Quem somos[email protected]

Search

Sindiupes | Professor acusa sindicato de impedir inscrição de chapa da Oposição nas eleições do Sindiupes | 19/10

Professor acusa sindicato
Professor acusa sindicato

Impedindo registro de outras chapas, a “direção pelega” vai seguir no comando absoluto do Sindiupes, sem dar voz às oposições.

Recebemos do professor – e também jornalista – Alexandre Caetano a seguinte Nota de Repúdio ao Sindiupes, que vai disputar a eleição com chapa única.

– A inscrição da Chapa 3 – “Oposição: Sindiupes é prá lutar” foi indeferida pela Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).

Não foi nenhuma surpresa para nós, é mais uma manobra burocrática do arsenal gangsteril,do qual a direção Sindiupes vem lançando mão desde que se apropriou do sindicato, em 2012, e o transformou em aparato.

Professor acusa sindicatoA situação se tornou ainda mais grave a partir de 2018, quando numa assembleia das redes, realizada em meio a um evento festivo, os atuais pelegos da direção do Sindiupes alteraram profundamente o estatuto do sindicato para impor regras draconianas e casuísticas, que tinham o claro objetivo de impedir a inscrição de chapas de oposição e assim eles terem que  correr o risco de disputar – e perder – o controle do aparato.

São 11 anos de traições e quebra de mobilizações, aliadas à todo tipo de manobras e ações burocráticas, não raro em meio à “parcerias” espúrias com as diversas administrações estaduais e municipais, pouco importando qual a coloração partidária, para desmoralizar o Sindiupes e o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação Pública do Espírito Santo.

Sabíamos de antemão das dificuldades que teríamos ao enfrentar esse aparato burocrático tentando inscrever uma chapa de oposição, mesmo que fosse para apenas disputar as eleições do Sindiupes.

As regras draconianas escritas em 2018 não foram escritas para que houvesse disputa, até porque pelegos são sempre pelegos e qualquer possibilidade de perda do aparato é uma ameaça. O que eles querem mesmo é se perpetuar nele. Por isso, formaram uma Comissão Eleitoral formada somente por apoiadores da atual direção, para criar ainda mais dificuldades a qualquer disputa.

Mas isso não pode ser motivo para baixar a cabeça e desistir, que é o objetivo da pelegada. Temos que continuar lutando para garantir à *Chapa 3 – Oposição: Sindiupes é prá lutar* o direito democrático de, em primeiro lugar, disputar as eleições; em segundo lugar, também garantir que esse pleito seja realizado de forma limpa e transparente garantindo os princípios básicos da Democracia Sindical.

A eleição do Sindiupes com chapa única será realizada dias 21 e 22 de novembro.

Professor acusa sindicato

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados