maior exportador
“O Espírito Santo é o Brasil que vem dando certo e o setor de rochas ornamentais tem destacada participação na balança comercial. É um segmento empregador, gerador de renda e que evolui competitivamente”: Ricardo Ferraço, vice-governador e secretário de Desenvolvimento do ES.
Destaque nos mercados nacional e internacional, Governo do ES desburocratiza o setor para atrair novos negócios.
Na abertura da feira o secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, anunciou um decreto do Governo do Estado, que altera o Regulamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (RICMS) para simplificar as obrigações acessórias de empresas do setor de rochas ornamentais situadas no Estado.
“Inovação, tecnologias, apoio e investimentos público e privado que credenciam o setor a crescer. O fortalecimento do intercâmbio internacional abre novas oportunidades para o Espírito Santo. Hoje anunciamos o decreto estadual para desburocratizar e incentivar novos negócios, simplificando obrigações acessórias no setor”, disse o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.
“Essa mudança é fruto do diálogo constante entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e os setores produtivos, visando incentivar o crescimento e o desenvolvimento do Estado. Como sabemos, o setor de rochas é estratégico para a economia do ES, gerando empregos e renda e projetando o Espírito Santo dentro e fora do País”, ressaltou o secretário da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.
Tecnologia
A Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação e Educação Profissional (Secti) está na feira apresentando suas principais ações e cursos de qualificação.
“Eventos dessa natureza reúnem empresas e instituições de diferentes partes do mundo, o que possibilita o acesso a novas tecnologias, metodologias e práticas de produção. A participação do Governo do Estado e da Secti nesses eventos garante a atualização e a troca de conhecimento. Uma participação fundamental para promover o avanço tecnológico e científico fortalecendo a imagem do Estado nos mercados internacionais”, disse o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
A equipe da Universidade Aberta Capixaba (UnAC) também está presente apresentando a cartela de cursos em nível superior. Da rede técnica o CEET Talmo Luis mostra projetos como a impressora de filamentos e a incubadora Próspera. O QualificarES levou para a feira o QualificarES Empreendedor. No estande também é possível degustar alguns produtos feitos pelos profissionais que o Programa tem qualificado.
O Espírito Santo é destaque nacional no setor de rochas – Foto: Bandes
Sustentabilidade
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) atualizou, no final do ano passado, duas Instruções Normativas (INs) que tratam da indústria e dos resíduos de beneficiamento de rochas ornamentais (Fibro) que são gerados.
“Por meio de financiamento do Governo do Estado e participação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Núcleo Regional do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/NRES) e contribuições do setor, tivemos segurança técnica para a revisão das INs, que permitem o uso sustentável dos resíduos, reduzindo o impacto ambiental gerado e agregando valor a um passivo ambiental. A nossa expectativa é que o setor aproveite e coloque logo em prática o reúso do Fibro, de forma ambientalmente sustentável e econômica”, destacou o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza.
Bandes
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está presente na Vitória Stone Fair com sua equipe de Negócios durante toda a programação. Na sexta-feira (2), às 15 horas, o Bandes trará a apresentação “Do Solo ao Sucesso: Trilhando a rota do crédito no mundo das rochas ornamentais”, na Arena Stone Summit, que será ministrada pelo gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes, Ezequiel Nascimento.
“Reconhecemos a significativa contribuição do setor de rochas ornamentais para a economia do Estado. Entendemos as demandas específicas e os desafios enfrentados pelos empresários de rochas ornamentais e estamos comprometidos em fornecer soluções financeiras personalizadas para impulsionar ainda mais o crescimento e a competitividade do segmento. Investimos R$ 108 milhões em 2023 por meio da linha Desenvolve ES e grande parte desses recursos foi para o desenvolvimento das indústrias do setor”, disse o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
Na abertura da feira, participaram representantes das Secretarias do Turismo (Setur), de Controle e Transparência (Secont), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Economia e Planejamento (SEP) e da Secretaria Estadual da Mulher (SESM).
maior exportador
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Com Bárbara Deps Bonato
Eustáquio Palhares | A inércia do paradigma | 29/1
Partido Podemos filia prefeitos, vices, ex e lideranças em encontro nesta quinta-feira, 1
Mídia ao Molho | Marcia Foletto, de O Globo, é a +Premiada Jornalista de 2023
Em Vila Velha, Programa Papel Zero é um sucesso: economiza R$ 16 milhões e preserva 1.055 árvores