Novela
Gravado nos EUA, álbum tem produção musical da artista, Pupillo e Adrian Younge
Céu descobriu-se compositora durante uma temporada no Lower East Side, em Nova York.
Naquele início dos anos 2000, impactada pela performance das MCs pretas e porto-riquenhas nas ruas do bairro, a intérprete principiante foi tomada de uma liberdade extrema para manifestar-se através da própria música.
Esse destemor está no álbum de estreia, Céu (2005), registro indicado tanto ao Grammy Awards quanto ao Grammy Latino, destaque em diversas paradas de sucesso pelo mundo e na Billboard, tornando-se um dos discos brasileiros mais vendidos na história dos Estados Unidos.
Uma intrepidez que segue pautando a singular trajetória transnacional laureada com prêmios renomados e, o não menos importante, reconhecimento do público que se identifica muitíssimo com ela.
Em 2023, Céu retornou aos EUA, dessa vez para Costa Oeste, e lá concebeu Novela (Urban Jungle/ONErpm), sexto álbum de canções inéditas da carreira, que chegou às plataformas digitais no dia 26 de abril.
Gravado no Linear Labs Studio, em Los Angeles, a produção é assinada pela artista paulistana, pelo músico e produtor pernambucano Pupillo – ex-baterista da Nação Zumbi, e pelo multi-instrumentista e arranjador americano Adrian Younge.
Em Novela, despontam tecnologias ancestrais, cura, cremosidade, bolero, estrelas lustradas, ecos da soul music, coisas da terra, rap e sussurros aos guias.
Na totalidade do registro, a reafirmação do destemor da autora, comprometida com seu tempo, na complexidade e na beleza da lida criativa. Tendo, desde sempre, a diversidade da música brasileira no horizonte.
Novela
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com Carol Pascoal
Dólar em abril | Luiz Felipe Bazzo: fechamento de mercado da semana | Análise do dólar em abril