viroses
DA REDAÇÃO DON OLEARI PN
Médicos alertam para medidas de prevenção e sinais de alerta em crianças durante o período escolar
Com o inicio do ano letivo, o contato frequente entre os alunos em ambientes fechados favorece a disseminação de vírus, exigindo maior atenção dos pais para evitar surtos de doenças comuns nessa época, como viroses.
Segundo a infectologista Ana Carolina D’Ettorres, fatores como interação social intensa e mudanças de temperatura aumentam os riscos.
“A volta às aulas representa um aumento no número de contatos entre os estudantes, criando um ambiente propício para a transmissão de vírus respiratórios, como o da gripe, resfriados, incluindo o vírus da Covid-19.
Além disso, outros vírus comuns nesta época, como os causadores de gastroenterites, também são frequentes, especialmente entre crianças menores, que têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento”, explica a médica.
O compartilhamento de materiais escolares e a baixa ventilação em salas de aula contribuem para a propagação desses vírus. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de garganta, coriza, tosse, diarreia, náuseas e vômitos.
“Os pais devem ficar atentos aos primeiros sintomas de uma virose. Entre os sinais mais comuns estão: febre, dor de garganta, coriza, tosse, diarreia, náuseas e vômitos. Também é possível observar uma postura mais ‘prostrada’ nas crianças, como cansaço e desânimo para realizar atividades que antes eram prazerosas, como correr e brincar, além de uma possível falta de apetite”, alerta Ana Carolina.
A pediatra Iria Giacomin reforça que a prevenção passa por hábitos de higiene e vacinação em dia. “Vacinas contra o sarampo, gripe, hepatite, entre outras, são fundamentais para a proteção da saúde coletiva.
Além disso, pais, alunos e escolas, precisam trabalhar em conjunto, a fim de manter a boa higienização das crianças e dos materiais escolares utilizados por eles. Garantir a ventilação adequada nas salas também é importante.
Dessa forma, é possível minimizar os riscos e promover um ano letivo saudável para todos”, destaca.
A maioria das viroses pode ser tratada com repouso e hidratação, mas sintomas mais graves exigem atenção médica. “Caso a criança apresente dificuldade para respirar, febre muito alta que não cede com medicamentos, dor abdominal intensa, ou uma piora no quadro, é necessário buscar orientação médica”, finaliza Iria Giacomin.
viroses
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com informações de Bruna Littig
Sportotal | Ingresso muito caro | Vasco joga em Cariacica com ingresso mais do que caro
Sportotal | Alexandre Pato: transferência ao Corinthians valeria hoje R$72 milhões
Viroses: volta às aulas exige atenção redobrada para evitar doença
Festival de Cinema de Vitória Itinerante chega a Guarapari com cinema, música e sorteios