Quem somos[email protected]

Search

​Aqui Vila Velha | Festa da Penha reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas batendo recorde de público

festa da penha

Festa da Penha

COLUNA AQUI VILA VELHA | Grande Vit/ES

Redação: Don Oleari PN

A Festa da Penha reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas durante os nove dias do evento, de acordo com estimativa da Mitra Diocesana da Igreja Católica, responsável pela organização da festa.

Mesmo com essa quantidade de pessoas, esses dias de homenagem e devoção à Padroeira do Espírito Santo, de 31 de março a 8 de abril,  foram marcados por tranquilidade, sem qualquer ocorrência policial em torno das atividades do evento em Vila Velha.

Devotos no Parque da Prainha

Para receber o público ao longo dos dias do evento, a Prefeitura de Vila Velha executou diversos serviços e montou várias estruturas para garantir o bem-estar dos devotos.

Este ano, parte da festa aconteceu no Parque da Prainha, que foi inaugurado recentemente, e reuniu milhares de devotos. Um primeiro balanço de evento registra números recordes.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde montou um posto de atendimento, onde foram feitos mais de 100 atendimentos aos que tiveram mal-estar.

Cefaleia e alteração na pressão arterial foram as principais queixas, todas sem gravidade. De sexta a segunda-feira foram aplicadas 912 doses de vacinas contra a dengue, influenza e covid.

As ambulâncias, além de acompanharem as romarias, ficaram posicionadas de forma estratégica para melhor atendimento ao cidadão.

Limpeza

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha recolheu 67,4 toneladas de resíduos durante todo o evento no Parque da Prainha,

A força-tarefa de limpeza foi realizada por 600 garis, que desempenhavam suas funções diariamente das 6 horas da manhã até meia hora após a última demanda de evento de cada dia.

A coleta de resíduos foi feita três vezes por dia e contou com um caminhão compactador exclusivo, que ficou disponível para atender toda a região na coleta dos resíduos.

Parte do material coletado é reciclável e foi levado para a associação de coletores Revive, que possui parceria com o município.

Segurança

Durante os nove dias da Festa da Penha, em Vila Velha, não foi registrada qualquer ocorrência policial.

Além da Polícia Militar, todos os 350 agentes da Guarda Municipal de Vila Velha estiveram presentes nas atividades da Festa Penha.

As formas de patrulhamentos empregados foram ciclo patrulhamento, motopatrulhamento, agentes a pé e motorizados com viaturas.

Turismo

Os dois centros de apoio ao turista, instalados na Prainha e no Centro de Vila Velha, atenderam a mais de 20 mil pessoas. A festa gerou  receita para muitos setores econômicos da cidade.

A rede hoteleira de Vila Velha, por exemplo, registrou um ocupação de 80% no período.  Somente no sábado e domingo chegaram para a festa mais de 130 ônibus de excursão.

Pequenos empreendedores também foram beneficiados.

Foram 107 vagas para food trucks e ambulantes, no Parque da Prainha, além de várias categorias que realizam trabalho individual, como vendedores de pipoca, picolé, entre outros trabalhadores.

Em 2023, a contribuição dos artesãos individuais e artesãos da Economia Solidária na Festa da Penha foi considerada boa e o valor total comercializado atingiu a marca de R$ 14.920,00.

Este ano, houve um aumento significativo nas vendas em relação ao ano passado, e os artesãos conseguiram faturar R$ 33.162,2. Ou seja, 122,27% a mais.

Festa da Penha

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari – e Regina Trindade

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –

Aqui Jardim Camburi | Prefeito Lorenzo Pazolini inaugura cobertura da quadra esportiva da Praça Nilze Mendes

Coluna Xeque Mate | Paulo Cesar Vieira: o Xadrez mudou minha vida | Estreia da Coluna dedicada ao Rei, Rainha, Peão

Aqui Colatina | Parceria entre Casa dos Municípios da AL do ES e Prefeitura de Colatina distribui mudas de acerola para agricultores familiares

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank: Fechamento de mercado | O dólar, a bolsa…ou a vida!

Anilson Ferreira | Finalíssima do Capixabão 2024 será transmitida na TVE neste sábado,13

Com assessoria de imprensa da Prefeitura de Vila Velha

Kleber Galvêas | Pinturas e esculturas no Convento da Penha – Capítulo 3

Palestra aborda a fotografia do século 19 feita no Espírito Santo

Ziraldo | Perdemos dimontão: ele vai, mas sobrevivem Menino Maluquinho e sua obra

Mauricio de Sousa lamenta a morte de Ziraldo

Humor como Arma | SCCPP: Subversão Cômica Contra os Podres Poderes

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.