Quem somos[email protected]

Search

No Dia Internacional da Pinot Noir, sommlière da Wine, Marina Bufarah de Souza, dá dicas de harmonizações | 18/7 

Pinot Noir
Pinot Noir

A cepa da Pinot Noir existe há mais de dois mil anos, sendo que os primeiros registros do seu cultivo datam de cerca de 150 A.C.

COLUNA MEU VINHO MINHA VIDA

Don Oleari | Texto de Bruno Cardoso Costa

taca-de-vinho-e-pedra-azul-1-300x214-1.jpg
Foto: Fábio Vicentini
don-oleari-corleone-outra-1-1.jpg
don oleari, “engólogo”

Você é um apaixonado por vinhos produzidos com a uva Pinot Noir? Então, prepare sua taça e separe seu rótulo preferido para homenageá-la!

18 de agosto é o Dia Internacional da Pinot Noir, provavelmente uma das uvas tintas mais famosas e antigas do mundo. A cepa da Pinot Noir existe há mais de dois mil anos, sendo que os primeiros registros do seu cultivo datam de cerca de 150 A.C.

Graças à sua ótima reputação, a uva se espalhou nos séculos seguintes por outras regiões da França, como Champagne, Loire e Alsácia, até chegar em regiões da Alemanha, onde ganhou o nome de Spätburgunder.

Só em 1767 é que ela chegou às Américas, através de padres espanhóis que trouxeram a primeira variante do Pinot Noir para a Califórnia, onde também se tornou referência de bons vinhos. Além de França e Estados Unidos, a variedade também se adaptou muito bem aos terroirs da África do Sul, Chile e Nova Zelândia.

Para comemorar a data, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, preparou uma seleção com as mais variadas expressões da Pinot Noir, capaz de surpreender até os paladares mais exigentes.

Marina-Bufarah-de-Souza-1.jpg 7 de julho de 2023 18 KB
Marina Bufarah de Souza

“Para começar, a dica é explorar exemplares elaborados nos vales costeiros de clima frio no Chile, que abrangem regiões renomadas conhecidas por respeitar bem essa delicada variedade de uva. As baixas temperaturas contribuem para a lenta maturação das frutas e preservam todo seu caráter aromático e acidez natural”, recomenda Marina.

Neste cenário, há dois estilos de Pinot Noir que se destacam: o Root: 1 Reserva D.O. Valle De Casablanca Pinot Noir 2020, que traz um vinho leve, perfumado e refrescante, exaltando os aromas e sabores frutados da casta, e o Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021, que amadurece dez meses em carvalho francês, para ganhar um pouco mais de corpo e revelar aromas terrosos e minerais, sempre especiais para quem aprecia nuances mais profundas e diferenciadas.

https://www.wine.com.br/vinhos/root–1-reserva-d-o–valle-de-casablanca-pinot-noir-2020/prod27142.html

https://www.wine.com.br/vinhos/sibaris-gran-reserva-d-o–valle-de-leyda-pinot-noir-2021/prod28420.html

Já o Partridge Reserva Pinot Noir 2020 mostra todo o potencial da uva em solo argentino, trazendo estrutura e complexidade, após amadurecer doze meses em barricas de carvalho francês, com toques defumados e sabores inconfundíveis.

https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-reserva-pinot-noir-2020/prod28192.html

Na Califórnia, a uva traz vinhos marcantes que, além de aromas e sabores de frutas vermelhas frescas, trazem nuances florais encantadoras, como no Dark Horse Pinot Noir 2019.

https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-pinot-noir-2019/prod27064.html

Para finalizar, a sommelière compartilhar algumas dicas de harmonização para deixar este dia ainda mais memorável: “Aposte em pratos de leve a média estrutura, como vegetais grelhados, risoto de funghi, peixes mais gordurosos com sabores acentuados, como atum e até o famoso bacalhau, além de queijos semi maduros e tábuas de charcutaria”.

Com dicas de bons exemplares, pratos deliciosos e até um filme para celebrar esta uva, o Dia da Pinot Noir vai ser pra lá de especial!

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”.

Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Pinot Noir

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Elian Ramile criou o styling para Cauã Reymond e MC Cesar na campanha da Multivix | 16/8

José Rubens Pontes: Já escolheu o seu banco? | 17/8

Projeto da ferrovia S. Leopoldina x Anchieta foi apresentado a membros da Associação de Empresários de Anchieta (AEA) e Guarapari em Ação | 17/8

Rivaldo: “Mudança de Neymar é normal no futebol. Ele continuará sendo peça-chave para Seleção” | 17/8

Cuidados Paliativos: em que momento iniciar o tratamento? Casos de Araci Balabanian, Rita Lee, Pelé | 17/8

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados