Geir Campos
Guiness Book: o município do Espírito Santo com mais escritores e poetas por metro quadrado. Enganou-se quem pensou em Cachoeiro de Itapermim.
COLUNA
AQUI RUBENS PONTES:
Meus poemas de sábado
O Estado do Espírito Santo, com sua área territorial de apenas 46.184 quilômetros quadrados, a quarta menor das unidades da Federação Brasileira, pode surpreender os que lêem sua História desde o aporte das caravelas de Cabral, mas, também, com justificado orgulho, por sua posição no “ranking” da inteligência criativa no campo da literatura brasileira.
Limitação geográfica também dentro de suas fronteiras não tem sido impedimento para o fenômeno fascinante dessa constatação.
Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Serra, são cidades de extenso movimento cultural, ganhando maior presença por sua ligação mais estreita com a Capital, Vitória, onde estão a sede da Academia Espírito-santense de Letras e de outras entidades e corporações de espectro nacional.
Mas há surpresas, agradáveis e orgulhosas surpresas, quando se constata que um pequeno município capixaba com apenas 11 mil habitantes relaciona 110 escritores lá nascidos, entre eles nomes com projeção mundial.
Guiness Book
Foi assim que a edição brasileira do Guiness Book, Livro dos Recordes, confirma ser o Município de São José do Calçado possuidor do maior número de escritores e poetas por metro quadrado, no Espírito Santo.
Conta-nos o historiador Alessandro de Paula ter sido criada na cidade, em 1991, uma das primeiras academias de letras do Espírito Santo, sob a presidência do escritor Edson Lobo Teixeira, fruto do idealismo dele próprio e de três mulheres escritoras. Joanna D’Augustini, Florisbela Soares e Nádia Teixeira Rezende.
Ocuparam cadeiras na Academia Calçadense de Letras nomes de destaque na vida cultural e política do Espírito Santo , entre eles o ex-ministro do Superior Tribunal do Trabalho José Carlos da Fonseca, o ex-governador Cristiano Dias Lopes, os professores da UFES Milton Teixeira Garcia e Lourismário Vieira de Rezende. A Academia mantém 40 membros efetivos necessariamente nascidos na cidade e outros 40 correspondentes.
A entidade é atuante, realizando concursos de poesia com alunos de escolas públicas e fazendo editar pelo menos dois livros por ano.
Entre todos e entre tantos, o Portal Don Oleari “pinçou” um nome para homenagear todos os intelectuais que deram com seu trabalho a projeção que desfruta a cidade de São José do Calçado, bem ao Sul do ES.
Manuel Bandeira confirma nossa escolha:
“Um habilíssimo artista”.
Alfredo Bosi, um dos mais importantes críticos brasileiros, sentenciou:
“Um dos virtuoses de sua geração.”
Geir Campos
Geir (Nuffer) Campos é uma personalidade que se impõe até por sua história de vida:
+ Professor ginasial no Colégio “Plinio Leite”, onde estudara, e no Colégio Figueiredo Costa, ambos em Niterói.
+Professor universitário na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
+ Piloto da Marinha Mercante, tripulando navios do Lloyd brasileiro;
+Combatente civil na Segunda Guerra Mundial,
+ Tradutor .
+ Poeta, estreou em 1950 com “Rosa dos Rumos”, ano em que teve poemas, contos e traduções publicados no antigo jornal ‘Diário Carioca.”
+ Radialista, em 1954, foi apresentador de um programa de meia hora na Rádio Ministério da Educação, “Poesia Viva”.
+ Jornalista, colaborou e assinou coluna em jornais do Rio de Janeiro, entre eles “Diário de Notícias” e “Diário Carioca”.
+ Tradutor, publicou em 1953 uma coletânea de poemas de Rainer Maria Rilke, Bretcht, Shakespeare, Sófocles, Whitma n, trabalho merecedor de um ensaio da professora Maria Thereza Coelho Ceotto, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Um detalhe pouco conhecido:
Geir Campos é o autor dos versos do Hino do Distrito Federal , musicado por Neusa Pinho França Almeida, publicado a seguir.
Para os leitores do Portal Don Oleari, espaço reservado para um dos poemas do grande nome da chamada “Geração 45”: Metanáutica.
Rubens Pontes
Jornalista
Letra: Geir Campos
Música: Neusa Pinho França Almeida
Geir Campos
https://notaterapia.com.br/2020/05/04/8-poemas-para-conhecer-geir-campos/
Ciro Gomes fica a apenas 4 pontos de Bolsonaro no Jornal Nacional no Rio e 6 em SP