cobertura vacinal infantil
COLUNA AQUI ARACRUZ | Norte do ES
CUNHA JR
A Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria da Saúde (Semsa), alcançou importantes resultados no cumprimento das metas de cobertura vacinal infantil.
A cidade superou as expectativas para várias vacinas, alcançando taxas notáveis de imunização. Entre os destaques:
BCG (Tuberculose): Cobertura de 97,80%, superando a meta de 90%.
Pneumo 10: Cobertura de 101,50%, ultrapassando a meta de 95%.
Hepatite A: Cobertura de 103,23%.
Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola): Cobertura de 105,04%, ultrapassando a meta de 95%.
HB (Hepatite B): Cobertura de 97,48%.
Pentavalente: Cobertura de 97,32%.
Poliomielite (Paralisia Infantil): Cobertura de 97,09%.
Rotavírus: Cobertura de 99,29%.
Meningo C: Cobertura de 98,35%.
Esses resultados refletem o empenho da gestão na promoção da saúde pública, garantindo que as crianças estejam protegidas contra doenças graves.
A Prefeitura destaca a importância contínua da imunização para erradicar doenças, como sarampo, caxumba, poliomielite, gripe, entre outras, e prevenir futuras epidemias.
Estudantes da Rede Municipal de Ensino são aprovados em cursos do (IFES)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), promove o Projeto Rumo ao Sucesso, um curso preparatório voltado para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Este projeto, realizado durante o ano letivo, visa incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos, preparando-os para ingressar em instituições de ensino superior, com destaque para o IFES, SESI/SENAI e outras.
Em 2024, o projeto teve excelente desempenho, com 32 alunos da rede municipal aprovados nos cursos de Mecânica, Técnico em Mecânica, Química e Técnico em Química do IFES.
As EMEFs (Escolas Municipais de Educação Fundamental) envolvidas no sucesso do projeto incluem as unidades Ezequiel Fraga Rocha, Luíza Silvina, Zilca Vieira Bermudes, Maria Inês, Paulo Freire, Santa Cruz, Placidino Passos e Luíza Silvina.
Esse resultado reafirma a importância do Projeto Rumo ao Sucesso como um estímulo para os jovens de Aracruz, abrindo portas para o futuro educacional e profissional dos estudantes.
Shows regionais e queima de fogos vão celebrar a chegada de 2025
O município de Aracruz, ao longo dos últimos anos, tem se destacado pelo incentivo à cultura local e pelo apoio aos artistas da cidade.
Para encerrar o mandato com chave de ouro, a gestão traz o Réveillon 2025, uma grande festa de virada que celebra a cultura aracruzense com atrações majoritariamente locais.
O evento, que já é uma tradição no calendário da cidade, ocorrerá nas praias de Barra do Sahy, Santa Cruz e Mar Azul, com início às 20h.
Confira a programação do 31 de dezembro:
Barra do Sahy:
20h – Amaradzaia
23h – Matheus Emis
01h – Amanda
Mar Azul:
20h – Billy Band
23h – Banda Essência
Santa Cruz:
20h – Engesamba
23h – Fernanda Pádua
01h – Ton Oliver
Com um line-up recheado de talentos locais, o Réveillon 2025 promete ser uma celebração vibrante da música e cultura de Aracruz, envolvendo toda a comunidade nas festividades de Ano Novo.
Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou uma importante operação de fiscalização no município de Aracruz, focada no combate aos cativeiros ilegais de fauna silvestre.
A ação, organizada pela Coordenação de Fauna (CFAU) do Iema, resultou na apreensão de 49 aves mantidas de forma irregular, além de materiais utilizados para a captura e manutenção dos animais, como alçapões e gaiolas.
Em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA), a operação faz parte de um esforço contínuo em todo o estado para combater a captura, o tráfico e o comércio ilegal de fauna silvestre.
Entre as espécies resgatadas, estavam animais como o papagaio-chauá, coleiro, papagaio-moleiro, bicudo, sabiá-laranjeira, azulão, corrupião, caboclinho e canário-da-terra.
O Iema incentiva a população a denunciar práticas ilegais.
As denúncias podem ser feitas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital através da seção “Denúncias” no site oficial do Instituto.
cobertura vacinal infantil
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Gratz repercussão | José Carlos Gratz está voltando. Veja e ouça o vídeo