Quem somos[email protected]

Search
biodinâmicos

Priscilla Dal Lago: Vinhos biodinâmicos, naturais, orgânicos e veganos: quais as diferenças? | 18/6

biodinâmicos

Coluna MEU VINHO MINHA VIDA

Don Oleari, “engólogo” 

don-oleari-corleone-outra-1-1.jpg
don oleari, “engólogo”

 

Com Juliana Antonucci

Com regras específicas de elaboração, rótulos atendem consumidores mais exigentes com o que consomem e responsáveis junto ao entorno.

taca-de-vinho-e-pedra-azul-1-300x214-1.jpg
Foto: Fábio Vicentini
Argento Single Vineyard Agrelo Malbec, da Bodega Argento, é considerado o Melhor Malbec Orgânico do Mundo.

Novidades no universo dos vinhos, rótulos biodinâmicos, naturais, orgânicos e veganos representam a constante evolução da categoria e o caráter responsável junto à sociedade e ao meio ambiente. Com estas credenciais, estas categorias da bebida têm atraído bastante interesse dos consumidores, mas nem todo mundo ainda entende exatamente as particularidades de cada uma.

A Priscilla Dal Lago, embaixadora da Domno Wines, importadora do Grupo Famiglia Valduga, que busca parceiros que respeitem ao máximo a matéria-prima e os diferentes terroirs, explica as diferenças por trás de cada rótulo.

Os vinhos orgânicos não utilizam em sua elaboração nenhum tipo de agroquímico como pesticidas, fungicidas e bactericidas. O processo dele de vinificação não precisa ter distinção do convencional, porém não são utilizados compostos para aumentar a rentabilidade, já que a motivação deste sistema, além da sustentabilidade, é garantir que o vinho não leve nenhum resíduo agroquímico, podendo ou não ter certificação, a depender de cada país de origem.

 Vinho-2-1.jpg 18 de junho de 2023 37 KBInclusive, o “Melhor Malbec Orgânico do Mundo” – pelo Guia Descorchados e 92 pontos do James Suckling – é da Bodega Argento e está no portfólio da Domno Wines. Trata-se do Argento Single Vineyard Agrelo Malbec, o qual representa a materialização de um dos microclimas mais privilegiados da viticultura da Argentina, com complexidade aromática e longo potencial de guarda.

A varietal é a Malbec, cultivada em Mendonza (Agrelo) durante a safra 2020 e a qual dá origem a este rico tinto seco. Seu tom vermelho rubi intenso é fruto de uma fermentação alcoólica em barricas de carvalho francês, que garante ainda uma experiência aromática única a partir de especiarias doces e violetas com predominância das frutas vermelhas maduras. Com acidez média e final agradável, Argento Single Vineyard Agrelo Malbec tem corpo médio alto com taninos perfeitamente amaciados graças às barricas de carvalho e evolução em tanques de concreto.

Já os vinhos biodinâmicos são conhecidos por utilizarem a antroposofia em seu cultivo, ou seja, o conhecimento do ser humano de técnicas ancestrais aplicadas tanto no cultivo das uvas, quanto no funcionamento da vinícola. Estes rótulos também são orgânicos, porém – nesta categoria – além de não ser utilizado nenhum tipo de composto químico na cadeia produtiva do vinho, a agricultura se aproveita inteiramente de alimentos proporcionados pela natureza, como o uso de preparações à base de uvas e minerais, chás para auxiliar na mineralização do solo ou a técnica em que o engarrafamento é feito seguindo os ciclos lunares.

biodinâmicos

Bons exemplos de vinhos biodinâmicos são os que levam a assinatura de Principe Corsini. Com vinhedos localizados na charmosa região de Toscana, na Itália, a vinícola tem pilares de respeito à natureza e compromisso de alta qualidade, que expressam bem em seus rótulos o território de origem. Destaca-se o Le Corti Chianti Clássico DOCG, o vinho tinto “vintage” da vinícola elaborado a partir das varietais Colorino (2%), Sangiovese (2%) e Canaiolo (95%), definido como o rótulo que interpreta a elegância do Chianti Clássico com uma personalidade franca e sincera.

O biodinâmico Le Corti Chianti Clássico é considerado o tinto “vintage” da vinícola e definido como o rótulo que interpreta a elegância do Chianti Clássico com uma personalidade franca e sincera.

A denominação de vinhos naturais – que podem ser biodinâmicos é um pouco mais ampla, uma vez que não há norma ou regularização para esta variedade. Normalmente, são considerados naturais os vinhos que utilizam fermentação espontânea – isto é, não têm adição de conservantes ou nenhum outro artifício químico para corrigir acidez ou taninos. Desta forma, vinhos naturais são orgânicos e podem também ser biodinâmicos, caso utilizem as regras necessárias.

O vegano, por sua vez, não leva insumos de origem animal no seu processo de elaboração, como a albumina (proteína do ovo) e a caseína (proteína do leite), utilizadas na etapa de clarificação do vinho. Estes rótulos também não têm perdas aromáticas e estruturais, que afetam a degustação.

A Domno Wines

Fundada em 2008, na cidade de Garibaldi, coração da Serra Gaúcha, a Domno Wines pertence à Famiglia Valduga, grupo com mais de 140 anos de história e tradição. Em seu portfólio estão 38 vinícolas – de sete países – e 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos. Um dos grandes diferenciais da importadora é a cautelosa escolha de seus produtores, que possuem valores convergentes aos do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e valorização do relacionamento.

Grupo Famiglia Valduga 

Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as 10 maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do País, que conta com a maior cave de espumantes da América Latina.

Domno Wines, importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero, que é reconhecida por seus espumantes, os quais se destacam pelo design moderno, pelo frescor e pela versatilidade de apreciação, além da sua preocupação com o meio ambiente; Casa Madeira, marca produtora de sucos, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets.

Brewine Leopoldina, que elabora cervejas artesanais transformando-as em experiências especiais, desenhando o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro; Vinotage, empresa que apresenta uma linha de cosméticos diferenciada à base do óleo extraído da uva, além da marca mais recente Becas Sparkling, com um portfólio de vinhos frisantes em lata que permite degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa. A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.

biodinâmicos

Editado por Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

Rubens Pontes | mulheres pioneiras: Chercher la femme – alicerçando bases do futuro, mulheres pioneiras marcam o passado | 17/6

Montadoras incluem mais veículos em programa de compras com desconto | 17/6

“Fala, Rivaldo!” | Rivaldo conta histórias sobre o início de sua carreira em bate-papo exclusivo | 16/6

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png
Vacinação

Por Alda Luzia Pessotti –

Fui ao Posto de Saúde de Jardim da Penha, zona norte de Vitória, a capital do Espírito Santo.

Hoje é dia Nacional de Vacinação em todos os postos de saúde.


vacina-jardim-da-penha-outra.jpg
13 de abril de 2024
5 KBVacinas contra Influenza, Covid e Poliomielite. A programação vai até 17 horas.

Atendimento ótimo no posto do em Jardim da Penha.
Fiz a foto com pessoas esperando para vacinar e a secretária Municipal de Saúde, Magda Cristina Lamborghini com o Zé Gotinha (Alda Luzia Pessotti).

Posto de Saúde

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Antuerpia

Uma nota que dou com muito gosto, apesar do “desgosto” de não poder ter ido.

Vi num poderoso grupo de uatizapi ligado à Associação dos Moradores da Praia do Canto, Vitória/ES, uma nota sobre cervejas premiadas, inclusive de Colatina, nossa terra.

antuerpia-chope-200.jpg 7 de abril de 2024 10 KBA nota me atiçou.

Através da amiga @Martha Pimenta, soube da Antuerpia Cervejaria. Agora, minha agenda infernétiva anotou em tom de vermelho & preto bem forte:

Programar para conhecer a Cervejaria na primeira brecha.

A foto do grupo de cervejeiros degustando da capa me foi repassada pelo @Hudson Ruela.

 Antuerpia

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Quem mudou

Por Alexsandro Eller –

calendario-2.jpg 5 de abril de 2024 4 KBCalendário eleitoral fechou a janela de mudanças de partidos. Mudou, mudou.

Um vai pra cá, vai pra lá, que é aquele horror da lei eleitoral.

Mas as datas estão aí (Alexsandro Eller).

Quem mudou

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

no PP

Por Alexsandro Eller –

Pano de Fundo | Política – Bastidores

O médico Fernando Santório, neto do ex-prefeito de Cariacica Vicente Santório Fantini, se filiou ao Partido Progressistas.

Santório se prepara para concorrer a uma vaga na Câmara de vereadores de Cariacica.

Na foto, Fernando e o presidente do PP de Cariacica, Sandro Locutor.

no PP

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

 

Lastenio no MDB

Lastenio no MDB

Prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, já contava com o apoio do MDB para sua campanha à reeleição.

ssinatura-de-lastenio-no-mdb-a-de-200.jpg 4 de abril de 2024 7 KBAgora, a partir desta noite de quinta-feira, Lastenio não só conta com esse apoio, mas ele próprio acaba de se filiar ao MDB, de cujo partido é o vice-prefeito Patrick Favarato.

Sua filiação contou com o prestígio da presença do presidente do Diretório do MDB do ES, o vice-governador Ricardo Ferraço, como também com a presença do pré-candidato a prefeito de Vitória, a capital, de Sebastião Pelaes, um emedebista com 45 anos de partido.

Seu irmão Antonio Pelaes foi vice-prefeito de Vitória com o então prefeito Hermes Laranja, outro histórico emedebista (Don Oleari).

Lastenio no MDB

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

avô de primeira

O amigo Pelaes (***)  me mandou a foto do avô de primeira, prefeito de Baixo Guandu, Lastenio Cardoso.

gadita-com-lelo-e-pelaes-1-1-300x206-1.jpg3 de abril de 2024 7 KB 200 por 137 píxeis
Pelaes, Lelo e Gadita

Lastenio, feliz da vida, com a primeira netinha, a Cecília, que aterrisou no planetinha neste dia 1º de Abril. Tudibão pra Cecília e pra toda a família. Pro avô de primeira viagem, o abração da tchiurma do donoleari.com.br = Don Oleari Portal de Notícias.

(***) Sebastião Pelaes, pré-candidato a prefeito pelo MDB em Vitória – acompanhou o amigo prefeito Lastenio Cardoso, de Baixo Guandu/ES, durante os dois dias que ele passou aqui no fim de semana.

avô de primeira

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baby e Eller

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

 

 

Baby e Eller

Nelson Baby, presidente do diretório municipal do PCdoB de Cariacica/ES, e Alexsandro Eller, nosso colaborador, se encontraram e falaram sobre o quê?

euclerio-e-baby-1.jpg 30 de março de 2024 6 KBSobre política e sobre futuro do município. Esses dois devem ter informações que não chegaram nem ao colunista Ronaldo Chagas Freitas nem aqui na redação.

Mas horinha dessas eles vão nos contar, ah, isso vão! Ronaldo tá monitorando os dois. A foto deles foi feita depois desse encontro aí, da alta direção do PCdoB com o prefeito Euclerio Sampaio (Don Oleari).

Baby e Eller

democracia.”

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

Perdemos

alexandre-lima-recortada.jpg 28 de março de 2024 5 KB

 

Enfim, foram anos de, a cada dia, uma lembrança dele, um músico, um líder, um empreendedor.

Nesta quinta-feira, Alexandre se despediu definitivamente da família, dos amigos, dos admiradores.

Perdemos

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

 

a-nota-de-senhora-lessa-a-de-capa.jpg 28 de março de 2024 25 KB

a-nota-de-senhora-lessa.jpg 28 de março de 2024 18 KB

Recebi do nosso prezado parceiro e colaborador, professor José Antonio Bof Buffon.

Nosso abraço solidário a amigos e familiares.

 

Maria de Lourdes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

 

 

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Isso é que é “eleição”: Rússia

Mimoso do Sul

Por José Coco Fontan –

Movimento da Comunidade de Pedral Azul, município de Domingos Martins.

marmitex-pedra-azul.-180.jpg 26 de março de 2024 13 KB 180 por 294 píxeisA programação é mandar 1000 marmitex por dia para as comunidades de Mimoso do Sul, Sul do Espírito Santo.

O Higor Dordenone Beltrame me disse que se trata de um trabalho da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Pedra Azul, distrito de Aracê, município de Domingos Martins.

A comunidade espera cumprir esse objetivo essa até que as coisas voltem ao normal lá no Sul (José Coco Fontan).

 

 

Mimoso do Sul

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Feira de arte sacra

Isso é que é “eleição”: Rússia

Mídia ao Molho | CBN e a Rádio Capixaba

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

 

Posts Relacionados