Quem somos[email protected]

Search

A Bíblia monumento do Euclério na chegada a Cariacica pela Ponte do Príncipe | Visita da Ministra da Mulher a VV e Cariacica | 18/10

A Bíblia

A Bíblia monumento está sendo erguida em Cariacica/ES. O prefeito argumenta que será um polo de atração turística para o município.

COLUNA AQUI CARIACICA

DON OLEARI

don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1-e1694976284806-150x150-1.jpg 11 de outubro de 2023 8 KB
don oleari

 

 

Esta pauta chegou à nossa redação através do leitor Thiago Amurim, do PT de Cariacica/ES. Ele nos enviou uma imagem da coluna do jornalista Leonel Ximenes, da Gazeta online.

A legenda fala “na entrada da cidade”, mas na verdade é na entrada do município, na descida da Ponte do Príncipe, conhecida como Segunda Ponte.

O leitor solicitou que o Don Oleari Portal de Notícias pautasse o assunto e pedisse esclarecimentos ao prefeito de Cariacica, Euclerio Sampaio. Seguimos os ritos dos véi manuais de jornalismo, que, de certa forma, caíram em desuso.

thiago-amorim-biblia-do-euclerio.jpg 14 de ouContatamos o ainda secretário de Comunicação da PMC, jornalista Douglas Camargo (*), e narramos a ele a demanda do Thiago Amurim. Ele me pediu um tempo para conversar com o Prefeito e logo me daria o retorno.

Não foi possível ser tão logo assim, mas Camargo cumpriu o prometido. Seguem o esclarecimentos do prefeito de Cariacica.

Aí, estão perguntas ao e respostas do prefeito Euclerio Sampaio. Ele argumenta que a obra foi contratada cumprindo os requisitos legais.

A entrevista – A Bíblia

– Por que a obra não tem licitação? Por que não houve um edital para que outros artistas pudessem concorrer?

Euclério Sampaio – A Prefeitura Municipal de Cariacica fez a contratação do monumento em estrita obediência à prescrição legal. Por tratar-se de uma obra de arte contratada junto ao próprio artista, Hippolito Alves, que a a concebeu e a esculpiu, é um objeto único. A concepção artística não admite concorrência.  A opção da aceitação da proposta do artista Hippolito Alves levou em consideração aspectos inerentes ao projeto cultural desenvolvido pelo Município para o local, por sua dimensão e constituição e por ser o autor um escultor espírito-santense consagrado nacionalmente, residente no município de Cariacica.

– Qual o objetivo da obra?*

ES – “A ideia é fomentar a cultura, o turismo em Cariacica e, claro, valorizar também um artista do nosso município de Cariacica. Hippólito Alves é um escultor nativo, ele reside em Cariacica e é reconhecido no Brasil todo. É um artista dedicado à escultura”.

– Quais as dimensões da obra e o material utilizado?*

ES – O livro sagrado tem 3 metros de altura por 5 de largura, bem na entrada do município de Cariacica, na descida da Ponte do Príncipe, conhecida como Segunda Ponte. O escultor utiliza a técnica da fundição, adição e solda para composição do monumento. O artista utiliza materiais como resina, grafite, calcita, areia, fibra, espuma, concreto e aço.

– Há previsão de quando vai ser inaugurada?

ES – A data de inauguração será definida em breve.

– Por que a iniciativa de construir esse monumento?*

ES – A ideia é fomentar a cultura, o turismo em Cariacica e, claro, valorizar também um artista da nossa cidade de Cariacica. Hippólito Alves é um escultor capixaba, ele residente em Cariacica é reconhecido no Brasil todo. É um especialista em escultura e arte.

– Você não teme ser criticado pela obra sob o argumento de ser o Estado laico?*

ES – “Estamos falando de um monumento histórico, cultural do mundo todo. A Bíblia é universal. Nossa ideia é fazer do local um ponto turístico para atrair gente de todos os lugares e, assim, divulgarem nosso município de Cariacica para todo o estado do ES e outros estados brasileiros. Assim como muitos param no local para tirar fotos junto ao letreiro CARIACICA. O grande Buda de Ibiraçu hoje é visitado por comunidades regionais e por turistas que chegam de todo o Brasil”.

– Com uma receita baixa, Cariacica não fica prejudicada com esse tipo de gasto?

ES – “Investimos em cada área com responsabilidade. Tudo que temos feito no município foi planejado. Um monumento como esse atrai pessoas para o município, gera turismo e consequentemente movimenta a economia de Cariacica. Precisamos criar atrativos para que as pessoas se interessem por Cariacica. Estamos fazendo isso com o projeto do mercado municipal e com o projeto da nova orla. Assim, como estamos criamos atrativos para que grandes empresas venham para Cariacica”. EUCLÉRIO SAMPAIO.

as-do-thiago-amurim.jpg 19 de outubro de 2023 24 KB
Alceia Barcelos, deputado federal Helder Salomão, a Ministra da Mulher Aparecida Gonçalves, Thiago Amurim, Celia Tavares

Visita da Ministra da Mulher

O Thiago Amurim enviou também fotos da  visita da Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves.

Ela deu a ordem de serviço para a construção da Casa da Mulher no município vizinho, Vila Velha/ES, e visitou também a obra da Casa da Mulher de Cariacica, perto do estádio Cleber Andrade, para a qual sugeriu alguns ajustes.

“Depois fomos para inauguração da Casa das Margaridas em Jardim América”, conta Thiago Amurim.

as-do-thiago.jpg 19 de outubro de 2023 43 KBNa foto , a secretária municipal de Cariacica, e Alceia Barcelos, coordenadora do Ministério da Cultura do governo federal.

thiago-amurim-pt-cariacica.jpg 19 de outubro de 2023 30 KB 500 por 561
thiago amurim

A Bíblia

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados