CRJ
Estúdio para atividades audiovisuais, fotografia e produção musical.
O Laboratório de Potencialidades Capixabas (LabPocas) do Centro de Referência da Juventude (CRJ) São Torquato, em Vila Velha, foi inaugurado nesta terça-feira, 6.
O LabPocas vai atender à demanda da juventude que frequenta o CRJ com atividades audiovisuais, fotografia, podcast e produção musical.
A inauguração teve o lançamento do documentário “Cantos de Quebrada”, oficina de Dj e produção musical, gravação do 1º PodComunidades, além de corte de cabelo e sobrancelha.
A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, participou da inauguração e destacou que os LabPocas são espaços de desenvolvimento da economia criativa e atende ao interesse das juventudes atendidas em cada território.
“Estes espaços são criados e contribuem no desenvolvimento de projetos diversos de comunicação, fotografia, música, gastronomia, colaborando para formação e geração de renda de nossa juventude.”
O Governo do Espírito Santo tem parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e desenvolve o projeto “Metodologia de Redes de Economia Criativa de Base Comunitária”, que prevê o acompanhamento de professores e alunos da instituição na implantação ou execução dos Lab Pocas, dando suporte de conhecimento às equipes dos CRJ para garantir que os espaços funcionem plenamente, transformando as comunidades.
LabPocas
Os Laboratórios de Potencialidades Capixabas (LabPocas) são espaços reservados nos Centros de Referência da Juventude (CRJs) para implantação de atividades de economia criativa com o objetivo de dar opções de geração de renda aos jovens, fortalecendo a economia local. Cada CRJ tem, no mínimo, uma sala e recursos para implantação do projeto, que também pode contar com parceiros da iniciativa privada. Eles podem ser na área de estética, gastronomia, audiovisual, ou outros temas de acordo com a vocação da região.
Participantes dos Lab Pocas são jovens de 15 a 24 anos moradores de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus.
Estes são os municípios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Cada um dos 14 CRJs do Governo do Estado tem pelo menos um laboratório de economia criativa e pode ser utilizado de forma gratuita. O objetivo desse espaço é gerar renda e fortalecer a vocação econômica local, a partir da juventude de cada região.
Programa Estado Presente
Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida do Governo do Espírito Santo. O programa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), detinado à implementação de ações de prevenção e combate à violência.
O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
CRJ
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Com Simone Diniz
Coluna AQUI PRAIA DO CANTO | O lixo também é problema nos bairros classe A | 6/2
Renato Fischer | Conversas de Consultório (e afins) | 3/2
Favoritas Rio-SP | Carnaval 2024: Betfair analisa escolas de samba favoritas no Rio e em SP