Amiloidose
Reproduzido o primeiro da série, vamos reproduzir Amiloidose II e logo depois um amplo informe sobre o grupo farmacêutivo que desevolve pesquisas em parceria com a Faculdade de Medicina de Riberião Preto/SP.
ESPECIAL | Doenças Raras
DON OPEARI PESQUISA
Don Oleari
A amiloidose é de um grupo de doenças que se caracteriza pela deposição de proteínas em alguns órgãos, como coração e rins.
NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari |
A partir deste artigo, o Don Oleari Portal de Serviços vai publicar outros dois com um apanhadão sobre o que se faz no Brasil Varonil Céu de Anil no campo da pesquisa sobre essa doença rara.
Ela faz parte de um amplo espectro de cerca de 8 mil doenças raras, conforme tivemos oportunidade de ouvir de especialistas.
O incrível disso tudo é que uma grande maioria de médicos, incluindo neurologistas, desconhecem completamente a Amiloidose. E não são médicos novos, inexperientes. Muitos médicos, já bastante rodados, que já rodaram bolsinha pelas rodovias da vida, dizem sem qualquer constrangimento: “nunca ouvi falar”.
Pois bem. Há tempos queria entrar nesse campo para – quem sabe? santa ambição – tornar o nosso jornal um raro veículo a acompanhar estudos, ouvir especialistas, enfim, ser tipo um porta-voz dos que podem dizer com sabedoria e conhecimento qualé a das doenças raras.
Muito difícil. Todos da área trabalham muito, estudam muito, pesquisam muito. Sem tempo pra dizer ao Brasil das lambanças federais dos reis de Brasília que existe um Brasil que funciona, que realiza pesquisas de primeiro mundo, associado a grupos poderosos mega nacionais,
Dedico esta série a alguns desses denodados, de cujo empenho e dedicação sou testemunha por vivenciar o tema dia a dia. Só lamentando que não tenham tempo nem ferramentas para exercitar outra ferramenta especial, que é a Comunicação (Don Oeari).
ARTIGO |
Vanessa dos Santos (***)
A doença é rara e acomete tanto homens quanto mulheres. Quando acomete o coração pode levar a arritmias e insuficiência cardíaca.
É um grupo de doenças caracterizadas pela deposição de proteínas em determinado órgão. Ela resulta da conversão de proteínas solúveis em agregados não solúveis que formam fibras amiloides.
Essa proteína pode se depositar em diversos órgãos, sendo os mais comuns o coração, fígado e rins. A deposição pode ocorrer de várias formas e, com isso, desenvolver diversas formas clínicas. É uma doença potencialmente letal.
O rim é um órgão bastante afetado e, se não tratada, a doença pode evoluir para uma insuficiência renal e até mesmo a morte. Quando afeta o coração, a doença pode levar a uma disfunção sistólica, arritmias e insuficiência cardíaca.
Podemos classificar a amiloidose em três tipos: primária, secundária e hereditária.
Na amiloidose primária, a causa é desconhecida e o acúmulo acontece principalmente no coração, tireoide, fígado e rim.
A amiloidose secundária é resultado de outras doenças, como tuberculose, artrite reumatoide, entre outras.
Na forma secundária, o acúmulo tende a ser no baço, fígado, rins, adrenais e linfonodos.
Já a forma hereditária é uma forma que afeta nervos e alguns outros órgãos. Essa última forma é comum em indivíduos de Portugal, Suécia e Japão. Existe ainda uma forma de amiloidose relacionada com a doença de Alzheimer.
É uma doença rara, de causas desconhecidas e de difícil diagnóstico, uma vez que não possui sintomas muito específicos.
A suspeita ocorre quando alguns órgãos começam a ter suas funções reduzidas e o paciente apresenta sangramentos sem razão. O diagnóstico pode ser confirmado através de biópsias e aspiração da gordura subcutânea.
O tratamento nem sempre é necessário. Quando ela é derivada de outra doença, o tratamento dela pode reverter a amiloidose.
Quando o tratamento se faz necessário, baseia-se no uso de medicamentos que tentam diminuir inflamações e fazer com que a proteína amiloide regrida.
O acúmulo também pode ser removido cirurgicamente e, algumas vezes, torna-se necessário um transplante de órgão.
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/doencas/amiloidose.htm
Foto de capa: Richet
https://richet.com.br/clientes/novidades/o-que-e-a-amiloidose-quais-sao-os-seus-tipos-e-como-ocorre
Amiloidose
Encontro Mulheres do Agro 2024 será realizado sexta-feira na Feira de Agronegócios Cooabriel
MAM Educativo oferece cursos gratuitos do Programa Igual Diferente no segundo semestre de 2024
Eleições no ES terão “juiz de garantias”; especialista explica o que muda