com diferença de apenas 0,1% para o primeiro colocado, estado de Goiás.

Outro objetivo estratégico é alcançar 100% das governanças turísticas com pontuação acima de 9 em diagnósticos de maturidade até novembro de 2026.

Para isso, o Sebrae/ES aplica análises periódicas em esferas municipais, regionais e estaduais.

Turismo do ES

Rio de Janeiro passa a ser a Capital Mundial do Livro desde 23 de abril

Sportotal | Botafogo goleia por 4 x 0 Capital-DF pela Copa do Brasil

Do riso à resistência, o humor é uma ferramenta contra os arrogantes, prepotentes, governantes e poderosos

Sportotal | Com gol de Joshua Flamengo vence Botafogo PB e revela promessa de craque

Sportotal | Vasco só empata com Operário jogando mal

Edição, Don Oleari – [email protected] –

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham