Quem somos[email protected]

Search

Festa da Polenta: Lei proposta por deputado Sergio Meneguelli foi publicada nesta quinta-feira | 6/10

Festa da polenta

Festa da Polenta

Patrimônio imaterial. Meneguelli destaca caráter social e importância da festa no resgate de tradições culturais italianas

Texto: Don Oleari

A tradicional Festa da Polenta, realizada no município de Venda Nova do Imigrante, região serrana,  passa a ser patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo, através da proposta do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) transformada na Lei 11.919/2023, publicada no diário oficial desta quinta-feira (5).

Realizada desde 1979 no mês de outubro, a Festa da Polenta é uma autêntica manifestação da cultura italiana, predominante na região.

A polenta é a protagonista em diversas versões: frita, com molho, queijo, linguiça… O topo da festa é o tombo da polenta, num caldeirão gigante com cerca  de 1.200 quilos.

Para preparar a gigantesca polenta são necessários 400 quilos de fubá e muita água. O preparo leva horas, até o ponto culminante, que é festejado pela comunidade, que é a cerimônia do Tombo da Polenta.

 festa-da-polenta-2023.jpg 6 de outubro de 2023 68 KBA festa está inscrita no calendário oficial do município de Venda Nova do Imigrante, mas não é uma festa oficial. Ela continua sendo realizada por voluntários da comunidade. Da programação constam desfiles e apresentações de grupos musicais e de dança típicos da região. Parte da arrecadação financeira é distribuída entre instituições filantrópicas do município.

O deputado Sergio Meneguelli, autor da Lei, fala sobre o alto significado do resgate das tradições através da grande festa:

“A Festa da Polenta é muito importante não só devido ao seu cunho social, como também pelo sentido de resgatar e manter viva a cultura do imigrante italiano, que colonizou Venda Nova do Imigrante há mais de 100 anos. Dessa forma, ao festejar o alimento, a música, as danças, o vestuário e tantos outros aspectos, há um resgate das origens e das tradições culturais dos descendentes de italianos”, argumenta Sergio Meneguelli.

A 45ª Festa da Polenta será nos dias 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15 de outubro.

Festa da Polenta

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Foto de capa: Lucas S. Costa, da Assessoria de Imprensa da AL/ES

Gangana e o “Rádio Vivo no céu” | Coluna Mídia ao Molho | 5/10

Orquestra Sinfônica do ES apresenta concerto para a meninada | 5/10

Comissão de Petróleo, Gás e Energia da AL/ES se reúne com representantes de empresas e entidades do setor | 5/10

MPE | Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: as tendências para os negócios | 5/10

Kleber Frizzera | Das outras coisas | 5/10

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados