RCA Victor:
DON OLEARI PESQUISA |
Redação Don Oleari PN
Por trás de uma das imagens mais icônicas e reconhecíveis do mundo da publicidade, há uma história fascinante, mas pouco conhecida.
O pintor inglês Francis Barraud, ao falecer seu irmão Mark, herdou um fonógrafo de manivela, alguns cilindros de cera e um pequeno cachorro, um Fox Terrier chamado Nipper.
Francis observou que, quando o fonógrafo reproduzia a voz de seu irmão falecido, o cachorro se aproximava da buzina e ficava ouvindo atentamente.
Inspirado por esse momento, o pintor capturou a cena em uma tela e a nomeou de His Master’s Voice – “A voz do seu mestre” – um título bastante apropriado para a imagem.
Era 1895. Francis acreditou que a pintura poderia interessar à Edison Bell Co. de Londres, fabricante do fonógrafo a cilindro.
No entanto, a obra foi rejeitada.
Assim, o quadro ficou guardado por quatro anos em seu ateliê até que William Barry Owen, gerente de relações públicas e propaganda da gravadora Gramophone, o conheceu.
Na foto do selo preto, gravação bem antiga de orquestra de cordas que se tornou famosa, a do maestro David Rose.
Gramofone de disco
Owen sugeriu que Francis substituísse o fonógrafo da pintura por um gramofone de disco, invenção de Emile Berliner de 1888, no lugar do fonógrafo a cilindro.
O pintor fez a alteração e, depois disso, Owen adquiriu a obra.
A imagem foi registrada oficialmente como marca por Emile Berliner em 10 de julho de 1900.
No ano seguinte, em 3 de outubro de 1901, Berliner, juntamente com Elridge H. Johnson, fundou a RCA Victor em Camden, Nova Jersey.
A partir de então, a imagem de Nipper, o cachorro ouvindo atentamente o gramofone, tornou-se mundialmente famosa, estampando todos os produtos da nova empresa, sem exceção.
Cantor popular nos isteitis – EUA – nos anos 1940 – 1950, Perry Como tinha vozeirão tipo Bing Crosby, Frank Sinatra, entre os mais conhecidos.
Desde as primeiras gravações acústicas em matrizes de cera até os modernos discos laser, CDs e arquivos digitais, o símbolo de Nipper sentado em frente a uma buzina seguiu sendo uma marca registrada universal da música, representando a conexão entre a tecnologia e a emoção da audição.
Créditos: “Bilesky Discos”
RCA Victor
Afropotência reúne empreendedores e líderes negros no auditório do Sebrae/ES
Sportotal | AEST recebe Prêmio Clube Formador no vôlei de praia feminino e Top 100 Clubes no Brasil
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari