SAAE com Usina Fotovoltaica
SAAE com Usina Fotovoltaica em operação, a primeira Usina do município

COLUNA AQUI ARACRUZ | Norte do ES
CUNHA JR
Com o intuito de fornecer energia elétrica para a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Sul), o SAAE de Aracruz colocou em operação, no dia 30 de janeiro, a primeira Usina Fotovoltaica do setor público municipal, conectando-a à rede da EDP ES.
A usina, que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão do Fundo Municipal de Petróleo e Gás (FMPG), possui uma capacidade instalada de 326 kW, composta por 604 módulos fotovoltaicos e 77 micros inversores.
Ela foi construída em uma área de cerca de 4 hectares, ao lado da ETE-Sul.
Esta iniciativa faz parte do planejamento estratégico do SAAE e foi instalada em um local com espaço suficiente para permitir o futuro aumento da geração de energia elétrica, podendo, inclusive, ser utilizada para reduzir as despesas com energia de outras unidades do SAAE.
Operação bloqueio de transmissão é iniciada em Aracruz
Na última sexta-feira (7), teve início a operação de dispersão espacial veicular de inseticida (pulverização) com o objetivo de controlar a população do mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de arboviroses.
Quando a incidência de casos ultrapassa 300 ocorrências por 100 mil habitantes, o uso do inseticida UBV (Ultra Baixo Volume) se torna essencial.
Com a tecnologia MGA (minigerador de aerossol a frio), é possível cobrir uma área maior em menos tempo, ajudando na diminuição da propagação das arboviroses.
Segundo os critérios técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e do Ministério da Saúde (MS), a aplicação do inseticida UBV é uma medida complementar para bloquear a transmissão de casos suspeitos de dengue, Zika e/ou chikungunya.
Suzano reforça o desenvolvimento com novas contratações para fábrica de papel tissue
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e líder global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, concluiu recentemente mais um processo seletivo para sua nova fábrica de papel tissue.
Até o momento, 71 pessoas foram contratadas, sendo 48 residentes em Aracruz, cidade onde a fábrica está em construção.
Desses profissionais, 29 são oriundos de comunidades do litoral e de grupos indígenas, incluindo localidades como Aldeia Pau Brasil, Caieiras Velha, Aldeia Areal, Barra do Sahy, Barra do Riacho, Vila do Riacho, Praia do Sauê, Coqueiral, Mar Azul, entre outras.
I Conferência de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro
A I Conferência de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro será no dia 10 de abril de 2025, a partir das 9 horas, no auditório do SENAI de Aracruz.
A conferência reunirá especialistas renomados, que irão compartilhar seus conhecimentos sobre as complexidades do direito marítimo, as dinâmicas do setor portuário e os desafios da legislação aduaneira.
Além disso, empresas do setor estarão presentes, oferecendo uma oportunidade única de networking e troca de experiências.
A conferência é uma excelente oportunidade tanto para acadêmicos e profissionais do direito quanto para aqueles que atuam no comércio internacional e na logística portuária.
Os participantes terão a chance de se atualizar sobre as tendências mais recentes, além de discutir temas impactantes para o mercado.
Programação:
Palestras com especialistas
Painéis de discussão
Sessões de perguntas e respostas
Oportunidades de networking
Detalhes do Evento:
Data: 10 de abril de 2025
Horário: A partir das 9 horas
Local: Auditório do SENAI de Aracruz
As inscrições estarão abertas a partir de 20 de fevereiro de 2025 no Instagram da organizadora, @alinegratz.
SAAE com Usina Fotovoltaica
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Cariacica | Missa de Ação de Graças celebra revitalização da Sede Municipal
Sportotal | Desportiva goleia o Vilavelhense e recupera a liderança
Vila Velha | Como é calculado o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis