Quem somos[email protected]

Search

Aqui Colatina | Nossa terra, Colatina, tá dando xou em saneamento, água tratada, coleta de lixo e banheiros | Março Lilás | 1/3

 sol-ponte-1-1-300x226-1.jpg 1 de março de 2024 12 KB

 Nossa terra, Colatina

Março Lilás: Secretaria da Saúde e SUS começam campanha de prevenção do câncer de colo do útero neste sábado

COLUNA

AQUI COLATINA | ES – Vale do Rio Doce

Don-Oleari.jpeg 20 de novembro de 2023 20 KB
Don Oleari

Don Oleari

Colatina vai bem, obrigado, em saneamento básico. Como colatinense, falo com entusiasmo e subo no caxotim pra bater palmas pro prefeito Guerino Balestrasse. Com os investimentos feitos, Guerino espera festejar em breve que a cidade tenha “100% do esgoto tratado”. Como nativo, vou festejar junto com Guerino.

Censo do IBGE mostra que Colatina vai bem em abastecimento de água, banheiros, coleta de lixo e saneamento básico. Os dados são do último Censo divulgados pelo IBGE.

Os números são muito animadores e colocam Colatina, nossa terra (***), no topo e se igualando a algumas poucas cidades do Brasil com números tão expressivos.

Esses são temas que o Don Oleari Portal de Notícias acompanha com muito interesse, de acordo com seu projeto editorial centrado na melhoria da qualidade de vida, na saúde, na educação, na sustentabilidade, na melhoria dos serviços públicos, no bem estar, no bom humor, no ser humano e na pluralidade. Daí eu poder afirmar e assinar embaixo o que estou afirmando aqui.

(***) Não por nada, mas devo lembrar que sou colatinense da gema, nascido na véia Rua da Lama, atualmente Germano Nauman Filho, salvo enganomeu. 

Os índices

A última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 99,74% dos moradores de Colatina contam com bom abastecimento de água. Não são muitas as cidades brasileiras que mostram números tão alentadores – quase 100%.

O IBGE mostra também que 89,34% dos moradores contam com esgoto adequado. Ora, ora, minha senhora, chucha o dedo aí no mausi e no Gugou pra conferir quantas cidades no Brasil podem dizer que o povaréu tem quase 90 % de esgoto tratado.

Outro índice porreta. Em Colatina, o IBGE diz que 99,96% dos moradores têm banheiro. Pra completar, o instituto informa que 93,58% dos moradores de Colatina contam com adequada coleta de lixo.

Tabão não? Tá bótimo! O prefeito Guerino Balestrassi tem razão de comemorar com o seu time, pois são números excelentes, que poucas cidades do Brasil Varonil Céu de Anil podem mostrar.

“Entre as obras de destaque da nossa gestão, que contribuem para estes excelentes índices, está a interligação entre o lado Norte da cidade com a Estação de Tratamento de Esgoto de Barbados. São 11 quilômetros de tubulação, um investimento de R$ 8 milhões, para que Colatina tenha, em breve, 100% do esgoto tratado”, afirma o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi.

Março Lilás: Secretaria da Saúde e SUS começam campanha de prevenção do câncer de colo do útero neste sábado

 marco-lilas.jpg 1 de março de 2024 32 KBA Secretaria de Saúde (Semus) e Casa da Mulher começam pelo SUS a Campanha do Março Lilás, dedicada à prevenção do câncer de colo do útero e também a exames de mamografia.

Deste sábado, 2, e nos três sábados consecutivos, será feita a coleta de preventivo e também o preenchimento das requisições para a mamografia. O  Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe gratuitamente de acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

A doença é a terceira mais frequente entre as mulheres e a quarta causa de morte. É provocada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), os chamados oncogênicos.

Além do dia 02, as mulheres colatinenses podem procurar a Casa da Mulher, nos dias 09, 16 e 23, das 7 às 12h30, para fazerem o agendamento da coleta de material para o exame preventivo, e também pegar a requisição de mamografia.

A coleta será feita nas 42 Unidades de Saúde do município, em seus horários normais de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. A Mamografia, será realizada nos hospitais Santa Casa e São José.

O atendimento aos sábados visa garantir o acesso aos exames, principalmente das mulheres que trabalham durante a semana e não podem ir nas Unidades, garantindo a elas um tratamento humanizado.

Os agendamentos prévios podem ser feitos pelo telefone (27) 3177-7817, com um limite de 100 mulheres por dia.

Prevenção

dia-d-contra-a-dengue-em-colatina.jpg 1 de março de 2024 25 KB 450 por 2O câncer de colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial, daí a necessidade do exame preventivo periódico.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV disponível pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV que ocorre por via sexual com o uso de preservativos durante a relação.

Serviço

Coleta de Preventivo e agendamento da Mamografia

Casa da Mulher: sábados (dias 2, 9,16, 23), das 7 às 12 horas.
Agendamento: (27) 3177-7817. Serão 100 agendamentos por dia.
Unidades de Saúde: Segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.
Casa da Mulher: Rua Germano Naumann Filho, 323, Centro.

informações – 27 3177-7817

Dia de combate à dengue

Combate à dengue em Colatina ganhou mais um reforço. Neste sábado, dia 2 de março, será o Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

A Prefeitura de Colatina programou várias ações de conscientização e de combate aos locais que possam acumular água e virar criadouro do mosquito.

As equipes estarão na na Feira Livre no Centro e nos bairros Ayrton Senna e Carlos Germano Naumam, das 8 às 12 horas, com ações de conscientização e exposição de material educativo e visitas domiciliares com agentes de endemias.

Os dados das equipes de campo mostram que 90% dos focos do mosquito Aedes Aegypti são encontrados dentro das residências, nos ralos, pratinhos de vasos de plantas, bebedouros de animais e em reservatórios de água que ficam atrás das geladeiras.

Neste ano, Colatina já registrou mais de 1300 casos de dengue.

Orientações

Febre, dor de cabeça, mal-estar e gripe são alguns sintomas comuns de várias doenças, entre elas, a dengue e a gripe. Para diferenciar as duas enfermidades é importante saber que embora elas sejam igualmente causadas por vírus, a transmissão das duas doenças ocorre de maneiras diferentes.

Normalmente a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Em caso de qualquer sintoma procure uma Unidade de Saúde ou o Pronto Atendimento.

 Nossa terra, Colatina

Edição, Don Oleari – [email protected]

Com Renato Costa Neto, Secretário de Comunicação da PMC

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Matrix Music Hall | De um simples campo de futebol society, Everaldo Luiz Reginatto criou a grande casa de eventos do ES | 29/2

Último dia para se inscrever no Prêmio da Música Capixaba | 29/2

Transferbank e Mirae Asset, gigante asiática, firmam parceria para crescer no mercado de câmbio | 29/2

Arrascaeta pode ser o maior artilheiro estrangeiro do Flamengo | 24/2

Funil de Vendas tem feito seus clientes baterem metas todos os dias | Vejam como surgiu uma grande ideia, inovadora | 23/2

 

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados