mulheres no mercado de trabalho
NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | No dia em que se encerra o “mês da mulher” do calendário mercantilesco, em que se elege um dia pra se vender adoidado supostamente para homenageá-la, queremos cravar a nossa visão.
Dia da mulher pra tchiurma do Don Oleari Portal de Notícias é todo suposto santo dia, toda a semana, todo o mês, todo ano. Os números da pesquisa apresentados abaixo falam tudo: a mulher de jornada dupla é sub-avaliada no mercado de trabalho institucional. Confiram os números, estão aí.
Mulheres ao topo
Formamos nas trincheiras que buscam mudar esses números. Temos que torná-los iguais aos números do macho, que em nada é superior à mulher. Às vezes, é até inferior (Don Oleari).
Vejam os números:
- Falta de oportunidades e reconhecimento: 27% e 26% das mulheres, respectivamente, citam estes como os maiores desafios.
- Desigualdade salarial: 88% acreditam que existe desigualdade salarial e 54% já exerceram a mesma função que um colega por um salário menor.
- Percepção de menor capacidade: 69% das participantes acreditam que não são aptas o suficiente para exercer determinadas funções apenas por serem mulheres.
- Assédio: 65% já sofreram assédio ou preconceito no trabalho, sendo 65% dos casos por parte de superiores.
- Dupla jornada: 74% das mulheres se sentem sobrecarregadas com a responsabilidade do trabalho e das tarefas domésticas.
- Falta de representatividade: 42% nunca trabalharam para uma alta gestão feminina.
- Evolução lenta: Apesar dos desafios, a pesquisa aponta para uma evolução, ainda que lenta, na participação das mulheres no mercado de trabalho.
Recomendações:
- Implementar políticas de inclusão e igualdade de oportunidades.
- Conscientizar os homens sobre o cenário atual das mulheres no mercado de trabalho.
- Criar programas de desenvolvimento para profissionais mulheres.
- Realizar workshops e palestras sobre empoderamento feminino.
- Criar grupos de apoio e networking.
- Implementar canais de denúncias anônimas para casos de assédio.
Metodologia:
- Pesquisa realizada pelo Infojobs entre fevereiro e março de 2024.
- Participação de 742 pessoas que se identificam com o gênero feminino, de 18 a 60 anos.
O Infojobs:
- HR Tech líder no Brasil com mais de 55 milhões de perfis cadastrados.
- Há 19 anos desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas.
- Com mais de 55 milhões de perfis cadastrados e 35 milhões de visitas ao mês, o Infojobs é a HR Tech líder no Brasil e há 19 anos desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas.
- Além da plataforma de oportunidades profissionais com cadastro de currículos gratuitos e busca de talentos, a empresa oferece soluções integradas com o Pandapé, software de RH que organiza e agiliza a gestão completa dos processos de recursos humanos (da atração ao recrutamento, admissão digital, e gestão de talentos), com ferramentas de tecnologia avançadas e completas.
- De acordo com a pesquisa Kantar Ibope, o Infojobs foi a marca mais lembrada pelos candidatos em 2022 e 2023, e de acordo com o Grupo Top RH foi reconhecida nos últimos quatro anos como a empresa Top of Mind de RH.
- Sendo parte do Grupo Redarbor, o maior grupo de empregos na América Latina e terceiro maior do mundo, o Infojobs possui atualmente mais de 35 mil empresas que confiam em seus serviços, como Grupo Carrefour, Grupo Souza Lima, Vigor e Sodexo.
Fontes:
Observações:
- A pesquisa completa pode ser acessada no site do Infojobs.
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