Literalta celebrou
ESPECIAL VARGEM ALTA | Região serrana/ES
Da Redação | Don Oleari PN – Com informações de Lucas Schuina
Fotos: Gabriel Assis
Com o tema “Terra Conta, Terra Canta”, a 3ª Literalta – Festa Literária de Vargem Alta, região serrana do Espírito Santo, celebrou a literatura, o livro, a diversidade e a póetica ancestral.
A programação cultural variada teve rodas de conversa, feira de livros, apresentações musicais e homenagens. No sábado (12), Dia das Crianças, ocorreu a Literaltinha, voltada ao público infantil.
A 3ª Literalta foi realizada no último dia 10 na Estação Ferroviária de Vargem Alta,
A abertura contou com uma apresentação da Banda Musical Presidente Lüebke, formada por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Lüebke.
Os estudantes saíram em marcha em direção à estação ferroviária entoando canções pelas ruas de Vargem Alta.
Durante o dia, foram realizadas quatro rodas de conversa com temas como “Vozes da terra – Poéticas e escritas das tradições indígenas” e “Literatura e poéticas acessíveis”.
A atriz e escritora Suely Bispo, convidada da terceira roda, destacou a importância do evento em dar visibilidade à literatura de forma ampla e inclusiva.
A programação incluiu também apresentações musicais e de artes integradas, como a apresentação do Caxambu “Fé, Raça e Um Só Coração”.
Um momento emocionante foi a homenagem a Nilda Castanheira, reconhecida por seu trabalho no Terreiro de Umbanda Casa de Oxalá.
A programação ainda teve leituras dramáticas e uma roda de leitura com o projeto Vila Quilombo, além de oficinas de rima e poesia para alunos da escola Presidente Lüebke.
O público adquiriu obras literárias na feira do livro e a festa foi encerrada à noite com shows de Eloá Puri e Ronnie Silveira.
Literaltinha
A 1ª Literaltinha, realizada no Dia das Crianças, teve como objetivo estimular a leitura e escrita de forma lúdica. A escritora Lilian Meneguci participou de uma roda literária, destacando a importância da literatura na formação de leitores, especialmente diante do uso excessivo de telas.
O projeto Planeta Contos apresentou narrativas e o projeto Brincariar ofereceu atividades de musicalização. Entre as atrações, houve uma parede de escalada e uma tirolesa, além de café da manhã e almoço gratuitos.
Uma das contrapartidas culturais da Literaltinha foi a doação de 33 livros infanto-juvenis para a Biblioteca Municipal Padre Zeferino Magnago, comobras de diversos autores.
A 3ª Literalta foi realizada pela Tangerinas do Deserto Produções, com recursos da Lei Paulo Gustavo e do Funcultura e apoio da Prefeitura de Vargem Alta.
Literalta celebrou
Ives Gandra | O amigo Antonio Delfim Netto
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari