Museu do Negro apresenta oficina de percussão corporal e cantos tradicionais brasileiros
O MUCANE – Museu Capixaba do Negro – localizado no centro de Vitória, Espírito Santo, receberá a oficina “Sons do corpo, vozes do Brasil”, de 23 a 25 de maio, das 18 às 22 horas. Ao todo, serão 12 horas com conteúdos que abordam linguagens da música corporal e do canto tradicional brasileiro, fazendo uma imersão nos costumes e na observação do corpo na relação entre o ser humano e o meio ambiente. Assim, associando-se aos cantos tradicionais brasileiros e seus ritmos, inúmeras possibilidades surgem na junção “corpovoz”.
A oficina, que passa a integrar a programação das comemorações de 29 anos do Museu, será ministrada por André Venegas (músico, ator, arte-educador e integrante do renomado grupo Barbatuques) e por Kátya Teixeira (cantora, instrumentista, compositora e pesquisadora da música popular brasileira). Todas as 25 vagas já estão preenchidas.
De forma prática e coletiva, a oficina proporciona aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias. As aulas possibilitam o desenvolvimento da capacidade rítmica e de improvisação, o aprimoramento da coordenação motora e o conhecimento de uma forma ampla de “musicalizar-se”.
Além disso, a prática da percussão corporal trabalha a percepção musical. Aliado a este corpo percussivo a ser explorado, a oficina também realizará a imersão tanto histórica quanto prática dos diversos ritmos e manifestações presentes em nosso Brasil onde a voz é recurso fundamental para transmitir costumes e saberes.
As aulas irão se enveredar por um passeio através de temas da tradição popular brasileira com cantos de trabalho, de festas, religiosos e pagãos de vários rincões do Brasil.
Além dessa, no dia 24 de Maio, das 15 às 17 horas, acontecerá a oficina “Brincar de fazer som” no Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica, que tem como público-alvo crianças (a partir de 9 anos) e adolescentes. Ao todo foram oferecidas 15 vagas, também já preenchidas. Na oficina serão explorados os sons do corpo e as possibilidades da voz de forma a suscitar descobrimentos e ampliação de novos olhares e escutas desde cedo.
Segundo a produtora cultural Dani Nogueira, “as oficinas com o André Venegas, do Grupo Barbatuques, e Kátya Teixeira, cantora e compositora, serão enriquecedoras na formação musical de quem participar”. Junto ao Barbatuques, André percorre o Brasil e o exterior com uma agenda regular de shows e oficinas em empresas, escolas, fundações culturais, instituições educacionais e grandes eventos.
O grupo em que participa possui vários CDs lançados, como o “Só + 1 Pouquinho” (2018), “AYÚ” (2016), “Tum Pá (2012), além de “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005) e dois DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007) e “Tum Pá ao Vivo”(2014). Entre tantos eventos importantes e turnês internacionais do grupo, destaca-se a participação na cerimônia de encerramento dos jogos olímpicos Rio 2016.
Kátya Teixeira é pesquisadora da música brasileira, compositora, cantora, multi-instrumentista, possui vários cds gravados e tem uma trajetória de anos com seu trabalho autoral. É idealizadora e realizadora do “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, muito importante para a nossa cena musical autoral brasileira.
As oficinas são de realização do “Vozes, Violas e Violões”, produção de Guilherme Silva e Dani Nogueira, com recursos do Edital Nº 028/2020 – Setorial de Música, FUNCULTURA/SECULT- ES.
Serviço:
Oficina “Sons do Corpo, Vozes do Brasil”
Data: 23, 24 e 25 de Maio.
Horário: 18h às 22h.
Local: MUCANE, Vitória/ES.
Oficina “Brincar de fazer som”
Data: 24 de Maio
Horário: 15h às 17h.
Local: Centro Cultural Frei Civitella, Cariacica/ES.
Produção “Vozes, Violas e Violões”.
Informações: [email protected] e https://www.instagram.com/vozesviolasevioloes/
Annilson Ferreira: escola Padre Guido Ceotto é inaugurada pelo prefeito Pazolini | 16/5
Museu do Negro
Museu do Negro
Museu do Negro
Museu do Negro
Museu do Negro