Quem somos[email protected]

Search

Bruno Resende inclui ferrovia, aeroporto e concessão de parques estaduais em projetos de desenvolvimento do Sul do ES

bruno resende

Bruno Resende

O deputado estadual Bruno Resende, presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico do Sul Capixaba, realizou nesta segunda-feira, 15,  na CDL de Cachoeiro de Itapemirim uma audiência pública, para mobilizar as forças locais pela recuperação econômica da região.

Resende lembrou que, há 30 anos, o Espírito Santo vivia com as contas públicas em atraso e Cachoeiro de Itapemirim passava por um bom ciclo econômico.

Essa situação se inverteu: hoje o Espírito Santo é referência nacional em ambiente de negócios, e Cachoeiro está aquém de seu potencial.

“O último censo do IBGE, divulgado em 2022, mostrou que Cachoeiro está com 185 mil habitantes, encolhendo 1,98% em relação ao levantamento anterior, de 2010. Precisamos entender que o empreendedor deve ser recebido com um tapete azul estendido para gerar emprego e renda”, disse Dr. Bruno.

Também participaram do encontro o vice-governador Ricardo Ferraço; o secretário estadual do Meio Ambiente, Felipe Rigoni; o superintendente do Banco do Nordeste no Espírito Santo.

Presentes também Lourenzo de Oliveira; o presidente da CDL de Cachoeiro, Celso Costa, entre dezenas de lideranças políticas e empresariais da região.

Balanço do mandato

O deputado Bruno Resende fez um balanço de seu mandato, iniciado em fevereiro do ano passado, destacando que o foco de sua atuação é a saúde e a geração de emprego e renda, focando no bem-estar da população.

Ele também é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e destacou o potencial do setor.

Uma de suas grandes batalhas é a construção do Hospital do Câncer de Cachoeiro de Itapemirim, uma obra que contará com 120 leitos de enfermaria, 20 leitos de CTI e 4 salas cirúrgicas, sendo 100% SUS.

“O que nem todos percebem é que, além de beneficiar diretamente a saúde da população, o hospital vai gerar pelo menos 600 empregos. É um bom exemplo de como a saúde pode também gerar renda”, afirmou o deputado.

“Esses trabalhadores vão investir seus salários no comércio local, vão matricular seus filhos nas escolas daqui, vão frequentar restaurantes, fazendo a economia girar. É isso que nós queremos”, finalizou.

Investimentos

O vice-governador Ricardo Ferraço, que também é secretário estadual de Desenvolvimento, destacou que o Espírito Santo recebeu recorde de investimentos no ano passado, totalizando R$ 11 bilhões nos 78 municípios.

Ferraço destacou a importância do Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, um investimento de R$ 127 milhões que vai dinamizar a economia regional.

O aporte vai possibilitar a importação de aeronaves e impulsionando atividades como rocha, petróleo, agricultura, pesca e turismo.

Ele destacou também a importância da implantação do Ramal Anchieta, uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) entre Santa Leopoldina e Anchieta.

O projeto prevê uma linha tronco com extensão de cerca de 80 quilômetros e uma conexão com o Porto de Ubu e pátio ferroviário, totalizando aproximadamente 20 quilômetros de extensão.

A obra deverá contribuir também para dinamizar a economia do Sul e o objetivo é ampliá-la depois até o Porto Central, em Presidente Kennedy.

Licenciamento ambiental

Secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, que também é do União Brasil,  falou sobre a importância da nova Lei de Licenciamento Ambiental, para estimular investimentos.

A lei foi aprovada em dezembro na Assembleia Legislativa, com voto favorável de Bruno Resende.

“A nova lei tem três princípios básicos: padronizar, simplificar e acelerar o licenciamento ambiental. O licenciamento nada mais é do que um check list, com muita técnica, mas é uma lista. E precisamos ser ágeis nas respostas ao empreendedor”, disse Felipe.

Parques estaduais

Felipe falou também sobre o potencial turístico a ser desenvolvido com a concessão dos parques estaduais, processo iniciado em janeiro deste ano, com a contratação da empresa Ernst & Young Global Limited.

Ela vai estudar potencialidade e fragilidades dos parques e propor uma modelagem de concessão para a exploração econômica do uso público.

Entre os parques, estão: Mata das Flores e Forno Grande, em Castelo; Paulo César Vinha, em Guarapari; Pedra Azul, em Domingos Martins; e Cachoeira da Fumaça, situado entre os municípios de Alegre e Ibitirama.

A região tem grande potencial turístico, gerando novas oportunidades de emprego e renda.

Banco do Nordeste

O Superintendente do Banco do Nordeste, Lourenzo de Oliveira, destacou que, pela legislação federal, o banco tem sua atuação com juros subsidiados restrita à região da Sudene.

Poderá atuar em todo o Espírito Santo, inclusive no Sul, com o microcrédito, o que poderá beneficiar as prefeituras.

O presidente da CDL, Celso Costa, agradeceu a realização do debate e a atuação do deputado.

“Esta é uma mobilização que levamos muito a sério, porque precisamos retomar o potencial da Região Sul, que conta com 28 municípios, tendo Cachoeiro de Itapemirim como polo regional”.

Os debates devem prosseguir em grupos de trabalho para mobilizar as lideranças locais, promovendo a melhoria do ambiente de negócios e favorecendo a atração de novos investimentos. “Esse é um trabalho que depende de cada um de nós”, destacou o deputado.

Bruno Resende

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –

Com André Hees

Aqui Jardim Camburi | Consumidor: Drogasil e Drogaria Pacheco têm número de telefone que não atendem. Pague menos também

PERFIL | Eder Amaro: pastor, professor e empreendedor

Renato Fischer | Assim caminha a humanidade

Aqui Jardim Camburi | Prefeito Lorenzo Pazolini inaugura cobertura da quadra esportiva da Praça Nilze Mendes

Coluna Xeque Mate | Paulo Cesar Vieira: o Xadrez mudou minha vida | Estreia da Coluna dedicada ao Rei, Rainha, Peão

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.