Quem somos[email protected]

Search

Judd Allen: Uma cultura saudável precisa dar maior ênfase ao bem-estar mental | 19/9

Judd Allen
Judd Allen

Judd Allen, Ph.D. em Psicologia Comunitária e presidente do Human Resources Institute

Maior referência de cultura saudável nas empresas no mundo, o psicólogo Judd Allen faz conferência de abertura do 21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida nesta terça-feira, 19/9.

A pandemia teve um grande impacto na saúde mental e no bem-estar em muitas organizações. No Brasil, para a maior referência de cultura saudável nas empresas no mundo, Judd Allen, Ph.D. em Psicologia Comunitária e presidente do Human Resources Institute, a crise sanitária e a polarização política tiveram um efeito muito profundo e negativo nas questões mentais.

Por isso, é necessário, neste momento, desenvolver estratégias de medição e programação para apoiar atitudes e comportamentos que fortaleçam a saúde mental dos trabalhadores.

“Uma cultura saudável precisa agora dar maior ênfase ao bem-estar mental”, afirma Judd Allen.

Com muito mais pessoas trabalhando em casa ou em uma combinação híbrida de trabalho (home office e presencial), aumentou a conscientização sobre o impacto na saúde de subculturas importantes, como família e amigos. O local de trabalho não pode mais ser o epicentro dos esforços para abordar culturas saudáveis. É preciso ambientes de apoio no trabalho, em casa e na comunidade.

“Pela minha experiência, os brasileiros já estavam abertos ao apoio de seus colaboradores e familiares. Esta abordagem de trabalhar com amigos, família e colegas de trabalho para atingir objetivos de bem-estar é valiosa na nova configuração dos ambientes laborais. Inclusive, os programas de bem-estar devem proporcionar formação em apoio mútuo para a melhoria do estilo de vida”, garante o especialista.

Desafio da cocriação de culturas saudáveis

Judd Allen fará conferência de abertura no 21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV), que ocorre nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, na capital paulista.

Na oportunidade, ele vai falar sobre “O Desafio da Cocriação de Culturas Saudáveis no Trabalho e na Comunidade”, quando pretende explicar que a maioria dos programas de bem-estar concentra-se na iniciativa e na mudança individual, o que, de fato, é importante para a saúde das pessoas. Contudo, essas ações não abordam suficientemente a questão do apoio cultural.

“Precisamos adicionar iniciativas que mudem as normas culturais, mobilizem o apoio dos pares e à liderança, e promovam um clima social de apoio. O antigo debate questionava se deveríamos nos concentrar no indivíduo ou no meio ambiente. Esta é uma escolha falsa. A resposta correta é em ambas”, destaca o psicólogo.

Atuando desta forma, a cultura saudável consegue ser instalada e traz como benefícios aos trabalhadores e à organização:

  • melhoria do moral no trabalho;

  • maior sucesso na consecução dos objetivos de bem-estar.

Todos os anos, segundo o especialista, a maioria das pessoas tenta atingir uma ou mais metas de melhoria do estilo de vida, como atividade física, alimentação saudável ou redução do estresse. Sem apoio cultural, a maioria desses esforços de mudança falham após alguns meses.

“No entanto, com apoio, as pessoas alcançam mudanças duradouras e positivas”, salienta, dizendo que o interesse em vidas saudáveis e produtivas deve ser mútuo e ultrapassar as fronteiras profissionais típicas, tais como entre a gestão e os trabalhadores iniciantes.

“Um programa de bem-estar baseado na cultura promove um sentido de comunidade, uma visão partilhada e uma perspectiva positiva. Estes são os ingredientes de organizações saudáveis e produtivas”, ressalta.

Sustentabilidade

Mais uma vez participando do principal evento de qualidade de vinda no trabalho, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Allen revela que o tema do Congresso: “O Estado da Arte da Qualidade de Vida no Trabalho: Tendências, Cultura e Sustentabilidade”, é muito atual, pois é preciso ter  competências para criar culturas sustentáveis em casa, no trabalho e na comunidade.

“Esta é uma ótima oportunidade para compartilhar nossas melhores ideias e desfrutar da companhia de pessoas que pensam como você. Minhas participações anteriores foram muito informativas e animadas. O Brasil tem sido pioneiro na reflexão sobre qualidade de vida. Sinto-me honrado por fazer parte de um trabalho tão importante”, conclui Allen.

Judd Allen, Ph.D. em Psicologia Comunitária e presidente do Human Resources Institute

Acesse a programação do 21º congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Judd Allen

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Cinthia Milanez

Baleia Rossi ligou para Lelo Coimbra determinando uma só Convenção do MDB | Depoimento de Aecio Matos, do MDB de São Mateus | Coluna Pano de Fundo | 18/9

Manoel Goes | Nesta terça, exposição de pinturas de Joarez Romano e cenas do velho oeste na Casa da Memória de VV | 18/9

R9 cita seu maior ídolo, Zico, e fala sobre a infância: 47 anos de Ronaldo Nazário

Eleições 2024 | Psol decide disputar prefeitura de Vitória com deputada Camila Valadão | 17/9

Edilson Lucas do Amaral | Camila Valadão entra no jogo da Capital, na corrida pela prefeitura | 17/9

 

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.