Quem somos[email protected]

Search

Jardim Camburi | Moradores falam em destruição da vegetação na parte baixa do Parque Costeiro | Vale esclarece. Veja

vegetação

vegetação

don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1-e1694976284806-150x150-1.jpg 11 de outubro de 2023 8 KB
don oleari

COLUNA

AQUI JARDIM CAMBURI | Vitória/ES

Don Oleari

A notícia chegou à redação do Don Oleari Portal de Notícias em tom de calamidade pública.

“Servidores do Parque Costeiro destroem vegetação no final da praia de Jardim Camburi”, dizia um morador do bairro cidade na zona norte de Vitória/ES.

O Parque Costeiro está sendo construído pela Vale em Jardim Camburi numa área do final do trecho da praia, logo após o Parque Atlântico, que também foi construído pela Vale num acordo com a Prefeitura de Vitória.

Segundo um professor de 65 anos, que prefere não se identificar, “já foi destruída uma área enorme”. E disse mais o professor:

“O parque está sendo feito na parte alta. Mas na parte baixa, próxima à praia, já foi desmatado o equivalente a uns seis campos de futebol. E não teve qualquer diálogo com os moradores”, completou.

Um bancário aposentado afirmou que é crime ambiental, pois os animais que habitam a área “muito antes da Vale existir” estariam desaparecendo. como macaquinhos, lagartos, lagartixas, pássaros diversos, caranguejos , goiamuns, centanas de pássaros:

“Afinal, construir um parque se supõe que seja para preservar e a Vale está destruindo”, cobrou o aposentado.

O que informa a Vale

Pois bem, cumprindo velhos manuais de jornalismo, Don Oleari Portal de Notícias acolheu as queixas, mas cumpriu o papel de perguntar à acusada o que teria a dizer sobre as supostas denúncias.

Entramos em contato com a Assessoria de Relações com a Comunidade da Vale. A Ana Garcia, sempre muito solícita quanto às demandas do nosso jornal, nos pediu umas horas pra correr atrás, garantindo que nos daria retorno logo que tivesse as informações.

parque-costeiro-e1716855402138.jpg 27 de maio de 2024 314 KBE não deu outra. Ana Garcia nos enviou o seguinte informe, que transcrevemos na íntegra:

 “O Parque Costeiro faz parte das ações de recuperação da região norte da Praia de Camburi, realizadas pela Vale por meio de um Termo de Compromisso Ambiental assinado com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Iema e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória.

Está em curso o processo de revegetação e recuperação da área que prevê a retirada de espécies exóticas e invasoras como castanheiras e leucenas, que prejudicam o estabelecimento do ecossistema natural de restinga.

Cabe destacar que as atividades vêm sendo executadas com autorização e conforme recomendação técnica dos órgãos competentes, todos menccionados acima, com quem a Vale firmou um termo de compromisso.

Cerca de 4 mil mudas de espécies de restinga já foram plantadas como parte dos serviços de recomposição da vegetação, associados às obras do Parque Costeiro.

Ao todo, serão plantadas cerca de 10 mil mudas ao ao longo do processo de construção do Parque Costeiro e dos serviços de revegetação da área.

Reiteramos nosso canal de diálogo aberto com a comunidade de Jardim Camburi em qualquer tempo”, finaliza o informe encaminhado à nossa redação pela Assessora de Relações com a Comunidade Ana Garcia.

Nossa colaboradora Luiza Ramalho nos enviou o vídeo, que contém informações sobre os trabalhos de recuperação da áreaa.

vegetação

Ives Gandra | A reforma Tributária em curso | 27/5

Rafael Ottaiano | Tá difícil contratar…

Primeira picape Tesla Cybertruck chegou ao Brasil pra arrasar! Vai dizer que não para para olhar um carro assim?

Resumo

Segundo um professor de 65 anos, que prefere não se identificar, “já foi destruída uma área enorme”. E disse mais o professor:

“O parque está sendo feito na parte alta. Mas na parte baixa, próxima à praia, já foi desmatado o equivalente a uns seis campos de futebol. E não teve qualquer diálogo com os moradores”, completou.

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.