Capital Estadual da Bocha
COLUNA AQUI LINHARES | VALE DO RIO DOCE/ES
Don Oleari & Cunha Junior
O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou na última terça-feira (26) a Lei n° 12.269/2024 que confere ao município de Linhares o título de Capital Estadual da Bocha.
A proposta, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), reconhece a importância histórica, cultural e esportiva da bocha para a região.
Com inúmeros espaços dedicados à prática do esporte, incluindo áreas na zona rural, Linhares preserva uma tradição que chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos, no início do século XX.
Reconhecimento aos Pioneiros
O deputado Lucas Scaramussa destacou que a lei presta uma homenagem a todos que ajudaram a difundir a bocha na cidade, com destaque para figuras como o apreciador do jogo Dari Mora.
“Fico muito feliz com esse reconhecimento, principalmente para todos que ajudaram a propagar esse esporte”, afirmou o parlamentar.
Inclusão Social e Esporte Paralímpico
Scaramussa ressaltou ainda o papel inclusivo da bocha, que desde 1984 faz parte das modalidades disputadas nas Paralimpíadas.
“Por ser uma atividade desafiadora, é muito recomendada para pessoas com disfunções motoras, uma vez que possibilita o desenvolvimento da coordenação, promovendo uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação”, destacou.
Berço da Tradição e da Competição
O município realiza anualmente o Campeonato Municipal de Bocha, que já ultrapassa a 20ª edição.
Em 2023, também incluiu crianças e adolescentes com deficiência, integrando a modalidade ao Festival Paralímpico das Loterias Caixa.
A nova lei reforça o papel de Linhares como referência estadual no esporte, perpetuando uma tradição que une cultura, história e inclusão.
Capital Estadual da Bocha
Consciência? Negra, branca, incolor? Ou consciência humana?
Renato Fischer | O vinho e seus efeitos
Gestão | Pedro Signorelli | Existe equidade no seu ambiente de trabalho?
Costurando a Vida! Sugestão de leitura de Joel Rangel
Com Flavio de Almeida Santos
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari