Quem somos[email protected]

Search

Rafael Ottaiano | Tá difícil contratar…

Tá difícil

Tá difícil

Em algumas regiões existem mais dependentes do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada. No Espírito Santo, existem programas de benefícios do Estado e de prefeituras.

ARTIGO |

rafael-otaiano-683x1024-1.jpg 6 de maio de 2024 22 KB
rafael ottaiano

Rafael Ottaiano

Esta é uma frase que mais ouço de colegas empreendedores e executivos de empresas. Pareceria um contrasenso, já que todo ano aumenta o número de pessoas em idade ativa apta para o mercado de trabalho.

Estar apto no entanto não é garantia de vontade de trabalhar. Nem disposição pra qualificar-se ou, em último caso, cumprir com horários, procedimentos e compromissos que as vagas de emprego requerem.

Atualmente no Brasil, conforme dados oficiais do Governo Federal, existem 21 milhões de pessoas recebendo Bolsa Família. Em outro recorte, são 46 milhões de trabalhadores com carteira assinada, com emprego formal.

Tá difícil

Se o número já não assusta, imagine saber que em praticamente todos os Estados do Norte e Nordeste do Brasil existem mais pessoas recebendo o benefício do Bolsa Família do Governo do que empregados com carteira assinada.

É um número assustador, convenhamos.

No Espírito Santo temos cerca de 900 mil empregos formais, com carteira assinada. E são 300 mil os beneficiários do Bolsa Família.

O problema do Espírito Santo, porém, é que além do Programa do Governo Federal, há também um programa de auxílio do Estado. E para piorar o quadro, existem programas de benefícios de municípios, como é exemplo concreto o da capital, Vitória.

Ainda que programas de política social sejam necessários, precisamos refletir até que ponto o acúmulo de programas leva pessoas a se manterem na informalidade ou na inércia, dificultando a contratação de mão-de-obra.

Acredito que Programas Sociais de sucesso sáo aqueles que celebram a saída das pessoas da sua dependência, e não os que comemoram o aumento de beneficiários. Tá difícil.

Sem agregar requisitos de qualificação e encaminhamento a emprego, estamos fadados a ter cada vez mais dificuldade em contratar e correndo o risco de ver cada vez mais pessoas dependendo de Governo – o que, a longo prazo, representa ainda mais perigo para nossa sociedade. Tá difícil.

Rafael Ottaiano – empreendedor, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vitória/ES

@rafaelottaiano

Tá difícil

Revisão, Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Maju Coutinho e Poliana Abrita fora do Fantástico? Alessandro Lo Bianco diz que sim. Globo: Poliana não vai para N. York

Higner Mansur | Sérgio Sampaio, 77 Anos | estreia Coluna “Aqui Capital Secreta do Mundo” no Don Oleari PN

Apreciadores de vinho celebram Dia Internacional da Sauvignon Blanc na primeira sexta-feira de maio

Mídia ao Molho | Uma peça muito ruim do pré Vellozo Lucas: mistureba de breganejo universitário com Inteligência Artificial

Secretária Jacqueline Moraes visita Baixo Guandu para implementar programas de políticas para as Mulheres

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.