Linhares | Simpósio sobre o mamão papaiya começou com palestra sobre “O agronegócio da fruticultura”

Compartilhe:

mamão papaiya

Carregar mais Detalhes do anexo balao-destaque-de-linhas-de-texto-1-e1729617356701.jpeg 20 de outubro de 2024 82 KBmamão papaiya

Veja em destaque. O mamão papaiya é nosso. O Espírito Santo é o maior exportador de mamão do Brasil.

ESPECIAL SIMPÓSIO SOBRE MAMÃO PAPAYA

Da Redação Don Oleari PN

A nona edição do Simpósio do Papaya Brasileiro – Papaya Brasil 2024 – com o tema “Produção Sustentável com Qualidade” começou nesta terça-feira (5), em Linhares, no Espírito Santo, com a palestra sobre “O agronegócio da fruticultura”.

O Simpósio técnico-científico reúne pesquisadores, produtores e exportadores para discutir avanços científicos, tecnológicos e de mercado  sobre a cadeia produtiva do mamão no Brasil.

simposio-papaya.jpg
5 de novembro de 2024
27 KB
480 por 233 píxeisOrganizado pelo Incaper e pelo Cedagro, com apoio da Brapex, especialistas e profissionais da fruticultura trocam conhecimentos sobre como aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do mamão, destacando práticas sustentáveis no processo de produção e pós-colheita.

O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou sua importância para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e a liderança do Espírito Santo na exportação de mamão, alinhando-o com o Plano Estadual de Desenvolvimento da Agricultura (Pedeag 4).

O diretor-geral do Incaper, Antonio Elias Souza da Silva, disse quie nestes três dias serão apresentados os mais recentes resultados de pesquisas científicas, contribuindo para o aprimoramento das práticas agrícolas no Brasil.

A programação começou com duas conferências: Henrique Belmonte Petry, presidente da SBF, abordou o agronegócio da fruticultura, e Jorge de Souza, da Abrafrutas, discutiu as oportunidades e desafios na produção e comercialização de mamão no Brasil e no exterior.

Carregar mais Detalhes do anexo balao-destaque-de-linhas-de-texto-1-e1729617356701.jpeg 20 de outubro de 2024 82 KBO mamão papaiya é nosso

Em 2023, o Espírito Santo produziu 352 mil toneladas de mamão, cultivadas em cerca de 6 mil hectares, com valor estimado de R$ 1,1 bilhão.

Esses números representam 4,85% do Valor Bruto de Produção do estado. O mamão é produzido em 25 municípios, sendo Pinheiros, Montanha e Linhares os principais produtores.

O estado lidera as exportações de mamão no Brasil. Em 2023, a fruta foi o 5º item da nossa pauta de exportação, gerando US$ 21 milhões.

Até setembro de 2024, as exportações apresentaram um aumento de 38,9%, segundo dados da Gerência de Dados e Análises da Seag.

mamão papaiya

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Sportotal | Jogos Tradicionais Indígenas começam dia 15 em Caieiras Velha, Aracruz

As boas de outubro | Eduardo Lucas se despede da Sinfônica Vale | As estrelas: Elian Ramile e Alza Alves | Bons cantores

Linhares | Papaya Brasileiro: “Produção Sustentável com Qualidade” é o tema do IX Simpósio até dia 8 de novembro

Convenção destitui Sued Haidar e família da direção nacional do PMB

Dia Nacional da Cultura foi escolhido em homenagem ao baiano Rui Barbosa

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham