Quem somos[email protected]

Search
Marcia Foletto

Mídia ao Molho | Marcia Foletto, de O Globo, é a +Premiada Jornalista de 2023

Marcia Foletto

a-da-coluna-midia-ao-molho.jpg 1 de novembro de 2023 17 KB
coluna mídia ao molho

Coluna

MÍDIA AO MOLHO | DOPN

Grupo Globo também garantiu as lideranças entre os Grupos de Comunicação e em Veículo do Ano, com a TV Globo

Em uma edição marcada por pontuações elevadas entre os +Premiados do Ano, o Grupo Globo tem motivos de sobra para comemorar os resultados do Ranking 2023 após garantir a primeira colocação entre os jornalistas, veículos e grupos de comunicação.

A começar pelo excelente desempenho da repórter fotográfica Marcia Foletto, de O Globo. Com as conquistas das categorias de Fotografia nos tradicionais prêmios Vladimir HerzogSIP e Direitos Humanos de Jornalismo, com a série Mutilados, ela somou 190 pontos e terminou 2023 como a +Premiada Jornalista do Ano.

Marcia Foletto – Foto de capa: Antônio Foletto Santiago

Gaúcha de Santa Maria, Marcia é fotojornalista desde o final dos anos 1980. Chegou ao Globo em 1991 e desde então participou de coberturas jornalísticas importantes, como a Eco 92, a chacina da Candelária, em 1993, e o desastre de Brumadinho, em 2019. Tem seu trabalho voltado para a fotografia documental, sempre mostrando as relações do homem com a cidade, o trabalho e o meio-ambiente.

Apenas 20 pontos a separaram de Rebeca Borges, repórter do Metrópoles e uma das grandes revelações do jornalismo brasileiro em 2023. Com apenas 24 anos, e formada em Jornalismo há três, ela garantiu a segunda posição ao também conquistar os prêmios Vladimir Herzog e SIP, nas categorias Multimídia e Cobertura de Notícias em Internet, respectivamente, com a reportagem especial Ouro Líquido, trabalho que abordou como a produção do óleo de dendê explora populações negras e indígenas no Brasil.

Sua ascensão meteórica, aliada à qualidade de seu trabalho, também chamou a atenção do comitê organizador da eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que lhe concedeu em novembro passado o Troféu Tim Lopes de Jornalista Revelação.

Figura certa entre os Top 10 +Admirados Jornalistas da HistóriaCaco Barcellos, da TV Globo, fechou o pódio, na terceira posição, com 132,5 pontos, após ser contemplado com os prêmios de Contribuição ao Jornalismo da Abraji e CDL/BH, e pela conquista do Prêmio Roche de Jornalismo de Saúde, na categoria Audiovisual, com a reportagem Transplante de órgãos.

Completaram os Top 10 Rone Carvalho (Diário da Região), em quarto lugar, Sonia Bridi (TV Globo), em quinto, Larissa Rosso (Zero Hora/GZH), em sexto, Ana Magalhães (Repórter Brasil), em sétimo, e empatados na oitava posição Marina Pagno (G1), Raphaela Ribas (O Globo) e Sergio Tauhata Ynemine (Valor Econômico).

Nos recortes regionais, além da liderança no Sudeste garantida por Marcia Foletto, destacaram-se Rebeca Borges (Metrópoles), no Centro-Oeste, Larisa Rosso (Zero Hora/GZH), no SulFrancisco Sampaio Fontinele (O Povo), no Nordeste, e um empate décuplo na Região Norte, com Cley Medeiros (A Crítica), Daniela Branches (TV Amazonas), Gleiton Felipe Baracho (RedeTV Rondônia), Iolanda Kinoshita (CBN Amazônia Belém), Jaine Quele Cruz (G1 Rondônia), Lena Mendonça (TV Allamanda), Luciana Carvalho (O Liberal), Nara Bandeira (SBT), Tarso Sarraf (O Liberal) e Thays Araújo Pontes (Correio de Carajás).

Dobradinha entre os veículos

Entre os veículos, o Grupo Globo garantiu uma dobradinha nas duas primeiras posiçõescom TV Globo e O Globo, respectivamente. A emissora somou 670 pontos, com as conquistas de premiações como RocheVladimir HerzogTroféu Audálio DantasCNTMulher Imprensa e +Admirados, entre outras.

Na esteira da série Mutilados, que além dos prêmios de Fotografia conquistados por Marcia Foletto foi premiada com o Direitos Humanos de Jornalismo na categoria Reportagem, o jornal O Globo garantiu a vice-liderança com 455 pontos. O portal UOL, com 305 pontos, completou o pódio.

A pesquisa também trouxe os já tradicionais recortes regionais, liderados por TV Globo (Sudeste), Metrópoles (Centro-Oeste), Zero Hora (Sul), O Povo (Nordeste) e O Liberal (Norte); e as divisões por plataforma, com destaque para Repórter Brasil (Agência de Notícias), UOL (Site/Portal), O Globo (Jornal), Rádio Itatiaia (Rádio), piauí (Revista) e TV Globo (Televisão).

Sobra na liderança entre os grupos

Com as duas primeiras posições garantidas no ranking de veículos, e o 1º e 3º lugares no de jornalistas, o Grupo Globo garantiu com tranquilidade a liderança também entre os +Premiados Grupos de Comunicação do Ano. Somados, nove de seus veículos conquistaram 40 prêmios e 1.495 pontos em 2023, mais que o triplo que o segundo colocado, que neste ano ficou com o Grupo RBS, com 450 pontos. O Grupo Folha, com 405 pontos, completou o pódio.

o marcada por pontuações elevadas entre os +Premiados do Ano, o Grupo Globo tem motivos de sobra para comemorar os resultados do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023.

Marcia Foletto

A começar pelo excelente desempenho da repórter fotográfica Marcia Foletto, de O Globo, que, com as conquistas das categorias de Fotografia nos tradicionais prêmios Vladimir HerzogSIP e Direitos Humanos de Jornalismo, pela série Mutilados, garantiu o título de +Premiada Jornalista de 2023.

Eliane-Brum.jpg 31 de janeiro de 2024 33 KB
Eliane Brum

Além disso, a TV Globo foi a primeira colocada nos levantamentos de +Premiados Veículos do Ano e da História, enquanto o Grupo Globo ficou mais uma vez à frente entre os +Premiados Grupos de Comunicação do Ano e da História.

No recorte dos +Premiados Jornalistas da HistóriaEliane Brum ampliou a liderança da pesquisa e garantiu a primeira posição pelo quarto ano consecutivo. Mesmo sem ganhar prêmios no ano passado, ela se beneficiou da inclusão do Troféu Audálio Dantas, que ganhou em 2022.

Com isso, a diferença, que em 2022 era de 202,5 pontos para a então segunda colocada Miriam Leitão, subiu 30 pontos em 2023 em relação ao novo detentor do posto, o gaúcho Cid Martins, que se despediu das redações no ano passado após duas décadas na Rádio Gaúcha.

Além dos tradicionais levantamentos que apontam os jornalistas, veículos e grupos mais premiados do ano e da história, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023 traz uma série de conteúdos extras.

Destaque para uma viagem no tempo que resgatou os bastidores de uma edição especial da extinta revista Realidade, que em 1972 fez a maior incursão de uma publicação na Amazônia, e que mudou a história do Prêmio Esso.

Tem também uma homenagem a Ricardo Boechat, o mais admirado jornalista do Brasil, que faleceu há exatos cinco anos.

Fonte:

https://jornalistasecia.com.br/ranking2023/

Marcia Foletto

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Em Vila Velha, Programa Papel Zero é um sucesso: economiza R$ 16 milhões e preserva 1.055 árvores

Edilson Lucas do Amaral | Arnaldinho Borgo: Coronel Ramalho, um concorrente, deputado federal ou seu vice? 31/1

Kleber Frizzera | Diante de | 29/1

Thiago Orletti, coordenador do Polo de Irrigação Norte do ES com 32 municípios apresenta relatório a ministro Goes, em Brasília

Secretária Wanderleia Assunção comanda 1ª Reunião Pedagógica | Folia dia 3 em BG | Carnaval na Escola Eucalipto

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png
Revista Atual

Revista Atual

danilo-leonel-capa-nova-da-revista-atual-reduzida.jpg 4 de julho de 2024 7 KB O Editor Danilo Leonel dá um spoiler sobre a nova capa da revista.

De primeira.

Revista Atual

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Feijoada do MNU

Rafael Ottaiano: Lidere-se primeiro

“Viva São Paulo” | 29/6

 

MNU

(Eliezer Tavares Albuquerque)

Vamos celebrar 12 anos de refundação do Movimento Negro Unificado.

liezer-feijoada.jpg 4 de julho de 2024 6 KB 197 por 99 píxeis Editar imagem Excluir permanentemente A entidade luta contra todo tipo de discriminação e em defesa dos Direitos Humanos.

Venha partilhar conosco este momento de muita importância.

MNU

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare https://twitter.com/donoleari

Rafael Ottaiano: Lidere-se primeiro

“Viva São Paulo” | 29/6

CPI dos Maus Tratos | Janete de Sá em S. Mateus

Ottaiano

Ottaiano

rafael-reduzida.jpg 29 de junho de 2024 5 KB Esse foi o tema da palestra para as Engenharias da Multivix Vitória/ES, ministrada pelo ex-aluno e Engenheiro Civil Rafael Ottaiano.

“Em tempos de ansiedade e depressão, saber conduzir a própria vida com equilíbrio é pré-requisito para conduzir times e equipes”, defende o engenheiro Rafael Ottaiano.

 

Ottaiano

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

“Viva São Paulo” | 29/6

Morgan Freeman, consciência

 

Viva

Manoel Goes Neto

ao-paulo-outra-foto-reduzida.jpg 27 de junho de 2024 6 KB  São Paulo, um Santo Junino pouco lembrado. Missionário e líder da fé cristã.
29 de junho é o Dia de São Paulo!
Vivaaaaaaaaa!

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

CPI dos Maus Tratos | Janete de Sá em S. Mateus

Mandela no ES

 

CPI dos Maus Tratos

CPI dos Maus Tratos da AL/ES no caso da morte do pincher Huck.

ferroviários Janete de SáA presidente da CPI dos Maus-tratos Contra os Animais, deputada Janete de Sá, participa nesta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de São Mateus, Norte do Espírito Santo, de reunião para ouvir os envolvidos no caso do pinscher Huck.

O cão foi encontrado em estado agonizante e gravemente ferido, vindo a óbito.

Serviço
CPI dos Maus-tratos Contra os Animais
Data: 19 de junho
Horário: 14h30m
Local: Câmara de Vereadores de São Mateus/ES

CPI dos Maus Tratos

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Morgan Freeman, consciência

Mandela no ES

capa-de-livro-renato.jpg 13 de maio de 2024 44 KB

Lançamento do livro de Aurelio Carlos Marques de Moura nesta segunda-feira, às 19h30m, na Biblioteca Pública do Espírito Santo.

A história da vinda de Nelson Mandela ao Espírito santo durante o governo Albuino Azeredo como nunca foi contada.

renato-e-dona-lurdes.jpg 13 de maio de 2024 11 KB

Os bastidores da visita.

Recebi livro do jornalista, professor, profissional de Markenting Político, Renato Viana Soares, numa inesperada e agradável visita com o mano Jair Viana Soares. Ele veio a Vitória para passar o Dia das Mães com Dona Lurdes (foto).

Mandela

 

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Morgan Freeman, consciência

Bom Jesus de Itabapoana

 

consciência

consciência

Na boa, a frase do grande ator é porretaçaaaa!

frase-morgan-freeman.jpg11 de maio de 2024 13 KB

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Antuerpia, cervejas premiadas

Bom Jesus de Itabapoana

 

Itabapoana

Itabapoana

Por Pedro Antonio de Souza

 a-do-pedro-antonio-dia-27-a-de-190.jpg 26 de abril de 2024 7 KB

Programação deste fim de emana em Bom Jesus, com nossos vizinhos da divisa, no Rio de Janeiro.

Informações todas no baner. Nosotros, do Don Oleari PN, mandamos um abração pra Sheila Brasil e seu parceiro.(Pedro Antonio de Souza).

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Hartung & Pelaes, aniversariantes

No Posto de Saúde do J. da Penha

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

grande perda

Grande perda

Edilson, grande colega e companheiro de tantas lutas, que participou ativamente dos movimentos sindical e social e das batalhas pela construção e preservação de direitos trabalhistas e pela ampliação do campo democrático neste país, faleceu nesta terça-feira, 23, aos 56 anos.

O velório e sepultamento serão na localidade de Rosca Seca, município de Aimorés, em Minas Gerais, nesta terça.

Grande perda

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –

Hamilton Gangana | Ziraldo foi também publicitário

Dia da Terra (22/4): jornalistas ambientais sofrem ameaças pelo mundo

 

aniversariantes

aniversariantes

Importantes personagens do cenário político do Espírito Santo, o ex-governador Paulo Hartung e o atual pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, Sebastião Pelaes, são os aniversariantes do começo da semana.

inline_00127826_00-e1679612574252.webp
antonio e tião pelaes

Hartung festeja seu aniversário neste domingo, 21 de abril, também anotado no calendário como Dia de Tiradentes.

Sebastião Pelaes festeja na segunda-feira, dia 22 de abril, o suposto dia do Descobrimento do Brasil, segundo nos enganaram a vida inteira os livros de história do Brasil, recheados de histórias da carochinha.

Don Oleari Portal de Notícias cumprimenta os dois ilustres aniversariantes, candidatos potenciais às próximas eleições.

Pelaes já é o pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, agora em 2024.

Paulo Hartung poderá ser um dos candidatos a Senador na eleição de 2026, o que certamente incomoda aos falados possíveis candidatos a senador, deputado da Vitória, governador Renato Casagrande, entroutros.

Como se sabe, Hartung não cultiva o hábito de perder eleição. Até porque foi um bom senador pelo Espírito Santo  (Don Oleari).

aniversariantes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

No Posto de Saúde do J. da Penha

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Posts Relacionados