Antonio Pelaes
NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari –
Sempre convivemos muito bem com Antonio Pelaes. Em nossa memória, vive um Pelaes muito trabalhador e consistente nas propostas que defendeu. Algumas, à época bastante avançadas porque ele já defendia propostas para a região metropolitana, que passavam ao largo de muitos de seus pares e da imprensa do período.
Como lembra bem aí embaixo o discurso do deputado, ele acreditava e defendia o transporte aquaviário com outro viés. Sua visão indicava que o melhor para esse modal de transporte seria uma administração privada e não como serviço público, administrado pelo Estado.
Foi um fiel combatente do MDB histórico e sempre foi muito leal aos seus princípios e aos seus amigos e correligionários. Sua memória merece ser perpetuada, quinenqui sugere Torino no seu discurso na AL/ES. Nosso Portal Don Oleari reverencia o histórico e o exemplo de vida de Antonio Pelaes (Don Oleari).
“Antonio Pelaes e Gerson Camata deixam muitas saudades”,
dizem históricos membros do MDB do Espírito Santo.
Foto histórica
A foto de capa é de 1982 e registra o dia em que Antonio Pelaes levou Luiz Osvaldo Pastore para as
sinar a ficha no MDB. Pastore foi suplente do então senador Gerson Camata.
Antonio Pelaes foi vereador de vitória de 1974 a 1978, ano em que se elegeu Deputado Estadual. Antonio exerceu três mandatos como deputado estadual, até 1990.
Foi eleito vice-prefeito na chapa com Hermes Laranja em 1995 pelo MDB numa coligação com PFL, PDT, PDS, PDC e PCB. A chapa obteve 44,81% dos votos – 45.629.
Antonio Pelaes presidiu o Diretório Estadual do MDB. Ele se formou em Administração de Empresas.
O deputado Torino Marques homenageou a memória do ex vice-prefeito e ex deputado estadual Antonio Pelaels em discurso na Assembleia Legislativa do ES, que publicamos na íntegra.
O discurso
– “Senhor presidente, colegas deputados:
Faço aqui um registro em homenagem a um antigo colega deputado nesta Casa, Antonio Pelaes da Silva, nascido em Mimoso do Sul. Ele foi vítima de um infarto, aos 76 anos. Pelaes foi vereador da capital de 1974 a 1978, e em seguida deputado estadual de 1978 a 1990.
Ainda muito jovem, participava ativamente da vida política, tendo presidido, também, o antigo MDB. Ele foi também vice-prefeito da capital com o então prefeito Hermes Laranja. Há algum tempo eu trouxe ao debate aqui a questão muito séria do estacionamento na Grande Vitória, e me inspirei nele, pioneiro nesse debate.
Nos anos 90, quando a região metropolitana ganhava dimensão de uma grande cidade, o então vereador e depois deputado Pelaes assumia corajosamente as brigas dessa natureza em favor da população. Essa postura clara e determinada o levou a ser o mais votado da capital. Podemos dizer, sem medo de errar, que Pelaes foi o precursor do conceito de “deputado da região metropolitana”.
Em 1977, então vereador, já se debatia com o governo da época pelo atraso nas obras da 2ª Ponte. E defendia que o transporte aquaviário fosse explorado por empresas concessionárias e não pelo governo estadual. Pelaes foi também o autor do projeto do Hospital da Polícia Militar.
Aproveito o momento para sugerir ao prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, que faça uma homenagem ao ex-deputado dando seu nome a uma obra ou serviço destinado à melhoria da vida e mobilidade urbana da população do ES. E que o poder público do nosso Estado valorize seus protagonistas, como foi o caso do antigo deputado Antonio Pelaes.
Muito obrigado a todos!”