Quem somos[email protected]

Search

Rodrigo Bomfim Pacheco fala no IHG/ES sobre os 20 anos sem Renato Pacheco | O livro de Nerina Bortoluzzi sobre italianos no ES

Renato-Pacheco-1.jpg 27 de fevereiro de 2024 36 KB

Rodrigo Bomfim Pacheco

AQUI MANOEL GOES | Cultura – ES

goes-outra-foto-da-imigracao.jpg 17 de fevereiro de 2024 28 KB
manoel goes,

O jornalista e escritor Rodrigo Bomfim Pacheco fala sobre os “20 anos sem Renato Pacheco” nesta quarta-feira, 28/2, relembrando um importante personagem, seu pai.

Renato Pacheco dedicou sua vida à docência na Universidade Federal do ES (Ufes) , à magistratura  e à cultura popular do Espírito Santo, folclorista respeitado que sempre foi.

A palestra será realizada às 18 horas na sede do Instituto Histórico e Geográfico do ES, no Parque Moscoso, centro velho de Vitória/ES.

rodrigum-pacheco-outra-palestra.jpg 27 de fevereiro de 2024 28 KBRenato Pacheco foi admitido como associado no IHGES no ano de 1953. Ao ingressar, ele afirmou:

“Quero modestamente servir ao IHGES com o máximo das minhas forças “.

A sua produção intelectual como membro associado cobriu várias áreas do conhecimento.

Imigração italiana, 150 anos

Motivado pelos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo, comemorados festivamente no dia 21 passado e registrados em várias matérias do Don Oleari Portal de Notícias, assinadas por este autor, por Alda Luzia Pessotti e José Coco Fontan,reli e recomendo um  excelente livro.

Trata-se de um documento histórico chamado “Viagem às colônias italianas do Espírito Santo”, de Arrigo de Zettiry, com excelente tradução de Nerina Bortoluzzi Herzog.

É um relato em detalhes da visita do exigente Comissário da Emigração Arrigo de Zettiry aos núcleos de famílias italianas e seus descendentes, em 1902.

Zettiry tomara conhecimento de reclamações ao governo italiano, de que desde 1874 estariam passando por sérias dificuldades.

Uma inestimável contribuição para a historicidade dos colonos italianos da Província do Espírito Santo.

Manoel Goes é produtor cultural, escritor e diretor no IHGES

goes-na-mug.jpeg27 de fevereiro de 2024 51 KB
goes na velha guarda da mug

Nós na Mug

Registro com orgulho por ser um muguiano apaixonado: A MUG – Mocidade Unida da Gloria – é bicampeã do Carnaval Capixaba 2023/2024.

A maior campeã do Carnaval com agora 9 títulos.

Comemoramos na quadra da Mug no bairro da Glória, Vila Velha/ES, junto com o presidente Robertinho da MUG, sua diretoria e toda a nossa comunidade muguiana.

Sou um Manoel Goes feliz pelo título e por fazer parte da Velha Guarda da MUG, ala eleita a mais elegante e bem vestida dos desfiles no Sambão do Povo no carnaval deste 2024.

…É biii-campeãããããããããããããããã”

Manoel Goes é produtor e gestor cultural, diretor do IHG/ES.

Rodrigo Bomfim Pacheco

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

 

Perfil | Ademir Cunha, 71 anos: desde os 16 de idade a serviço do bom rádio e da boa comunicação

Reritiba | Aqui Anchieta | Gilson Daniel, presidente do Podemos, diz: “Marcos Assad é nosso pré-candidato a prefeito” | Nossa coluna comunitária no Litoral Sul | 26/2

Arrascaeta pode ser o maior artilheiro estrangeiro do Flamengo | 24/2

Funil de Vendas tem feito seus clientes baterem metas todos os dias | Vejam como surgiu uma grande ideia, inovadora | 23/2

Dia Mundial das Doenças Raras: 29 de fevereiro | 80% dos bebês que nascem com doença rara têm pais sem a patologia

 

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados