Portocel embarca placas
Processo de diversificação de cargas com processo inovador. O StoneLift, desenvolvido pela empresa espírit0-santense Cruzzto, foi utilizado no primeiro embarque realizado por Portocel.
Coluna
AQUI ARACRUZ | Norte do ES
Da Redação | Don Oleari & Cunha Junior
Cada StoneLift pode acomodar até 28 toneladas de chapas de pedras. Portocel se torna o primeiro terminal a movimentar essa estrutura, trazendo uma nova abordagem à logística do transporte de rochas.
Portocel está expandindo sua atuação na diversificação de cargas e se consolidando como um ponto estratégico para a exportação de produtos do Espírito Santo.
O terminal, que já movimenta blocos de rochas ornamentais, recentemente embarcou 168 placas de pedras naturais em uma estrutura inédita: o StoneLift. Este equipamento, criado pela Cruzzto, é especializado em soluções logísticas para o setor de rochas ornamentais e dispensa o uso de contêineres.
Cada StoneLift tem capacidade para transportar até 28 toneladas de chapas de pedras naturais; nesta primeira operação, o volume foi limitado a 21,5 toneladas. Portocel embarcou quatro dessas estruturas, com destino ao Texas, nos Estados Unidos.
O embarque ocorreu na quarta-feira (2/10) no navio Quetzal Arrow, operado pela G2 Ocean. O StoneLift é uma estrutura metálica que acomoda as placas de pedras e foi desenvolvido em parceria entre Cruzzto e Spinola. Após a entrega da carga, a G2 Ocean retornará as estruturas.
Fabio Cruz, CEO da Cruzzto, disse que a tecnologia é uma inovação:
“Essa tecnologia representa uma inovação e a primeira operação realizada via Portocel é um marco tanto para nós quanto para o porto, assegurando um carregamento de qualidade, eficiência e segurança. Nesta etapa inicial, foram quatro unidades do StoneLift”, disse Cruz.
Ele acrescentou o objetivo é da empresa é avaliar o desempenho e eventuais ajustes:
“Pensamos em manter esse modelo como uma plataforma regular de movimentação de chapas de pedras naturais do Espírito Santo para os Estados Unidos. A expectativa inicial é movimentar cerca de 100 unidades mensais de StoneLift apenas para o mercado americano”, destacou Fabio Cruz, CEO da Cruzzto,
Ele ressaltou a possibilidade de ampliar esse volume em função do potencial do mercado, tanto nos Estados Unidos quanto em outras regiões do mundo.
O embarque pioneiro do StoneLift com placas de rochas naturais reforça Portocel como uma alternativa logística no sistema portuário capixaba e brasileiro.
“Estamos abertos a parcerias e preparados para movimentar eficientemente diversos tipos de cargas, atendendo às demandas do mercado”, afirma Alexandre Billot Mori, gerente executivo da Portocel.
Neste ano, o terminal já realizou o desembarque de veículos importados e o embarque de café, além das placas de pedras naturais, diversificando ainda mais seu portfólio.
Sobre Portocel – Com 46 anos de operação no Espírito Santo, Portocel é reconhecido pela excelência operacional. O terminal é multimodal e possui uma infraestrutura logística completa, com instalações e equipamentos integrados a diferentes modos de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, conforme as necessidades do mercado.
Localizado em Aracruz (ES), no norte do estado, o terminal integra a região da Sudene e está conectado por rodovias e ferrovias aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel também atuará no Porto de Santos como operador portuário do T32. A empresa de logística portuária é controlada por Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.
Portocel embarca placas
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com Rogéria Gomes
Cariacica/ES | Euclerio é reeleito com quase 90 % dos válidos e agradece à população
Prefeito Euclerio Sampaio internado com pneumonia não foi liberado para votar