Forró do Pontal do Ipiranga
Forró do Pontal do Ipiranga ganhará mais projeção depois do novo título.
COLUNA AQUI LINHARES | Vale do Rio Doce/ES
Don Oleari
O anualemnte celebrado Forró do Pontal do Ipiranga subiu de patamar: além de grande relevância por trazer milhares de apreciadores todos os anos para Lin hares, agora recebe o selo como “relevante interesse cultural”.
Realizado anualmente no balneário Pontal do Ipiranga, em Linhares, o autor do projeto aprovado e sancionado é o deputado Lucas Scaramussa (Podemos), que foi recentemente eleito prefeito do município.
O Forró do Pontal existe desde 1997 e faz parte do calendário de eventos de Linhares, contribuindo para o aquecimento do comércio local.
Neste ano, atraiu cerca de 30 mil participantes em três dias, movimentando cerca de R$ 5 milhões.
Tradicionalmente realizado em julho, o festival é realizado na quadra Geraldino Valfré, na Segunda Avenida do Pontal do Ipiranga.
Atrai turistas de várias cidades do Espírito Santo e de outros estados.
Para Lucas Scaramussa, o Forró do Pontal está na alma dos linharenses:
“o Forró do Pontal não é apenas uma manifestação artística, mas um patrimônio imaterial que carrega a história, os costumes e a alma do povo de Linhares”.
O prefeito eleito de Linhares enfatiza:
“Estamos protegendo um legado que é transmitido de geração em geração, representando a riqueza das tradições locais. O forró não é apenas uma atividade de entretenimento, mas uma expressão viva da comunidade, enraizada na cultura do município”.
Foto: Felipe Reis | Prefeitura de Linhares
Com informações de Flavio de Almeida Santos
Forró do Pontal do Ipiranga
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari