Estácio vai capacitar
A Estácio, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), capacitará mais de 75 mil alunos em fundamentos de computação na nuvem até dezembro de 2024.
O projeto visa preparar os estudantes para as demandas do mercado de trabalho, especialmente para profissões emergentes como engenheiro de confiabilidade do site, engenheiro de plataforma e engenheiro de nuvem.
Essa iniciativa surge em resposta a uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2020, que previu um grande crescimento na área de computação em nuvem até 2025.
O mercado de tecnologia em nuvem no Brasil e na América Latina tem um potencial significativo, com projeções de até 8,6 milhões de empregos até 2038. Além disso, muitas empresas brasileiras esperam se transformar em negócios de IA até 2028, destacando a crescente importância da nuvem e da inteligência artificial.
Em 2023, a Estácio já capacitou 14.648 alunos e professores, atingindo 19% da meta anual. Em 2024, esse número aumentou para 50.584 até maio, representando 67% da meta. A capacitação inclui eventos como o AWS Discovery Day e o curso AWS Cloud Practitioner, com os melhores alunos recebendo vouchers para certificação.
Flávio Murilo, Diretor Nacional de Ensino da Estácio, ressaltou a importância da tecnologia na democratização do ensino.
“A colaboração com a AWS permite equipar nossos alunos com habilidades práticas e relevantes, preparadas para os desafios do mercado de trabalho moderno. Estamos comprometidos em expandir o impacto positivo para além dos cursos de tecnologia”, afirmou.
O projeto também inclui o BootCamp de Empregabilidade Estácio, que explora competências técnicas e comportamentais.
Em maio, o BootCamp realizado no Rio de Janeiro contou com a participação de 39 alunos e seis empresas parceiras, resultando em contratações e engajamento em processos seletivos. Entre as empresas estavam Capgemini, UOL EdTech, Select Soluções, RealCloud, NuageIT e QUARTOMUNDO.
Anna Flávia, estudante de Ciência de Dados na Estácio, conseguiu um emprego durante o BootCamp e destacou os benefícios da capacitação.
“O programa abriu muitas oportunidades de emprego em diversas indústrias e me permitiu expandir minha rede de contatos profissionais”, afirmou.
Paulo Cunha, diretor da AWS para o setor Público no Brasil, enfatizou a importância de oferecer oportunidades de aprendizado.
“É essencial preparar as novas gerações com as ferramentas para moldar o presente e criar o futuro”, disse.
Para aqueles que ainda não são alunos da Estácio, a AWS oferece mais de 500 cursos gratuitos no portal AWS Skill Builder. Além disso, o curso gratuito Prepara Tech da Estácio é ideal para quem deseja explorar o setor de TI.
A Estácio
Com mais de 53 anos de experiência acadêmica, a Estácio é líder em inovação educacional no Brasil. Oferece uma ampla gama de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional. Presente em 25 estados e no Distrito Federal, e com mais de dois mil polos de educação à distância, a Estácio é reconhecida por sua excelência acadêmica e compromisso com a responsabilidade social. Saiba mais em estacio.br.
Estácio vai capacitar
Edição, Don Oleari – [email protected] –
Com Vitor Vicentis
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Aracruz avança no estadual feminino de Beach Soccer
Flamengo empata com o Palmeiras, Botafogo perde para o Juventude e Vasco vence com polêmica
Copa ES: Desportiva vence Real Noroeste e segue viva na competição