Alvimar Silva
Promovida pelo projeto Greenow e pela empresa capixaba Alinutri, contou com cerca de 60 crianças de escola pública de Viana, região metropolitana da Grande Vitória.
Cerca de 60 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, localizada em Viana, participaram nesta quinta e sexta (dias 5 e 6) da ação de conscientização ambiental promovida pelo projeto Greenow e pela empresa capixaba Alinutri, em parceria com a ONG Eco Local Brasil.
No primeiro dia, os alunos de 8 a 10 anos aprenderam sobre a importância da reciclagem do lixo, do reaproveitamento das embalagens, da destinação correta dos resíduos recicláveis e da conservação das praias para a manutenção da vida marinha. Em seguida, fizeram atividades de pintura e participaram de brincadeiras.
Na sexta, os estudantes foram levados até a Praia de Camburi, em Vitória, a capital do ES, onde, equipados com baldes e luvas, ajudaram a recolher da areia o microlixo presentes. Os materiais recolhidos foram destinados para a Cooperativa de Resíduos Rainha da Sucata e a Eco Local Brasil, que confecciona brinquedos, baldes, entre outros objetos com plástico reciclado.
O especialista de Marketing do Greenow, Taylor Lompa da Silva, explica que o projeto vai além das ações com escolas.
“Nosso objetivo é estreitar as relações entre empresas e consumidores, a fim de aproximá-los da sustentabilidade. Em parceria com a indústria convertedora mantenedora, produzimos uma linha de embalagens sustentáveis com foco na economia circular. A Alinutri já começou essa transição e também está apoiando as ações de conscientização sobre sustentabilidade”, esclarece Taylor.
Para Pablo Malini, gerente Administrativo do Grupo Alinutri, a ação enfatiza o ideal da empresa.
“O projeto Greenow, que engloba essa ação, nutre nosso propósito e nos ajuda a construir um futuro mais sustentável, além de reforçar nosso cuidado com a qualidade e inovação de nossos produtos. Estamos orgulhosos em celebrar essa parceria que enfatiza nossa paixão por cuidar!”, revela Pablo.
De acordo com o fundador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira, o objetivo é mostrar como as novas gerações podem ser parte da mudança que é preciso ver na sociedade para um mundo mais sustentável.
“A intenção é que elas levem isso para suas casas, multiplicando o conteúdo entre famílias e amigos”, planeja Filipe.
Segundo o técnico de Educação de Viana, Julio Cesar Santos de Souza, o projeto se articula com o currículo das escolas, pois aborda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
“Isso nos ajuda com as práticas pedagógicas dentro da escola e contribui de um modo significativo com o desenvolvimento das crianças”, avalia Julio.
A diretora da Emef Alvimar Silva, Cristina Siqueira Novaes, concorda.
“Esse projeto é enriquecedor, pois aqui nós trabalhamos com a importância de preservar o meio ambiente para não comprometer a sustentabilidade das futuras gerações. É um aprendizado que vai ficar para a vida inteira dos alunos”, revela Cristina.
Alvimar Silva
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com Denise Klein
Rubens Pontes | Cordel: da Europa ao Espírito Santo. E a surpresa com Gilberto Gil | 7/10
Gangana e o “Rádio Vivo no céu” | Coluna Mídia ao Molho | 5/10
Orquestra Sinfônica do ES apresenta concerto para a meninada | 5/10