Quem somos[email protected]

Search

Dia Internacional da Merlot | Domenique Soler Rodrigues, da Wine, indica rótulos clássicos e descomplicados da Merlot | 6/11

Dia internacional da Merlot

Dia Internacional da Merlot

taca-de-vinho-e-pedra-azul-1-1-e1684368407948.jpg 17 de maio de 2023 26 KB
taça de vinho e pedra azul | Foto: Fabio Vicentini

Neste 7 de novembro comemora-se o Dia Internacional da Merlot. É uma uva que conquistou os corações dos enófilos – os apreciadores de vinhos – e merece um dia só para ela.

COLUNA MEU VINHO MINHA VIDA

Don Oleari, “Engólogo”

don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1.jpeg
Don Oleari, “Engólogo”

Com Bruno Cardoso Costa

A Merlot é típica da região de Bordeaux, na França.

Ela nasceu do cruzamento da Cabernet Franc com a Magdeleine Noire des Charentes e divide os holofotes com a Cabernet Sauvignon.

O pássaro Merle

Seu nome traz curiosidade, já que há histórias que se referem à cor de seus cachos maduros, de tonalidade escura, com a penugem do pássaro Merle (***), comum nos vinhedos da região.

Assim como um pássaro, a Merlot levantou voo e conquistou o mundo em cortes bordaleses, sendo  cultivada principalmente na França.

domenique soler
domenique soler

“Mas deu certo também nos Estados Unidos, Espanha, Itália, Chile, Austrália e sul do Brasil”, informa Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Domenique fala como quem está degustando uma taça de vinho da Merlot, a queridinha de muitos:

“Os vinhos elaborados a partir da Merlot costumam ter a cor vibrante, fruta em evidência, suavidade em sua textura e riqueza no sabor, com boa estrutura, taninos macios e acidez média. Seus aromas dominantes geralmente são de framboesa, cereja negra, chocolate, frutas cristalizadas e cedro. Em climas mais frios se destacam a groselha e as ameixas, enquanto em climas mais quentes, podemos sentir frutas negras maduras, como em geleias ou compotas, onde sentimentos um aroma um pouco mais adocicado”, aponta Domenique Soler Rodrigues.

Para curtir esse dia tão especial, que tal separar um bom rótulo elaborado com a Merlot para apreciar seus aromas e sabores enquanto divide o brinde com companhias especiais? Confira a seguir alguns exemplares para aproveitar este Dia Internacinal da Merlot:

1- Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2014

Para brindar com um clássico vinho da região de Bordeaux, a indicação  é o Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2014, um blend especial com 84% de Merlot potente, com taninos presentes, boa acidez e notas de seu amadurecimento. O interessante é que 40% deste vinho passa 15 meses em barricas novas de carvalho e o restante  amadurece durante 12 meses em barricas de carvalho de segundo uso. Sem dúvida, tem grande potencial para uma experiência marcante!

https://www.wine.com.br/vinhos/chateau-de-la-riviere-a-o-c-fronsac-2014/prod23657.html

2 – Dark Horse Merlot 2018

Produzido na Califórnia, o Dark Horse Merlot 2018 é uma escolha ideal para  conhecer o trabalho da enóloga Beth Liston, que une práticas enológicas para entregar vinhos de qualidade superior com ótimo custo benefício. É um vinho estruturado, com taninos presentes, frutado e com longo final. Perfeito para celebrar a data!

https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-merlot-2018/prod24996.html

3 – La Mora D.O.C. Maremma Toscana Merlot 2020

Para degustar a variedde cultivada na região de Maremma Toscana, que virou uma D.O.C. em 2011, a recomendação é o La Mora D.O.C. Maremma Toscana Merlot 2020. Frutado, de médio corpo, refrescante e com taninos sedosos, esse vinho irá acompanhar seus momentos especiais.

https://www.wine.com.br/vinhos/la-mora-d-o-c-maremma-toscana-merlot-2020/prod26455.html

4 – U by Undurraga Valle Central Merlot 2020

Para uma opção jovem e descomplicada, vale experimentar do U by Undurraga Valle Central Merlot 2020. Elaborado pela renomada Vinícola Undurraga, é um exemplar jovem, fácil de beber, frutado, com taninos macios e acidez agradável. Harmoniza muito bem com risos fáceis e momentos alegres!

https://www.wine.com.br/vinhos/u-by-undurraga-valle-central-merlot-2020/prod27389.html

5 – Montes Classic Series D.O. Valle Central Merlot 2022

Para fechar com chave de ouro, a dica é o Montes Classic Series D.O. Valle Central Merlot 2022. Elaborado pela Montes Wines com o intuito de representar o que de melhor o terroir chileno pode apresentar, traz um blend de Merlot e Carménère macio e harmonioso, de médio corpo, com rica acidez natural e muita elegância.

https://www.wine.com.br/vinhos/montes-classic-series-d-o-valle-central-merlot-2022/prod29635.html

a-do-melro-outra.jpg
6 de novembro de 2023
18 KB
Melro ou Graúna

Um brinde especial para ela neste Dia Internacional da Merlot, um dia de celebração. Escolha o rótulo que mais combina com você e se delicie. Será um momento inesquecível neste Dia Internacional da Merlot!

(***) Na França, o pássaro negro é chamado de ‘Merle’, que deu origem ao nome da uva. No Brasil é o nosso Melro, ou Merlau ou Graúna. É uma ave de plumagem escura e acetinada que aprecia muito comer uvas viníferas maduras.

rubens-pontes-outrra.jpg 14 de outubro de 2023 9 KB
rubens pontes, jornalista

Não por acaso, registra a crônica do Melro, sua uva favorita é das mais cultivadas no mundo. Advinhem qual?

Exatamente, a Merlot, cujos vinhos são adorados pelo nosso Colunista Senior, o jornalista Rubens Pontes, autor da coluna Aqui Rubens Pontes | Meus poemas de sábado no Don Oleari Portal de Notícias,. Certamente, neste Dia Internacional da Merlot, Pontes vai festejar degustando algumas taças de um Merlot. (Don Oleari).

Viva o Dia Internacional da Merlot! Vivaaaaaaa!

Dia Internacional da Merlot

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Trem da Alegria do Jorge Boca III | Presidente do Crea-ES foi generoso com entidades: mais de R$ 5 milhões de janeiro a setembro de 2023 | 6/11

Futuro da Educação foi tema da Conferência Intermunicipal no Senac de Santa Teresa/ES | 6/11

Pequenas e médias empresas crescem 6,9% em setembro | 0/00

Webmotors revela pesquisa sobre carros usados de até R$ 50 mil mais buscados no Brasil no terceiro trimestre de 2023 | 4/11

Dia Nacional do Livro e seus desdobramentos no Brasil e no Mundo | 4/11

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.