Mulheres
Aumento de 6% no consumo feminino e diversificação nas preferências
ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
COLUNA MEU VINHO MINHA VIDA
Don Oleari
De acordo com o relatório IWSR Brazil Wine Landscapes 2025, as mulheres dominaram o mercado de vinhos no Brasil em 2024, com 53% de participação, um crescimento de 6% em relação a 2019.
O destaque vai para o aumento de consumidoras na faixa etária de 55 a 64 anos, que passou de 14% para 19% no mesmo período.
Essa transformação reflete o novo perfil das mulheres, que passaram de consumidoras ocasionais para protagonistas do mercado.
A mudança no padrão de consumo é evidente, com uma redução no consumo de vinhos tintos, que representavam 70% das preferências em 2020, caindo para 61% em 2024.
O consumo de vinhos brancos e rosés aumentou significativamente, impulsionado pelo público feminino, que tem se mostrado mais disposta a experimentar novos rótulos.
“As mulheres estão reescrevendo as narrativas do vinho, buscando opções mais inovadoras e conscientes no mercado”, afirma Laura Barros, diretora de Marketing do Grupo Wine.
Mulheres também marcam presença nas vinícolas
O protagonismo feminino se reflete também nas vinícolas. Susana Balbo, pioneira na viticultura argentina, é uma das figuras mais influentes do setor.
Ela foi responsável por transformar a viticultura do país e levar os vinhos argentinos a um novo patamar internacional. Fabiana Bracco, à frente da vinícola Bracco Bosca, também é referência no mercado de vinhos, focando em sustentabilidade e inovação.
Grupo Wine
O Grupo Wine é líder no mercado de vinhos no Brasil, com a maior importação e representação de vinhos premiados.
Em 2023, a empresa entrou para o ranking Valor 1.000 e, em 2024, lançou a vinícola “Entre Dois Mundos”, em parceria com a Miolo.
Mulheres
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
com Bruno Costa
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
“Fadações”: Conto Infantojuvenil com lançamento imminente
Sicoob ES encerra 2024 com R$ 1,2 bilhão de resultado e segue em forte crescimento