jogos eletrônicos
As equipes do Fluxo de FF, LoL e CS passam a contar com o apoio da Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, que é a primeira a apoiar um time de gamers
A Smart Fit é a nova patrocinadora do Fluxo, uma das maiores organizações de esportes eletrônicos do país. Essa é a primeira vez que uma academia patrocina um time de gamers no Brasil.
A logomarca da rede estará estampada na clavícula dos uniformes de quatro times do Fluxo, as equipes de Free Fire (FF) Mobile, de League of Legends (LoL), de Counter Strike (CS) e da line Crias Feminino, também de Free Fire.
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O início da relação com o mercado de games ocorre exatamente no momento em que o público aguarda o começo da temporada de campeonatos. A Smart Fit entende que, se em algum momento os games foram considerados territórios de nicho, hoje eles são mainstream: 78% dos brasileiros afirmam jogar jogos eletrônicos.
Entre os adultos, 38% dizem passar mais de 10 horas por semana em jogos – os dados são da pesquisa Newzoo, de 2022. No mesmo ano, o segmento movimentou US$336 bilhões no mundo, valor que supera música, filme e TV tradicional.
“A Smart Fit olha para todos os grupos e comunidades”, afirma Fábio Sakae, diretor de Marketing da empresa. Ele lembra, ainda, que o velho estereótipo da pessoa adepta de jogos eletrônicos como alguém sedentário é exatamente isso, ultrapassado.
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“Os gamers profissionais têm uma rotina de atleta, eles precisam do preparo físico adequado para enfrentar horas de jogos. O público sabe disso.”
O head de Growth da Smart Fit, Guilherme Costa, conta que a estratégia do patrocínio ao Fluxo está sustentada em três pilares principais. A audiência dos campeonatos é dominada por adultos entre 24 e 35 anos, exatamente o público-alvo da Smart. A geração Z, formada por adolescentes, é o segundo maior grupo do universo dos jogos.
“Quando essa turma considerar começar a frequentar uma academia, certamente a Smart Fit será lembrada, porque estamos falando com um público muito engajado e que valoriza as marcas apoiadoras da comunidade.”
Por fim, o Fluxo é a org. (como são conhecidos os times) de maior presença nos principais campeonatos.
As equipes do Fluxo se destacam no cenário de Esports dentro e fora do Brasil. O time de CS, por exemplo, acaba de retornar da França, onde participou do Major de Paris 2023, último campeonato mundial de Counter Strike: Global Offensive. O time de LoL passou uma temporada na Coréia do Sul treinando com a elite local.
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Eles voltaram ao Brasil há menos de um mês e neste final de semana estreiam no 2º split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). Já a equipe de FF Mobile do Fluxo está presente nos maiores campeonatos de Free Fire, jogo estilo battle royale mais jogado no Brasil.
Por sua vez, o time feminino do cenário emulador de Free Fire, o Crias Feminino, já é referência nas competições, tendo alcançado o primeiro lugar em nove campeonatos neste ano.
Allan Fernandes, chief business officer e sócio da 3C Gaming, agência responsável pela gestão do Fluxo:
“A parceria com a Smart Fit é um passo muito importante para o crescimento do Fluxo. Acreditamos que a entrada de uma marca reconhecida e respeitada fortalecerá nossa posição no cenário, além de ser uma influência positiva para todos que acompanham o time e os esports buscarem um estilo de vida mais saudável. Estamos animados com as possibilidades que essa parceria trará e ansiosos para explorar novas oportunidades juntos”.
Sobre a Smart Fit
O Grupo Smart Fit é líder do mercado de academias na América Latina e o quarto maior do mundo em número de clientes. Em fevereiro de 2023, o número de clientes ativos chegou a 4 milhões nas mais de 1.200 unidades da rede. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 13 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.
Edição, Don Oleari
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