Cultura Escolar exposta em Livro
Coluna
AQUI ARACRUZ| Norte do ES
Cunha Junior
Aracruz recebeu na última sexta-feira, 18 de outubro, a visita da fotógrafa Liz Wood, da Editora Aprende Brasil, que faz parte do Grupo Positivo, um dos principais grupos educacionais do país.
Liz esteve no município para conhecer e registrar as iniciativas de ensino e aprendizagem nas escolas Pluridocente Indígena (EMPI) Irajá e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amália Coutinho, localizadas em Barra do Riacho. A visita busca destacar as práticas educacionais desenvolvidas nessas instituições e o impacto positivo na comunidade.
A primeira escola visitada por Liz Wood foi a EMPI Irajá, onde as crianças estavam participando das atividades lúdicas do Baú da História, uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura e pela empresa Imetame.
Durante a visita, os estudantes também realizaram uma apresentação de uma roda de dança indígena, cantando na língua nativa, Tupinikim. Essa experiência rica e cultural proporcionou um momento de aprendizado e valorização das tradições indígenas.
Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados com o projeto Agente Canino nas Escolas
A Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria de Educação (Semed), em colaboração com a Polícia Civil do Espírito Santo, está implementando o projeto Agente Canino nas Escolas.
As atividades começaram neste mês de outubro na Emef Zilca Vieira Bermudes, em Vila Nova, e continuarão nas Emef Placidino Passos e Paulo Freire em novembro, atingindo mais de 1.100 estudantes.
O projeto foi idealizado pelo Agente de Polícia Civil e médico veterinário Jorge Morgado, que apresenta equipamentos policiais, como escudo, capacete e colete balístico.
Além disso, os alunos participam de palestras interativas que abordam temas como o respeito ao próximo e a importância da educação, promovendo uma experiência lúdica e educativa.
Jogos Escolares Municipais de Aracruz chegam a 25ª edição
A 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) começará na próxima quinta-feira, 24 de outubro. As quadras das escolas Paulo Freire e Placidino Passos serão os locais de disputa de jogos de vôlei e futsal nas categorias infantil, masculino e feminino.
As competições seguirão até 8 de novembro, reunindo centenas de estudantes de 21 instituições de ensino, incluindo escolas municipais, estaduais, federais e privadas.
Além das escolas mencionadas, as competições também acontecerão na escola Professora Maria Luiza Devens. Durante os sete dias de eventos, os jogos promoverão a prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os atletas.
As modalidades em disputa incluem atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e a novidade do vôlei de praia, que estreou na edição de 2023.
Adesão baixa em Aracruz para substituição gratuita de antenas parabólicas
A adesão ao serviço de substituição gratuita de antenas parabólicas em municípios como Aracruz, Água Doce do Norte, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Montanha, Nova Venécia, Pancas e Pinheiros tem sido abaixo do esperado.
Muitas famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal, inscritas no CadÚnico, ainda não receberam o kit que inclui receptor, antena, cabos e controle remoto, tudo de forma gratuita.
A situação é preocupante, pois 7 em cada 10 famílias com direito ao benefício na região não agendaram a troca da antena. Isso equivale a quase 15 mil famílias que podem perder o acesso à TV.
Para ter direito ao serviço, além de ser beneficiário de um programa social, é necessário ter uma antena parabólica tradicional já instalada.
O serviço é oferecido pela Siga Antenado, uma entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel no contexto do leilão do 5G. A organização incentiva as famílias a agendarem a substituição para garantir o acesso à programação televisiva.
Cultura Escolar exposta em Livro
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
HaiKais | Uma mesma data e dois motivos diferentes de lembrança | HaiKais, de Marien Calixte | 23/12