MC e Imetame
Aldeias Indígenas e Escolas Públicas de Aracruz Recebem Sessões de Teatro e Cinema Itinerantes
O projeto proporciona a mais de 2.000 crianças uma experiência imersiva e de conscientização ambiental, com 26 apresentações realizadas em Aracruz.
Capa | Foto: Jose Luis Soria Hernandez
Até o próximo dia 16 de agosto, mais de 2.000 alunos de escolas públicas de Aracruz terão a oportunidade de assistir às sessões do espetáculo “Por Um Futuro Sustentável” e do filme “180º: Um Mergulho no Desconhecido”.
Com patrocínio da Imetame, o projeto ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante’ está em Aracruz desde o dia 6 de agosto.
O projeto, que está em circulação pelo Brasil, neste ano visitará 16 cidades em 6 estados, completará 26 apresentações em ARacruz até o dia 16 de agosto.
Este projeto combina artes cênicas e audiovisual e é direcionado a cerca de 24.000 crianças de 8 a 12 anos, promovendo a integração de arte, ciência e educação ambiental de forma lúdica e gratuita.
Em Aracruz, mais de 2.000 crianças partici9pam de apresentações em escolas públicas e em duas aldeias indígenas. Os alunos assistem ao espetáculo “Por Um Futuro Sustentável” e ao filme “Um Mergulho no Desconhecido”, que é exibido em uma estrutura imersiva de 180º, com projeções audiovisuais de espécies marinhas em tamanho real.
O Projeto ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante’
O projeto inclui um cinema em formato de domo, exibindo o curta-metragem “Um Mergulho no Desconhecido”, que leva as crianças a uma viagem submarina onde imagens subaquáticas se entrelaçam com sons do oceano, proporcionando uma experiência audiovisual imersiva.
Além disso, serão realizados espetáculos teatrais com temas que visam ampliar a compreensão das crianças sobre preservação ambiental, recursos naturais e reciclagem.
A peça teatral, que em Aracruz apresenta “Por Um Futuro Sustentável”, propõe uma jornada épica guiada por um astronauta que convida as crianças para uma viagem no tempo, incentivando a conscientização ambiental através de uma divertida aventura.
Diz Julio Martínez, Diretor do Projeto da Alero Produções:
“Acreditamos na arte como ferramenta de transformação e levar o projeto para o ambiente escolar é uma forma de ampliar a consciência das crianças para a preservação ambiental desde o início de sua formação.”
O projeto ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante’ é viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio da Imetame para as 26 apresentações em Aracruz.
É uma parceria inédita entre três instituições que unem educação ambiental e cultura para a conscientização das crianças brasileiras: Instituto Laje Viva, Mantas do Brasil e Ciência Divertida Brasil.
Patrocinadores e Parceiros
Imetame: O Grupo Imetame atua em setores como metalurgia, rochas ornamentais, energia, logística e óleo e gás.
Com mais de 40 anos de história, a Imetame Metalmecânica é a empresa principal do grupo, especializada na fabricação, montagem e manutenção de grandes indústrias. A empresa valoriza suas pessoas e acredita que é um organismo vivo.
Ciência Divertida Brasil: Presente em 40 países e no Brasil desde 2010, a Ciência Divertida busca despertar a curiosidade e imaginação das crianças com programas e eventos focados em meio ambiente, nutrição, astronomia, saúde e ciência. Mais de doze milhões de crianças já participaram de suas atividades.
Instituto Laje Viva: ONG privada sem fins lucrativos dedicada à preservação das espécies marinhas no litoral paulista e brasileiro, atuando há mais de uma década no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) e na conscientização ambiental.
Mantas do Brasil: O projeto visa conscientizar sobre a preservação das raias mantas, espécies ameaçadas de extinção. O projeto realiza ações de educação ambiental e pesquisa marinha, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, o Porto de Santos.
Serviço
Oceano Diverteatro e Cine Viajante
Sessões do filme “Um Mergulho no Desconhecido” e do espetáculo “Por Um Futuro Sustentável”
Até 16 de agosto, em Aracruz
Faixa etária: 8 a 12 anos
Duração: Espetáculo: 60 minutos | Curta-metragem: 13 minutos
Observação: Apresentações exclusivas para alunos da rede pública de Aracruz/ES.
MC e Imetame
Edição, Don Oleari – [email protected] – Com Nany Gottardi
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Paulo Soares Nazareth | Um “repentista” em O Atoleiro e outros poemas
Eustáquio Palhares: A tal Ordem
Ives Gandra Martins | As Ditaduras de Esquerda
Estácio e Instituto Yduqs apoiam 35 atletas brasileiros que participaram dos Jogos de Paris 2024