Jerônimo Monteiro
Jerônimo Monteiro, ES, a Capital da Laranja
AGRICULTURA | Frutas
Don Oleari
Cumprimentamos o suplente de deputado Julio da Fetaes pela proposta, que amplia a visibilidade de Jeromin. E homenageamos a dois jeromenses amigos, parceiros e apoiadores do Don Oleari Portal de Notícias.
São eles: o jornalista Carlos Fernando Lima, nosso parceiro desde nosso programa campeão de audiência JORNAL AGROPECUÁRIO – Rádio Espírito Santo, 1981 a 1990; Jomar Federici, um jeromense apaixonado por sua terra e nosso colaborador, atualmente vivendo nos altos do Tirol, Sta. Leopoldina, depois de muitos anos na Áustria.
O município de Jerônimo Monteiro, ao sul do Espírito Santo, tornou-se a Capital Estadual da Laranja graças à proposta do suplente de deputado Julio da Fetaes (PT).
Julio é suplente do deputado João Coser, que se licenciou para concorrer à prefeitura de Vitória.
A Assembleia Legislativa/ES aprovou seu Projeto de Lei nº 434/2024, que confirma o pioneirismo do município no cultivo da fruta e o que ela representa na economia do município.
Com muita razão, Julio celebrou a aprovação:
“É uma grande alegria transformar Jerônimo Monteiro na Capital Estadual da Laranja. Isso valoriza o trabalho dos agricultores e a tradição do cultivo da laranja na região.”
Do ponto de vista econômico, o deputado acredita que a nova lei fortalecerá políticas para o cultivo da fruta, ampliando o mercado consumidor e criando novas oportunidades de negócios e empregos.
Variedades
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o cultivo da laranja em Jerônimo Monteiro começou há mais de 40 anos.
São cerca de 60 propriedades que colheram cerca de 3 mil toneladas de laranja em 2023.
As variedades cultivadas são laranja Bahia, Seleta, Lima, Salustiana, Pêra, Valência e Folha Murcha.
Atualmente, a laranja é a principal fonte de renda para muitas famílias deJerônimo Monteiro, abastecendo mercados locais e de estados vizinhos.
Parte da produção também é utilizada na fabricação de alimentos, bebidas e produtos de higiene.
O projeto aguarda sanção do governador Renato Casagrande.
Jerônimo Monteiro
Eduardo Costa e seus grandes sucessos neste sábado na Matrix Music Hall
Festival Agita entra na 2ª semana no Shopping Mestre Álvaro, Serra/ES
Felipe Rigoni quer entregar parques ambientais ao predatório turismo de massa
Com informações de Loureta Samora
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari