Quem somos[email protected]

Search

Pedro Signorelli | Como se tornar um bom líder? | 6/2

bom líder

bom líder

ARTIGO |

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | 

Há expressões nos tempos bem mais recentes desconhecidas do grande público em geral. E até de profissionais que lidam com todos os tipos de matérias jornalísticas diariamente. Os especialistas usam, por exemplo, OKRs para definir o que faz um bambamban em gestão tipo o autor deste Artigo, Pedro Signorelli. 

Como Editor, miro sempre no leitor e busco nivelar pelo meio para que todos alcancem o sentido de cada texto e seus ensinamentos. Afinal, acho, este é o nosso papel de comunicadores: passar mensagens, informações e orientações inteligíveis para que todos as assimilem.

Pois bem, fui ao nosso oráculo, o Gugou, aportuguesando – Google em gringueis – para pedir a tradução de OKR.

O Gugou não se fez de rogado e me respondeu prontamente: – OKR é o acrônimo de Objectives and Key-results, em português, objetivos e resultados-chave.

Bem simplizim, significa definir objetivos de um projeto ou de uma empresa e medir seus resultados.  Entonces, tá explicado (Don Oleari).

Por Pedro Signorelli

Ser o líder dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil e conseguir ser um bom líder é mais difícil ainda. Isso acontece porque o sucesso no exercício da liderança é alcançado na medida em que as pessoas do seu time são bem sucedidas na execução de suas tarefas, ou seja, é importante estar apto para auxiliá-las caso precisem de você.

Estar na posição de liderança exige uma preparação. Não pense que é só chegar e assumir o cargo, colocando uma plaquinha na sua sala, na porta ou na mesa. Liderança não tem a ver com posição, mas com relação.

Primeiro de tudo, é fundamental conhecer a empresa, os pontos fortes e fracos, e entender qual é o momento atual, para distinguir o que é preciso fazer para melhorar.

Você deve saber de todos os processos que ocorrem dentro da organização em que trabalha. No entanto, é inviável acompanhar tudo de perto, mas estar por dentro do que acontece ajuda a ter clareza para tomar as decisões para cada situação. Porém, para isso, você vai contar com os colaboradores.

Além de compreender o funcionamento da empresa, você precisa conhecer o seu time: quem são as pessoas que trabalham ali?

Quais seus pontos fortes, suas habilidades? Quais funções executam? Elas possuem as ferramentas necessárias para exercerem as atividades solicitadas? Um bom líder faz uma gestão mais próxima para obter essas respostas.

É essencial haver uma troca entre liderança e colaboradores, justamente porque existe a necessidade de delegar tarefas, o que requer a construção de uma relação de confiança. Um comportamento receptivo vai permitir que a equipe se sinta mais confortável e segura para trazer ideias e dar opiniões.

Além disso, é importante que o líder forneça feedbacks regulares, com críticas construtivas, com o objetivo de incentivar e motivar os integrantes da equipe a se empenharem mais.

A partir do momento em que todos ouvem e que também são ouvidos, irão trabalhar melhor, apresentando um maior engajamento, o que consequentemente gera melhores resultados.

Essas atitudes são o que separam um líder bom de um líder ruim: ser capaz de alcançar grandes resultados sem deixar de priorizar o bem-estar dos colaboradores.

O trabalho em equipe é a peça fundamental para o sucesso da empresa, já que a colaboração possibilita traçar metas e estratégias, para assim alcançar os objetivos desejados.

Estabeleça a direção clara para o time, defina os resultados a serem alcançados e não diga o que tem que fazer, mas forneça os meios para que possam fazer, deixando também com que tenham liberdade maior para trabalharem.

Acompanhe com frequência todo o progresso das atividades e aprenda em cima dos erros que serão cometidos. Boa liderança!

Pedro-Signorelli-1-1-1-248x300-outra.jpg 5 de fevereiro de 2024 10 KB
Pedro Signorelli

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs (*).

Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bilhões e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

bom líder

Edição, Don Oleari – [email protected]

Com Ana Vieira

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Anna Carolina Gogolla Kalmus | Homens e mulheres: novos critérios de igualdade salarial | 5/2

Janete de Sá cai no samba com a escola da sua origem, a Independente de Boa vista | 5/2

Kleber Galveas – “Pó Preto” – música para o carnaval 2024, Barra do Jucu/VV

Aberta neste domingo, 12ª edição da ABCasa Fair reúne 400 expositores de artigos de casa, decoração e celebração

Independente de Eucalipto brilha no Sambão do Povo homenageando Baixo Guandu | 3/2

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.