Search

Mídia ao Molho | Marcia Foletto, de O Globo, é a +Premiada Jornalista de 2023

Marcia Foletto

a-da-coluna-midia-ao-molho.jpg 1 de novembro de 2023 17 KB
coluna mídia ao molho

Coluna

MÍDIA AO MOLHO | DOPN

Grupo Globo também garantiu as lideranças entre os Grupos de Comunicação e em Veículo do Ano, com a TV Globo

Em uma edição marcada por pontuações elevadas entre os +Premiados do Ano, o Grupo Globo tem motivos de sobra para comemorar os resultados do Ranking 2023 após garantir a primeira colocação entre os jornalistas, veículos e grupos de comunicação.

A começar pelo excelente desempenho da repórter fotográfica Marcia Foletto, de O Globo. Com as conquistas das categorias de Fotografia nos tradicionais prêmios Vladimir HerzogSIP e Direitos Humanos de Jornalismo, com a série Mutilados, ela somou 190 pontos e terminou 2023 como a +Premiada Jornalista do Ano.

Marcia Foletto – Foto de capa: Antônio Foletto Santiago

Gaúcha de Santa Maria, Marcia é fotojornalista desde o final dos anos 1980. Chegou ao Globo em 1991 e desde então participou de coberturas jornalísticas importantes, como a Eco 92, a chacina da Candelária, em 1993, e o desastre de Brumadinho, em 2019. Tem seu trabalho voltado para a fotografia documental, sempre mostrando as relações do homem com a cidade, o trabalho e o meio-ambiente.

Apenas 20 pontos a separaram de Rebeca Borges, repórter do Metrópoles e uma das grandes revelações do jornalismo brasileiro em 2023. Com apenas 24 anos, e formada em Jornalismo há três, ela garantiu a segunda posição ao também conquistar os prêmios Vladimir Herzog e SIP, nas categorias Multimídia e Cobertura de Notícias em Internet, respectivamente, com a reportagem especial Ouro Líquido, trabalho que abordou como a produção do óleo de dendê explora populações negras e indígenas no Brasil.

Sua ascensão meteórica, aliada à qualidade de seu trabalho, também chamou a atenção do comitê organizador da eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que lhe concedeu em novembro passado o Troféu Tim Lopes de Jornalista Revelação.

Figura certa entre os Top 10 +Admirados Jornalistas da HistóriaCaco Barcellos, da TV Globo, fechou o pódio, na terceira posição, com 132,5 pontos, após ser contemplado com os prêmios de Contribuição ao Jornalismo da Abraji e CDL/BH, e pela conquista do Prêmio Roche de Jornalismo de Saúde, na categoria Audiovisual, com a reportagem Transplante de órgãos.

Completaram os Top 10 Rone Carvalho (Diário da Região), em quarto lugar, Sonia Bridi (TV Globo), em quinto, Larissa Rosso (Zero Hora/GZH), em sexto, Ana Magalhães (Repórter Brasil), em sétimo, e empatados na oitava posição Marina Pagno (G1), Raphaela Ribas (O Globo) e Sergio Tauhata Ynemine (Valor Econômico).

Nos recortes regionais, além da liderança no Sudeste garantida por Marcia Foletto, destacaram-se Rebeca Borges (Metrópoles), no Centro-Oeste, Larisa Rosso (Zero Hora/GZH), no SulFrancisco Sampaio Fontinele (O Povo), no Nordeste, e um empate décuplo na Região Norte, com Cley Medeiros (A Crítica), Daniela Branches (TV Amazonas), Gleiton Felipe Baracho (RedeTV Rondônia), Iolanda Kinoshita (CBN Amazônia Belém), Jaine Quele Cruz (G1 Rondônia), Lena Mendonça (TV Allamanda), Luciana Carvalho (O Liberal), Nara Bandeira (SBT), Tarso Sarraf (O Liberal) e Thays Araújo Pontes (Correio de Carajás).

Dobradinha entre os veículos

Entre os veículos, o Grupo Globo garantiu uma dobradinha nas duas primeiras posiçõescom TV Globo e O Globo, respectivamente. A emissora somou 670 pontos, com as conquistas de premiações como RocheVladimir HerzogTroféu Audálio DantasCNTMulher Imprensa e +Admirados, entre outras.

Na esteira da série Mutilados, que além dos prêmios de Fotografia conquistados por Marcia Foletto foi premiada com o Direitos Humanos de Jornalismo na categoria Reportagem, o jornal O Globo garantiu a vice-liderança com 455 pontos. O portal UOL, com 305 pontos, completou o pódio.

A pesquisa também trouxe os já tradicionais recortes regionais, liderados por TV Globo (Sudeste), Metrópoles (Centro-Oeste), Zero Hora (Sul), O Povo (Nordeste) e O Liberal (Norte); e as divisões por plataforma, com destaque para Repórter Brasil (Agência de Notícias), UOL (Site/Portal), O Globo (Jornal), Rádio Itatiaia (Rádio), piauí (Revista) e TV Globo (Televisão).

Sobra na liderança entre os grupos

Com as duas primeiras posições garantidas no ranking de veículos, e o 1º e 3º lugares no de jornalistas, o Grupo Globo garantiu com tranquilidade a liderança também entre os +Premiados Grupos de Comunicação do Ano. Somados, nove de seus veículos conquistaram 40 prêmios e 1.495 pontos em 2023, mais que o triplo que o segundo colocado, que neste ano ficou com o Grupo RBS, com 450 pontos. O Grupo Folha, com 405 pontos, completou o pódio.

o marcada por pontuações elevadas entre os +Premiados do Ano, o Grupo Globo tem motivos de sobra para comemorar os resultados do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023.

Marcia Foletto

A começar pelo excelente desempenho da repórter fotográfica Marcia Foletto, de O Globo, que, com as conquistas das categorias de Fotografia nos tradicionais prêmios Vladimir HerzogSIP e Direitos Humanos de Jornalismo, pela série Mutilados, garantiu o título de +Premiada Jornalista de 2023.

Eliane-Brum.jpg
31 de janeiro de 2024
33 KB
Eliane Brum

Além disso, a TV Globo foi a primeira colocada nos levantamentos de +Premiados Veículos do Ano e da História, enquanto o Grupo Globo ficou mais uma vez à frente entre os +Premiados Grupos de Comunicação do Ano e da História.

No recorte dos +Premiados Jornalistas da HistóriaEliane Brum ampliou a liderança da pesquisa e garantiu a primeira posição pelo quarto ano consecutivo. Mesmo sem ganhar prêmios no ano passado, ela se beneficiou da inclusão do Troféu Audálio Dantas, que ganhou em 2022.

Com isso, a diferença, que em 2022 era de 202,5 pontos para a então segunda colocada Miriam Leitão, subiu 30 pontos em 2023 em relação ao novo detentor do posto, o gaúcho Cid Martins, que se despediu das redações no ano passado após duas décadas na Rádio Gaúcha.

Além dos tradicionais levantamentos que apontam os jornalistas, veículos e grupos mais premiados do ano e da história, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023 traz uma série de conteúdos extras.

Destaque para uma viagem no tempo que resgatou os bastidores de uma edição especial da extinta revista Realidade, que em 1972 fez a maior incursão de uma publicação na Amazônia, e que mudou a história do Prêmio Esso.

Tem também uma homenagem a Ricardo Boechat, o mais admirado jornalista do Brasil, que faleceu há exatos cinco anos.

Fonte:

https://jornalistasecia.com.br/ranking2023/

Marcia Foletto

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Em Vila Velha, Programa Papel Zero é um sucesso: economiza R$ 16 milhões e preserva 1.055 árvores

Edilson Lucas do Amaral | Arnaldinho Borgo: Coronel Ramalho, um concorrente, deputado federal ou seu vice? 31/1

Kleber Frizzera | Diante de | 29/1

Thiago Orletti, coordenador do Polo de Irrigação Norte do ES com 32 municípios apresenta relatório a ministro Goes, em Brasília

Secretária Wanderleia Assunção comanda 1ª Reunião Pedagógica | Folia dia 3 em BG | Carnaval na Escola Eucalipto

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png

Por Pedro Antonio de Souza,

presidente da Academia

academia-hom-fernando-achiame.jpg 22 de fevereiro de 2024 12 KB
fernando achiamé

Nosso conterrâneo Fernando Achiamé festejando seus tantos nesta quinta-feira, 22, recebe a homenagem da Academia Maria Antonieta Tatagiba, Artes, História e Letras.

Achiamé é Presidente de Honra da Academia. Como colatinense, junto meus votos – eletrônicos, infernéticos – ao de Pedro Antonio de Souza, também brilhante colaborador do Don Oleari Portal de Notícias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Clássicos do Cinema

Por Alda Luzia Pessoti –

alda-pessostti-cinema.jpg 22 de fevereiro de 2024 12 KB

 

Começa a temporada dos Clássicos do Cinema no Teatro Sesi do Jardim da Penha, zona norte de Vitória/ES.

Informações: 27- 3334-7323.

Próximos dias, damos programas por aqui.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest


messias-donato-impichiman-lula.jpg
21 de fevereiro de 2024
8 KB

 

Vai vendo!

Votos a mais que daquela uma, a DilmANTA.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Carregar mais DETALHES DO ANEXO ilha-das-caieiras-vitoria-ao-fundo-Moxuara-cariacica-outra-foto.jpg

 

Primitiva Ilha das Caieiras, Vitória/ES, tendo bem ao fundo o Moxuara, no vizinho município de Cariacica, na Grande Vitória.

“Fotogarfada” da página do Polo Gastronômico Ilha das Caieiras – https://www.facebook.com/Luceaz?comment_id=Y29tbWVudDozNzExODc2MTUyNDIyMjcxXzM4MjM0MTM1MTMxNjEzMQ%3D%3D

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Por Alexsandro Eler |

 milton-melo.jpg 18 de fevereiro de 2024 8 KB

 

 

Milton Melo.

Velório e

sepultamento.

 milton-melo-outra.jpg 18 de fevereiro de 2024 12 KB

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

 rosa-do-deserto.jpg 14 de fevereiro de 2024 8 KB

 

 

 

 

Queimado fica a 20 km da cidade, em Baixo Guandu/ES.

É onde a Araujo Plantas cultiva suas variedades.

 rosa-do-deserto-2.jpg 14 de fevereiro de 2024 10 KB

A Rosany Araujo nos enviou várias.

Duas beeeleeeezaaaaas estão aí.

Conatos com Araujo Plantas aí, ó:

https://www.facebook.com/rosania.braun

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest


fluminense-vasco.jpg
14 de fevereiro de 2024
7 KB

 

Jogaaaçooo nesta quarta pelo Campeonato carioca. Oitava de onze rodadas.

Fluminense & Vasco. O prezado Rubinho Gomes, claro, crava uma vitória do seu Flu

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

 a-mascara-do-rubinho.jpg 12 de fevereiro de 2024 14 KB

 

Nosso prezado Rubinho Gomes e sua bela máscara para o desfile do Bloco dos Mascarados da nossa Barra do Jucu, Vila Velha/ES.

A máscara foi feita por um filho de Rubinho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Nosso prezado Sebastião Pelaes (MDB) se dedica a temas que também são pautas constantes do Don Oleari Portal de Notícias. Apoiamos todas as ações pela compreensão do autismo.


pelaes-e-o-autismo.jpg
12 de fevereiro de 2024
16 KB

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Santa Leopoldina, município com uma sede histórica, também anima o carnaval. Uma leitora me mandou a foto dos bonecos gigantes, bem representativos do pedaço.

Nesta segunda e terça, taió, a programação.

bonecos-gigantes-ditam-a-folia-do-carnaval-de-santa-leopoldina-2006365-article.jpg 12 de fevereiro de 2024 7 KB

Segunda (12)

19h30m: Show com o Grupo Brasil Tambores, na Praça da Independência

20h: Carnaval de Rua com a Banda Show Leopoldinense

22h: Show com Ernesto Mathias, no Parque da Independência

23h: Carnaval de Rua com a Banda de Marchinhas Leopoldinense

Terça (12)

20h: Carnaval de Rua com a Banda de Marchinhas Leopoldinense

23h: Carnaval de Rua com a Banda Show Leopoldinense

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Posts Relacionados