Afropotência
Afropotência celebrou histórias inspiradoras de afro-empreendedores que conquistaram o sucesso no Espírito Santo
EMPRESAS & NEGÓCIOS | Diversidade
Don Oleari
Afropotência reuniu líderes e empreendedores negros no auditório do Sebrae/ES nesta terça-feira, 12, em uma celebração ao empreendedorismo negro do ES.
Foi uma oportunidade para diversos participantes compartilharem experiências e exemplos de superação no painel “Transformando Desafios em Oportunidades no Empreendedorismo Negro”.
Estiveram presentes a Secretária das Mulheres do Governo do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; a diretora-executiva do Instituto Cória, Josy Santos; e o fundador da Blackboo. Allan Sales. A mediação foi feita por Bianca Queiroz.
Allan Sales, empreendedor e fundador da Blackboo, compartilhou sua trajetória de sucesso no ramo da moda, mais especificamente na criação de bolsas.
Ele relembrou os desafios enfrentados no início de sua jornada.
“Em 2019, percebi uma oportunidade no mercado de bolsas, que estava pouco explorado. Não tinha dinheiro, mas tinha coragem e uma ideia. Comecei no digital, e foi só depois que o faturamento cresceu que passei a pensar em um ponto físico”, contou Allan, incentivando outros a apostarem no digital como uma forma de começar com recursos limitados.
Josy Santos, especialista em negócios liderados por mulheres e responsabilidade social, falou sobre a luta pela construção do pertencimento entre pessoas negras no mundo empresarial.
“O ‘não pertencimento’ que muitas vezes sentimos é fruto da forma como fomos representados pela sociedade. Crescemos sem referências de pessoas negras ocupando posições de liderança, de especialização. Mesmo hoje, com espaços sendo abertos, ainda é difícil enxergar esse pertencimento”, refletiu Josy.
Jacqueline Moraes, Secretária das Mulheres, destacou seu espírito empreendedor desde a infância.
“Comecei como camelô, vendendo pneus velhos que encontrava na rua. Aos 8 anos, já via oportunidades em tudo. Acho que herdei essa veia empreendedora do meu pai”, contou, relembrando com humor e nostalgia sua trajetória.
Depois do painel, foi a vez da inspiradora história de Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural, uma das maiores redes de cuidados para cabelos cacheados e crespos no Brasil.
Com 31 anos de história, o Instituto emprega mais de 1.500 pessoas e atende cerca de 100 mil clientes por mês em cinco estados.
Zica compartilhou suas experiências de vida e empreendedorismo, começando como empregada doméstica e enfrentando desafios pessoais e profissionais até criar sua própria marca.
“Fui doméstica desde os 9 anos, e só aos 21 anos cortei meu cabelo alisado para poder ser eu mesma. Foi nesse momento que comecei a me apaixonar pela área de cabeleireiro e, com muito esforço, criei o Beleza Natural. Demorei 10 anos para abrir meu primeiro salão, mas, ao conquistar esse sonho, pude inspirar outras mulheres negras a acreditarem no próprio potencial”, disse Zica.
Ela também lembrou da importância do Espírito Santo em sua trajetória, já que Vitória foi a primeira cidade fora do Rio de Janeiro a receber uma unidade do Beleza Natural.
“Eu tinha clientes pedindo para a gente abrir aqui, então comprei uma casa e transformei em um salão. Depois de algum tempo, meus sócios aceitaram a ideia e expandimos. Hoje, temos unidades em Vitória, Vila Velha, Serra e Cachoeiro de Itapemirim”, contou Zica.
Ela finalizou sua palestra com uma poderosa mensagem:
“Eu quero, eu posso, eu consigo.”
Afropotência
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com Thiago Souza
Sportotal | Borussia e Flamengo jogam e celebram Rei Pelé e a imigração alemã no Brasil