Segurança Pública
O Espírito Santo terminou o primeiro trimestre de 2024 com o menor número de homicídios registrados para o período, desde 1996. Em janeiro, fevereiro e março, somados, foram 227 assassinatos, contra 281 no mesmo recorte temporal do ano passado.
Ao todo, a redução acumulada no comparativo com 2023 chega a 19,2% até aqui.
Na série histórica de 28 anos, o melhor resultado para um trimestre havia sido em 2022, quando o Estado alcançou 252 homicídios no período.
Todas as regiões do Espírito Santo apresentam redução de assassinatos. As quedas foram de 16,8% na Região Metropolitana, 15,5% no norte, 10,3% no sul, 36,7% no noroeste e 14,3% na região serrana.
O governador Renato Casagrande ressaltou a importância dos investimentos na área da segurança pública e elogiou a motivação dos policiais do Espírito Santo, em especial, daqueles envolvidos em prisões qualificadas de lideranças de organizações criminosas.
“Nosso trabalho para diminuir o número de crimes contra a vida é contínuo. E alcançar conquistas como essas, passa por ter um Governo organizado, profissionais valorizados, bem estruturados, com equipamentos de referência no País”, afirmou o governador.
Menos mulheres mortas
Outro dado que demonstra evolução e redução é o homicídio de mulheres, além dos feminicídios. Ao todo, foram 21 assassinatos de mulheres em 2024, sendo que deste total, oito foram causados pelo crime de gênero.
No ano passado, o primeiro trimestre registrou 25 mortes de mulheres, sendo dez feminicídios.
A redução chega a 16% no total. O secretário de Estado da Segurança Pública destacou todo o trabalho e investimentos realizados pelo Governo para dar mais segurança e alternativa de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
Segurança Pública
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari – E Regina Trindade
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com Victor Muniz
Desafios das mulheres no mercado de trabalho: Pesquisa Infojobs 2024
Projeto Esporte Futuro terá renda de camisas autografadas por Rivaldo e Ronaldo