Rede Cidadã e Suzano
Projeto Trilha de Desenvolvimento é parceria da Rede Cidadã com a Suzano. Mulheres que pensam em empreender e buscar novas fontes de renda podem participar gratuitamente na Casa da Rosa
Foto de capa: Formadas no programa em 2023
O projeto social Trilha de Desenvolvimento está com vagas abertas e exclusivas para mulheres maiores de 18 anos que já empreendem ou desejam empreender em qualquer segmento dentro do município de Serra, no Espírito Santo.
O programa é resultado da parceria da Rede Cidadã com a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.
Foi criado com o objetivo de propor soluções para capacitar e inserir pessoas em situações de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, seja no setor público ou privado.
Com apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres (Seppom), Trilha de Desenvolvimento ivai capacitar mulheres serranas entre os dias 12 e 16 de agosto, na tradicional Casa da Rosa, localizada no bairro Feu Rosa.
As interessadas podem se inscrever até 11 de agosto aqui: https://forms.gle/X5aHoG2c41suQKNE6
“Muitas mulheres já foram capacitadas e direcionadas a partir dessa parceria, que vem ajudando a promover a autonomia das mulheres que nos procuram aqui na secretaria”, afirma Lilian Mota, secretária de Políticas Públicas para Mulheres em Serra.
Importância dos parceiros
Israel Cruz, coordenador do Projeto Trilha de Desenvolvimento, destaca a importância dos parceiros na missão de mudar a vida das pessoas por meio da capacitação e do trabalho.
“É por meio de uma parceria como essa que temos com a Suzano e com a Seppom que conseguimos avançar e expandir nossa atuação, atendendo mais pessoas na região de Serra”, enfatiza.
Com o compromisso de tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza até o ano de 2030, a Suzano identifica o Trilha de Desenvolvimento como um dos pilares para atingir tal objetivo.
“Só é bom para nós se for para o mundo. Essa é uma frase que aprendemos e reforçamos dentro e fora da Suzano. Então o Trilha é uma peça importante para nosso compromisso com a sociedade e esperamos que seja um sucesso também entre as mulheres serranas que possuem um empreendimento”, afirma André Becher, Gerente de Desenvolvimento Social da Suzano.
Programa Trilha
O projeto social segue com turmas em andamento e tem como público-alvo pessoas a partir de 18 anos, com renda per capita inferior a R$ 637,00 para o processo de qualificação.
Os selecionados participam da formação presencial, com duração de cinco dias, e as aulas contemplam temas como: acolhimento familiar (promovendo a integração dos familiares no processo de aprendizagem), reconhecimento e desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento pessoal, comunicação consciente, orientações sobre o mercado de trabalho, marketing pessoal, elaboração de currículo, entre outros.
Após concluírem o curso, os participantes são encaminhados para processos seletivos em empresas parceiras e recebem auxílio da equipe do projeto para se recolocarem no mundo do trabalho.
Serviço
Trilha de Desenvolvimento para mulheres empreendedoras de Serra/ES
Quando: de 12 a 16 de agosto
Onde: Casa da Rosa (Praça das Dálias – bairro Feu Rosa)
Inscrições até 11 de agosto: https://forms.gle/X5aHoG2c41suQKNE6
Rede Cidadã: (27) 99930-3043 / (27) 99724-3454
Casa da Rosa: (27) 98182-1023
A Rede Cidadã
Fundada em 2002, a entidade de assistência social sem fins lucrativos desenvolve programas e projetos voltados para a geração de trabalho e renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, junto aos setores público e privado.
Com sede em Minas Gerais, atualmente a Rede Cidadã reúne cerca de 4 mil instituições parceiras e iniciativas no Brasil – em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo – e no exterior – Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e México.
Os programas que constam no portfólio da Rede dividem-se nas frentes de promoção da integração ao mundo do trabalho: empregabilidade e geração de renda e ações de responsabilidade social e sustentabilidade. Outros desdobramentos da atuação da ONG são a formação e o encaminhamento para o emprego de idosos, egressos do sistema prisional, pessoas em situação de rua, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas com deficiência, transexuais, entre outros públicos de minorias.
Rede Cidadã e Suzano
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Com Vitor Vicentis
Secagem de café no velho terreiro? Esquece. Já era. Veja equipamentos que mostramos aqui
Érica Neves entra na corrida da OAB-ES e monta nove chapas pelo Estado