Crise e desafios
ELEIÇÃO 2024
ESPECIAL SEGUNDO TURNO
Da Redação | Don Oleari PN – Com informações da Assessoria de Imprensa
O município da Serra enfrenta sérios problemas em áreas essenciais para seu desenvolvimento, com dados alarmantes em educação, saúde e segurança.
O candidato a prefeito Pablo Muribeca (Republicanos), em meio a um cenário desafiador, aborda a necessidade urgente de mudança na gestão do município, que, segundo ele, está “paralisado por uma guerra de poder há quase 30 anos”.
Educação em Queda
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), apenas 26% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas em creches na Serra, bem abaixo das médias nacional (37%) e do Espírito Santo (37%), revela o candidato.
Além disso, o município apresenta uma das piores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais, com uma pontuação de 5,5.
Essa situação é apenas superada por Apiacá e São Mateus entre os 78 municípios do Espírito Santo, conforme dados de 2023 do MEC.
Aumento da Violência
Pablo também está atento aos índices de violência.
A violência contra as mulheres também é alarmante, com quatro feminicídios registrados em 2024 e 1.755 casos de violência doméstica até setembro. Esses números refletem uma realidade preocupante que demanda atenção urgente, afirma o candidato a prefeito da Serra.
Poluição e Saúde
Nos últimos quatro anos, a Serra se tornou um dos municípios mais poluídos do Brasil.
Segundo o relatório da World Air Quality 2023, o município lidera o ranking de poluição no estado do ES, com um índice de 9,3, que ultrapassa em uma a duas vezes os limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, o município enfrenta uma grave falta de atendimento na área da saúde, com mais de 50 mil habitantes sem acesso a água potável e 180 mil sem saneamento básico.
Propostas para a Mudança
Em meio a esse cenário desafiador, o candidato a prefeito Pablo Muribeca (Republicanos) destaca a necessidade urgente de mudança na gestão do município, que, segundo ele, está “paralisada por uma guerra de poder há quase 30 anos”.
Muribeca propõe a construção de quatro creches de tempo integral por ano, enfatizando que o investimento em educação é fundamental para combater a violência contra as mulheres, proporcionando oportunidades para mães enquanto seus filhos estão acolhidos.
Ele planeja abrir uma delegacia da mulher em Serra Sede, com foco em prevenção, cuidado e conscientização.
Em relação ao meio ambiente, Muribeca pretende estabelecer parcerias com empresas para criar programas que reduzam a poluição, ressaltando a falta de cuidados com a saúde ambiental do município.
Orçamento
De olho no orçamento, Pablo está convicto de que pode fazer a diferença ao concentrar recursos em projetos e programas que mudem os números apresentados.
“A receita prevista para 2024 é de R$ 2,6 bilhões. É possível fazer a diferença”, afirma Muribeca, chamando a população a se mobilizar por um futuro melhor.
Cocentração em Laranjeiras nesta terça
A coordenação da campanha está convidando para a grande concentração que será realizada nesta terça-feira, 22, em Laranjeiras.
Crise e desafios
HaiKais | Uma mesma data e dois motivos diferentes de lembrança | HaiKais, de Marien Calixte | 23/12
HaiKais | Uma mesma data e dois motivos diferentes de lembrança | HaiKais, de Marien Calixte | 23/12
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari