Federação das Apaes
DA REDAÇÃO DON OLEARI PN
No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado ontem, 2 de abril, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) reforçou a importância do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Apesar dos avanços, a entidade alerta para a necessidade de ampliar os serviços oferecidos no estado.
Atualmente, as Apaes capixabas atendem cerca de 3.800 autistas, oferecendo suporte em saúde, educação e capacitação profissional.
Um exemplo desse trabalho é a Apae de Colatina, que mantém um Centro de Tratamento de Autistas (CTA), integrando serviços clínicos e educacionais.
A unidade realiza aproximadamente 2.000 atendimentos clínicos por mês, com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais.
Além disso, cerca de 320 alunos frequentam diariamente o setor educacional. “Esses atendimentos são um ideal que buscamos para todas as unidades do estado e estamos lutando por isso”, afirma Arthur Emílio Cossete de Medeiros, diretor da Apae Colatina.
Uma das conquistas recentes da Feapaes-ES foi a implantação do Serviço Especializado de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (SERDIA) nas Apaes capixabas.
O serviço, resultado de anos de articulação, já está presente em mais de 30 cidades. “Fomos protagonistas na articulação da lei para implantação do SERDIA e na estruturação desse serviço nas Apaes. Um trabalho coletivo, desenvolvido ao longo de anos e que gerou um impacto histórico para o movimento apaeano capixaba, beneficiando milhares de pessoas”, destaca Gaburo.
Federação das Apaes
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Vitória recebe 7ª edição do InovaES | Cidades Inteligentes
Cine Queimado abre as portas: Serra agora tem cinema grátis e fora do shopping
Condomínios pedem que moradores evitem gemidos e gritos durante o sexo